Primeira estudante surda do PPGLL defende dissertação de mestrado
A defesa foi realizada no dia 28 de julho, de forma remota.
A trajetória de Waléria Corcino de Oliveira na UFG, que teve início na graduação em Letras - Libras, em 2014, se tornou um marco histórico para o Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. A mestranda, integrante da linha de pesquisa "Ensino e aprendizagem de línguas adicionais", é a primeira estudante surda do programa a defender sua dissertação.
A dissertação de Waléria é intitulada "Crenças de Professores Surdos sobre o Processo Ensino-Aprendizagem de Português Escrito para Surdos", e foi produzida sob orientação da professora Dra. Juliana Guimarães Faria.
De acordo com a coordenadora do PPG, Elena Ortiz Preuss, este é um momento muito significativo para o programa, considerando os desafios que envolvem as políticas de ações afirmativas, especialmente, em relação às garantias de permanência do estudante na universidade.
Desde 2019, ano em que o PPGLL lançou o Edital 03/2019, tendo como referência a Portaria Normativa n. 13 do Ministério da Educação e estendendo os princípios da Resolução CONSUNI n. 29/2008, que criou o Programa UFG Inclui, tem sido reservada uma vaga na área de Estudos Linguísticos destinada a candidato(a)s surdo(a)s.
Além de Waléria e dos novos futuros mestres e doutorandos que tem adentrado por meio do processo seletivo, o programa conta com outros sete estudantes surdos.
Para mais informações, clique aqui.