logo capes

Ação da UFG é responsável por coletar mais de 600 painéis virais de crianças internadas em unidades de terapia intensiva pediátricas de Goiânia

O projeto é financiado pela CAPES por meio do Programa de Combate a Epidemias e foi iniciado em 2020. O objetivo da ação é analisar a evolução do vírus em crianças com quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A coordenadora do projeto, Melissa Avelino, também coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG e integra a linha de pesquisa "Aspectos Clínicos e Laboratoriais das Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis". De acordo com a coordenadora, em entrevista à CAPES, foram identificadas coinfecções do SARS-CoV-2 (novo coronavírus), por exemplo, com sincicial respiratório (comum em bebês e crianças pequenas) e influenza (vírus que causa a gripe), levando a quadros graves.

Dessa forma, o intuito da equipe responsável pela iniciativa é fazer uso dos resultados obtidos para direcionar atendimentos e ajudar na formulação de políticas públicas, trazendo como diferencial uma percepção sobre a realidade local.

Para conferir a matéria da CAPES, clique aqui.

Categorias: Notícias Noticias Capes