Pesquisadores da UFG figuram em ranking internacional de maior impacto científico
Levantamento da Universidade de Stanford e da Elsevier destaca cientistas da UFG entre os mais influentes do mundo em suas áreas de pesquisa
A Universidade Federal de Goiás conquistou destaque internacional ao ter seus pesquisadores reconhecidos em um dos mais respeitados e influentes rankings de impacto científico do mundo, elaborado pela Universidade de Stanford (EUA) em parceria com a Elsevier, maior editora científica global. Divulgada em 19 de setembro, a lista avalia de forma rigorosa a relevância das pesquisas e apresenta dois recortes de excelência: um que mede o impacto acumulado ao longo de toda a carreira acadêmica — envolvendo aproximadamente 230 mil cientistas — e outro que analisa exclusivamente as citações realizadas em 2024, contemplando mais de 236 mil pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.
O ranking é construído a partir da base de dados Scopus, uma das maiores plataformas de indexação de literatura científica revisada por pares, e leva em conta não apenas o volume de publicações, mas principalmente o impacto das citações. Entre os critérios utilizados estão a posição do pesquisador na autoria dos artigos, autocitações, índice de coautoria e abrangência das citações em diferentes contextos.
Na UFG 14 pesquisadores foram destacados pela relevância de suas contribuições ao longo da carreira: Robert K Colwell, José Alexandre Diniz Felizola (Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução e Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular), Edgardo Manuel Latrubesse (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), Paulo de Marco Júnior (Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal e Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução), Carlos Estrela (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Programa de Pós-Graduação em Odontologia), Thiago F. Rangel (Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular e Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução), Luís Maurício Bini (Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução), Wendell Karlos Tomazeli Coltro (Programa de Pós-Graduação em Química), Adolfo Franco Júnior (Programa de Pós-Graduação em Química e Programa de Pós-Graduação em Física), Carolina Horta Andrade (Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública), Jadson Diogo Pereira Bezerra (Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito Hospedeiro), Cláudio R. Leles (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Programa de Pós-Graduação em Odontologia), Rogério Pereira Bastos (Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução; Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal e Programa de Pós-Graduação em Biologia) e Dalton de Souza Amorim.
Já entre os nomes reconhecidos como mais influentes em 2024 estão: Robert K Colwell, José Alexandre Diniz Felizola, Edgardo Manuel Latrubesse, Luís Maurício Bini, Carlos Estrela, Alejandro Ostermayer Luquetti (Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública) e Dalton de Souza Amorim.
A presença da UFG neste levantamento confirma a qualidade da pesquisa desenvolvida e evidencia sua contribuição para a produção de conhecimento com impacto global. O reconhecimento ressalta a força e a diversidade da ciência construída na pós-graduação, em diferentes áreas do saber. Ao integrar a lista dos nomes mais influentes do mundo, a universidade projeta a ciência brasileira no cenário internacional, ampliando sua visibilidade e reafirmando padrões de excelência acadêmica.
Clique aqui para saber mais sobre o PPGCB, PPGECOEVOL, PPGGBM, PPGCIAMB, PPGBAN, PPGO, PPGQ, PPGF, PPGCF, PPGMTSP, PPGBRPH.
Fonte: PRPG UFG