Doutoranda do PPGACV é aprovada na 4ª fase do Desafio LED
A pesquisadora é uma das 20 selecionadas para a próxima etapa
A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, Juliana Queiroz, foi aprovada para a próxima etapa do Desafio LED, promovido em parceria entre a Globo e a Mastertech. A iniciativa visa reconhecer e impulsionar ideias inovadoras em educação.
A pesquisadora concorre ao prêmio final de R$ 1,2 milhão, que será dividido entre os cinco vencedores, com o jogo de tabuleiro intitulado Empoderadas. O game educacional se passa em 2081, em uma realidade em que existe uma Inteligência Artificial (IA) capaz de prever violências de gênero e crimes de racismo 20 horas antes de acontecerem, prevenindo o delito e recolhendo o agressor ou agressora das ruas.
O produto é resultado da dissertação de mestrado "Empoderadas: o jogo como ferramenta de pedagogias culturais feministas e antirracistas”, orientada pelo professor, Thiago Fernando Sant'anna e co-orientada pela professora Leda Maria Guimarães.
A premiação teve início com 80 participantes, sendo o próximo passo a penúltima etapa, na qual serão definidos os dez estudantes que receberão mentoria individual. Após as mentorias, serão selecionados os cinco finalistas. Aqueles que estiverem no top 5 garantem R$ 30 mil e lugar no Festival LED - Luz na Educação, dias 16 e 17 de junho, no Rio de Janeiro.
Clique aqui para saber mais sobre o game.
Interessado nos processo seletivos de pós-graduação? Clique e confira os editais.