logo ebbe nielsen

Ferramenta desenvolvida por egresso do PPGECOEVOL conquista 1º lugar no desafio “Ebbe Nielsen 2022”

O discente egresso é o primeiro brasileiro a conquistar a primeira colocação na competição.

O "Biodiversity Data Cleaning", desenvolvido pelo egresso do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução, Bruno R. Ribeiro, juntamente com colaboradores e sob orientação do Dr. Rafael Loyola, é a ferramenta ganhadora do “Ebbe Nielsen 2022”. A competição é promovida pelo Global Biodiversity Information Facility (GBIF), rede internacional que possui o objetivo de de fornecer acesso aberto a dados sobre toda a vida na Terra.

De acordo com o site do PPG Eco Evol, o "BDC" se trata de um pacote para a plataforma R desenvolvido com intuito de facilitar a avaliação da qualidade e a limpeza dos dados de biodiversidade.

Entre os colaborares também constam outros egresso do PPG, sendo estes os pesquisadores Karlo Guidoni-Martins, Lucas Jardim e Geiziane Tessarolo. Além do reconhecimento obtido no concurso anual, o trabalho que descreve a ferramenta foi publicado na revista inglesa Methods in Ecology and Evolution e integra a tese de doutorado de Bruno, a qual foi contemplada com menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2022.

Para mais informações, clique aqui. 

Para conferir o site do PPG Eco Evol, clique aqui.

Categorías: Notícias Noticias