logo ciberpaje

I Prêmio Nacional Ciberpajelanças é indicado ao Troféu Jayme Cortez de Contribuição ao Quadrinho Nacional

Reconhecimento celebra iniciativa pioneira da UFG no universo dos fanzines

O "I Prêmio Nacional Ciberpajelanças de Fanzines e Artezines" foi indicado ao Troféu Jayme Cortez, uma das categorias do 40º Troféu Angelo Agostini, tradicional premiação de quadrinhos no Brasil. A indicação reconhece a significativa contribuição do prêmio ao cenário do quadrinho nacional, destacando os fanzines e artezines como manifestações artísticas e culturais de grande relevância.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa @‌cria_ciber (CNPq - FAV/UFG), sob a coordenação do Prof. Edgar Franco (Ciberpajé), o Prêmio Ciberpajelanças integra as atividades do Festival de Artes Ciberpajelanças, uma ação de extensão da Faculdade de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás.

A primeira edição do Prêmio Ciberpajelanças aconteceu em 2023 e homenageou, com o troféu de "Mestre do Fanzine Nacional", o Prof. Henrique Magalhães (UFPB), pioneiro brasileiro da pesquisa sobre fanzines. Já a segunda edição, realizada em 29 de novembro de 2024, celebrou a trajetória da fanzineira Thina Curtis, que recebeu o troféu de "Mestra do Fanzine Nacional".

Fanzine Translobo: outra conquista do Grupo CRIA_CIBER

O Grupo CRIA_CIBER também celebra outra importante indicação ao 40º Troféu Angelo Agostini: o fanzine de quadrinhos "Translobo", de autoria de Edgar Franco (Ciberpajé), foi indicado na categoria de "Melhor Fanzine de Quadrinhos".

"Translobo" é uma HQ poético-filosófica gestada durante a pandemia da COVID-19, inspirada pelas dores do luto do autor após a perda de seu pai, Dimas Franco. Publicado em versões digital e impressa pela Editora Marca de Fantasia (UFPB), o fanzine aborda de forma metafórica temas como perda e redenção, consolidando-se como uma obra profundamente simbólica e tocante.

O impacto de uma indicação histórica

Ser indicado ao Troféu Jayme Cortez é uma conquista que reforça a relevância do trabalho realizado pela UFG e pelos artistas e pesquisadores envolvidos no Prêmio Ciberpajelanças. Como o primeiro prêmio brasileiro a reconhecer exclusivamente fanzines e a instituir a categoria "Mestre/Mestra do Fanzine Nacional", ele promove um espaço de valorização e visibilidade para as produções independentes.

Fonte: PRPG UFG

Categorias: Notícias Noticias