Pesquisadores da UFG desenvolvem repelente inovador
O produto atua no combate à dengue e à febre maculosa
Pesquisadores da UFG desenvolveram, em parceria com a Indústria Química do Estado de Goiás e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, um repelente criado para evitar a transmissão de dengue e febre maculosa. A pesquisa já soma oito anos de estudo, e possui a patente do produto aprovada.
A formulação desenvolvida se trata de um gel, concebido a partir do uso da nanotecnologia e cujo resultado originou um produto de baixo custo, eficaz e seguro. O destaque da fórmula também se deve ao fato de ampliar a proteção a públicos até então restritos, uma vez que as fórmulas disponíveis no mercado não contemplam, por exemplo, crianças menores de dois anos.
O repelente tem como diferencial o fato de que a formulação não é absorvida, recobrindo a pele apenas em sua superfície, com um efeito repelente prolongado. É necessária apenas uma aplicação ao dia para garantir a proteção.
De acordo com o professor Ricardo Marreto, da Faculdade de Farmácia, em entrevista ao Jornal Anhanguera, o trabalho está em fase de transposição de escala. O objetivo é levar o produto para atendimento de populações vulneráveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Conheça a Pós UFG: são diversos programas de mestrado e doutorado, especializações e residências!
Interessado nos processos seletivos de pós? Clique para conferir os editais.