logo capes

Projeto da UFG sobre saúde bucal e COVID-19 recebe apoio da CAPES

A ação tem como objetivos avaliar as consequências da COVID-19 para a saúde bucal e propor tratamentos para amenizar ou sanar os problemas. Ao todo, serão concedidas 10 bolsas, sendo quatro de mestrado, três de doutorado e três de pós-doutorado, além de R$100 mil em recursos de custeio.

De acordo com a coordenadora da iniciativa e pesquisadora da Faculdade de Odontologia da UFG, Nádia Costa, em entrevista à CAPES, os pacientes serão avaliados por meio da busca de possíveis manifestações tardias da COVID-19 em boca, e também será analisada a relação entre piores condições de saúde bucal com complicações tardias da COVID-19 em pacientes pós-infecção.

O projeto será realizado em duas frentes de estudos, a primeira trata do acompanhamento de pacientes que receberam alta após internação em enfermaria ou UTI por infecção pelo novo coronavírus. ( e a segunda???? Colocar aqui).

Além dos dez pesquisadores da UFG que integram a iniciativa, outras instituições também fazem parte do projeto. São elas a Universidades Estadual da Paraíba (UEPB), a Federal de Minas Gerais (UFMG), a Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade de Cuiabá (Unic).

O Pró-Reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra Martins, afirma em entrevista à CAPES, que a ação “deixa a UFG em destaque na área da Odontologia e nos estudos de desdobramentos da COVID-19”.

Para conferir a matéria da CAPES, clique aqui.

Fonte: CAPES

Categorie: Notícias Noticias CAPES