6º Colóquio de Avaliação da Pós-Graduação na UFG: inovação e estratégias para o futuro acadêmico
A sexta edição do evento teve como destaque a participação do Diretor de Avaliação da Capes, Prof. Dr. Antônio Gomes de Souza Filho
Entre os dias 25 e 26 de novembro de 2024, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) realizou o 6º Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-Graduação, evento que reuniu docentes, coordenadores, gestores e especialistas em uma programação intensa voltada ao fortalecimento das modalidades stricto e lato sensu. Com palestras, mesas redondas e oficinas, o Colóquio buscou promover reflexões sobre práticas inovadoras e planejamentos estratégicos, fundamentais para a qualidade acadêmica da Universidade.
Abertura e destaques do primeiro dia
A cerimônia de abertura aconteceu no Auditório da Biblioteca Central e contou com a participação da reitora Angelita Pereira de Lima, do pró-reitor de pós-graduação Felipe Terra Martins, da diretora executiva da FUNAPE, Sandramara Chaves, do pró-reitor adjunto de pós-graduação Wilson José Flores Júnior, da diretora geral de pós-graduação lato sensu, Larissa Matuda Macedo e do diretor da Escola de Pós, Prof. Cleidinaldo de Jesus.
A mesa inaugural ressaltou o compromisso da UFG com a excelência acadêmica e o aprimoramento e desafios dos programas de pós-graduação. Segundo o Pro-Reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra Martins, em entrevista à TV Egresso, “estamos aqui justamente para isso, para entendermos como que está o cenário formativo da pós-graduação e prevermos iniciativas cada vez mais alinhadas com as demandas da sociedade”, afirmou.
Destaque para a palestra magna do Diretor de Avaliação da CAPES, Prof. Dr. Antônio Gomes de Souza Filho, que discutiu perspectivas para a avaliação quadrienal 2021-2024, destacando o papel das políticas públicas na superação de desigualdades no ensino superior. Segundo o diretor, "apesar das distorções históricas, vivemos hoje uma evolução com qualidade, independente do indicador, há claramente uma grande qualidade na pós-graduação brasileira”, enfatizou.
A programação do primeiro dia também incluiu a apresentação das funcionalidades do sistema Experta-PG, conduzida pelo CEO da Stela TEK, Marcos Luiz Marchezan, uma mesa redonda sobre planejamento estratégico, coordenada pela SECPLAN e pela PRPG. O Prof. Vicente da Rocha Soares Ferreira, Secretário de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais, e a Dra. Maria Tereza Tomé de Godoy, da Diretoria de Planejamento (DPLAN), ressaltaram a importância de fortalecer uma cultura de planejamento para o processo de tomada de decisão pelos PPGs de forma estratégica.
Segundo dia: oficinas e novas perspectivas
O segundo dia foi marcado por atividades práticas e debates enriquecedores no Auditório da PRPI. Destaque para a oficina de planejamento estratégico, que contou com a participação de coordenadores de programas stricto sensu. A atividade proporcionou discussões, debates e ferramentas para a construção de estratégias que promovam avanços institucionais, pautados na missão, visão e vocação dos PPGs e da UFG.
A mesa sobre Avaliação Institucional dos cursos Lato Sensu destacou a importância da autoavaliação para o aprimoramento contínuo das especializações, com contribuições importantes da Comissão Própria de Avaliação. Em seguida, a palestra Escola de Pós UFG: Expansão e Excelência na Formação Profissional apresentou iniciativas de crescimento dos cursos de especialização ofertados pela UFG e os caminhos e desafios estratégicos da Escola.
O encerramento do evento foi celebrado com a cerimônia de entrega dos prêmios dos melhores trabalhos selecionados na Mostra da Pós-Graduação do 21º CONPEEX, apresentados pelas seguintes pesquisadoras: Maria Letícia de Siqueira Virgilio (PPGA); Giovana de Pina Siqueira Afiune (PPGBAN);
Leidiane Beatriz Passos Rodrigues (PPGCC); Kamylla Guedes de Sena (PPGMTSP); Renata Rodrigues Silva (PPGDA); Fátima Johannes Martins Matozinho (PPGPROCIDADE); Vyvian de Paula Mattos (especialização em Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos); Lavínia Eugênio Cirqueira Silva (PPGLL).
A cerimônia reconheceu produções de destaque nas modalidades Stricto e Lato Sensu, momento que reforçou a valorização da pesquisa e da pós-graduação e suas importantes contribuições com as produções acadêmicas de alto impacto, que contribuem para o crescimento dos indicadores de produção acadêmica, que valorizam e projetam a qualidade e o comprometimento da UFG nacional e internacionalmente.
Clique aqui para conferir a transmissão do evento realizada pela TV Egresso.
Fonte: PRPG UFG