Boniek Gontijo Vaz Prêmio Inventor Petrobras 2023

Docente do PPGQ, Boniek Gontijo Vaz, é agraciado com Prêmio Inventor Petrobras 2023

É a segunda vez que o professor recebe a premiação

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFG se destacou novamente no Prêmio Inventor Petrobras. Nesta 23ª edição do evento, o professor do PPGQ, Boniek Gontijo Vaz, recebeu a premiação em nome do Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas (Lacem-IQ- UFG). 

Durante a solenidade de entrega, Boniek Gontijo ressaltou a importância da conquista, considerando que esta retrata o reconhecimento da UFG no desenvolvimento de inovação no setor. Além disso, o professor ressaltou que o resultado é fruto do depósito de três patentes pelo grupo da UFG. A primeira delas se trata de "Método para determinação da curva de distribuição de acidez de petróleos a partir da composição molecular do óleo bruto". A segunda patente intitula-se "Método para detecção de hidrocarbonetos aromáticos e/ou diamatóides utilizando Espectrometria de massas de ressonância ciclotrônica de íons com transformação de Fourier acoplada com a fonte de fotoionização a pressão atmosférica (APPI FT-ICR MS)", e a terceira, "Método de avaliação da evolução térmica de óleos brutos de diferentes origens por espectrometria de massas de ultra-alta resolução".

A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 24 de maio e contou com a presença da gerente-executiva do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes Petrobras), Maisa Pimenta Goulart, e o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Carlos José do Nascimento Travassos.

Em 2021, o prêmio foi recebido pelos professores Boniek Gontijo e Wendell Coltro

Clique aqui para saber mais.

Catégories: Notícias Noticias