logo capes

Programas de Pós-Graduação da UFG se destacam na Avaliação Quadrienal da Capes

Ao todo, 21 programas atingiram conceitos 5 a 7.

A Avaliação Quadrienal da CAPES faz parte do processo de avaliação periódica dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. Ela avalia a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado oferecidos no país. É a partir dos conceitos atribuídos por ela, que os programas obtém a renovação do reconhecimento para continuarem funcionando, no período subsequente.

Neste processo são atribuídas notas de 1 a 7, sendo que o patamar mínimo, para o nível mestrado, é 3. Os programas de nota 4 são avaliados como "Bom", o conceito 5 é dado para os programas classificados como consolidados, e, os programas que alcançam os conceitos 6 e 7 são considerados de excelência. Esse modelo de avaliação foi implementado em 1998 e é constituído por critérios como "programa", "formação" e "impacto na sociedade".

Na avaliação da Capes (2017 - 2020), recém divulgada, a pós-graduação na UFG ganha destaque pelo aumento de 62% em número de PPGs com conceito 5 a 7, pelo crescimento de 300% em número de programas que receberam conceitos de excelência (notas 6 e 7), e pela passagem de 8 PPGs do conceito 3 para 4, em relação a avaliação anterior.

Dos 21 programas avaliados com os três últimos níveis da escala, oito receberam conceitos 6 ou 7.

Conceito 7: Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução. 

Conceito 6: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Programa de Pós-Graduação em Física, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Programa de Pós-Graduação em História, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública e Programa de Pós-Graduação em Química. 

Os avaliados como conceito 5 totalizam agora treze: Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Programa Multicêntrico em Ciências Fisiológicas e Programa de Pós-Graduação em Odontologia.

Para conferir a evolução dos conceitos atingidos pelo programas de pós-graduação da UFG, cheque os dashboards abaixo.

Para conferir a evolução dos conceitos atingidos pelo programas de pós-graduação da UFG, cheque os dashboards abaixo.

 

Categorias: Notícias Noticias