logo ppgq

ISSO É PÓS UFG: egressa do PPGQ desenvolve o sensor descartável para medir glicose

O dispositivo é resultado da tese de doutorado da pesquisadora e será patenteado pela Universidade

O sensor descartável desenvolvido pela mestre e doutora em Química, pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFG, Ellen Flávia Moreira Gabriel, custa em torno de R$0,10 e é utilizado para medir as taxas de glicose. A inovação, além do baixo custo de mercado, visa facilitar o cotidiano de pessoas com diabetes, sendo necessário apenas que o paciente encoste o biossensor no olho.

O trabalho é fruto da pesquisa de doutorado de Ellen no Laboratório de Microfluídica e Eletroforese do Instituto de Química (IQ) da UFG. Além de ser uma alternativa aos pacientes com diabetes, a grande novidade é que o produto, patenteado pela UFG, poderá em breve ser comercializado e inclusive ser incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O biossensor colorimétrico revela um elevado potencial, conforme dispõe o artigo produzido pela pesquisadora, já que o fluído lacrimal oferece menores potenciais de interferências e se trata de uma coleta de amostras não invasiva e indolor.

Soma-se a essa lista de êxitos do sensor o fato de nenhuma diferença estatística ter sido verificada quando comparado aos dados registrados com o glicosímetro tradicional. Em entrevista à UFG, a pesquisadora revelou que o dispositivo tem potencial para ser aplicado também em outras relevâncias clínicas, considerando os impactos gerados pela Covid-19 e outras doenças.

Isso é que é pós na UFG!

Quer saber mais sobre a pesquisa? Clique e confira.

Confira o artigo produzido pela pesquisadora.

Quer ver a matéria publicada no Jornal Nacional sobre o assunto, clique aqui.

Quer conhecer o PPGQ? Clique aqui.

Conheça a pós-graduação na UFG: clique aqui para conferir as especializações e aqui para acessar os programas!

Categorie: Notícias Noticias