logo undf

Projeto de pesquisa liderado pela UnDF é aprovado pela Capes

Proposta prevê o desenvolvimento de ações, tecnologias e dispositivos para a educação em saúde

O projeto de pesquisa intitulado “Dengue, Zika e Chikungunya: educação em saúde no ensino básico para o enfrentamento das arboviroses no Centro-Oeste“, desenvolvido coletivamente entre a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UnDF,  Universidade de Brasília – UnB e  Universidade Federal de Goiás – UFG, foi aprovado no Edital nº 20/2023 – CAPES/FAPs – Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação – PDPG Rede de Pesquisa e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste. A UnDF é partícipe do edital por meio do programa de mestrado acadêmico da Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS. 

Lançado em 2023, o edital busca apoiar projetos de formação de recursos humanos para pesquisa, desenvolvimento e inovação sustentáveis, em eixos estratégicos de Bioeconomia, Biotecnologia e Biodiversidade, conduzidos por Programas de Pós-Graduação stricto sensu e suas respectivas Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa, localizados na região Centro-Oeste. 

O PDPG é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, com as Fundações de Apoio à Pesquisa – FAP, do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No dia 18 de julho, a FAPDF, a UnDF e a coordenadora do projeto de pesquisa, professora Leila Bernarda Donato Göttems (ESCS/UnDF), assinaram o Termo de Outorga e Aceitação – TOA visando à liberação dos recursos.

Segundo explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UnDF, Fabiana França, o projeto foi aprovado na primeira etapa pela FAPDF e, depois,  pela CAPES, estando apto a receber os fomentos das duas instituições. “Estamos muito felizes com o resultado, cientes de que foi um grande passo para a Universidade em todos os sentidos, tanto para o desenvolvimento da Graduação, quanto para a Pós-Graduação. É uma oportunidade singular para uma instituição que ainda está nascendo”, ressaltou a pró-reitora. 

“Temos muito a agradecer à equipe que integra o projeto e, especialmente, ao corpo de pesquisadores da UnB e da UFG, que aceitaram participar deste grande desafio conosco. A realização deste projeto é mais uma ação que fortalece a integração da ESCS à UnDF, por isso, nosso reconhecimento à professora Leila Bernarda Donato Göttems e ao professor Levy Aniceto Santana pela disposição em assumir conosco mais esta ação”, complementou a pró-reitora da UnDF, Fabiana França.

Saiba mais sobre o projeto

profa leila

Confira a íntegra da entrevista concedida pela coordenadora do projeto de pesquisa, professora Leila Bernarda Donato Göttems (ESCS/UnDF), ao Portal da UnDF. Ela detalhou os principais pontos da proposta que também contará com a parceria da equipe de pesquisadores e com o suporte técnico e de infraestrutura da nova escola de saúde pública da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – FEPECS.

Fuente: UnDF - Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes

Categorías: Notícias Noticias