UFG é destaque nacional por por contribuição científica ao acesso aberto no Brasil
A Universidade foi premiada pela Capes e Clarivate por sua contribuição ao acesso aberto, consolidando-se como referência na democratização do conhecimento científico no Brasil
A UFG foi uma das cinco instituições contempladas com o Prêmio Capes & Clarivate de Contribuição Científica ao Acesso Aberto, entregue no dia 21 de novembro durante o evento em celebração aos 24 anos do Portal de Periódicos da CAPES. O prêmio reconhece o destaque das universidades brasileiras quanto a promoção do acesso aberto à ciência, valorizando a democratização do conhecimento.
Representando a região Centro-Oeste, a UFG foi homenageada pelo número significativo de publicações altamente citadas em regime de acesso aberto entre 2019 e 2023, atendendo a um dos critérios fundamentais da premiação: um volume mínimo de 4.000 publicações no período. Além da UFG, também foram premiadas a Universidade de São Paulo (USP), no Sudeste; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Sul; a Universidade Federal do Pará (UFPA), no Norte; e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Nordeste.
Ciência acessível para todos
A metodologia do prêmio, apresentada por Alfredo Bronsoiler, diretor da Clarivate, utilizou dados da plataforma Web of Science para avaliar a produção científica em acesso aberto das instituições brasileiras. Bronsoiler destacou que o Brasil ocupa atualmente a 13ª posição global em publicações acadêmicas de acesso aberto e que a colaboração internacional do país cresceu de 28% em 2014 para 38% em 2023.
Com a premiação, a UFG reforça sua posição como um dos pilares do desenvolvimento científico no Brasil, construindo uma ciência acessível e transformadora.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da CAPES no YouTube e está disponível para acesso, clicando aqui.
Fonte: PRPG UFG