divulgação professor edgar

Professor Edgar Franco, do PPGACV, lança videoclipe em animação pioneiro no Brasil

A animação é resultado das pesquisas que estão sendo realizadas desde 2016 pelo grupo de pesquisa Cria Ciber.

O videoclipe, intitulado "O Luto da Vitória", é a nova animação da série baseada em rituais mágicos de transmutação da Aurora Pós-Humana - universo transmídia de ficção científica concebido pelo professor Edgar Franco - o Ciberpajé.

A obra, pioneira no país, foi totalmente desenvolvida em Inteligência Artificial, por meio de prompts de texto relacionados com o contexto poético e conceitual da música e aforismo. A produção é do grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes e Cultura Visual, Cria Ciber - Criação e Ciberarte, que tem empreendido pesquisas sobre redes neurais e inteligências artificiais desde 2016.

A animação experimental, que pode ser acessada no canal do Youtube do professor Edgar, aborda de forma onírica, simbólica e metafórica conceitos que trazem referências extraídas do tratado militar A Arte da Guerra, de Sun Tzu e do Livro dos Cinco Anéis, de Miyamoto Musashi. A música presente no videoclipe é acompanhada pelo aforismo recitado pelo Ciberpajé, que segundo o docente, "trata do respeito às diferentes culturas e visões de mundo, da manutenção de seus valores mesmo diante das adversidades e da fraternidade e senso de sacrifício para com os que você ama".

A direção é do arquiteto e musicista C.N.S. (Caos Necrophagos Soturnums), em parceria com o Ciberpajé, e a música é o terceiro single do EP “Códigos Cósmicos de Batalha”, parceria com o musicista amapaense Alan Flexa.

Categorias: Notícias Noticias