UFG é qualificada para a Rede de Universidades do BRICS
A instituição será uma das duas universidades brasileiras representantes da área de Ecologia e Mudanças Climáticas, e poderá participar também de outras duas áreas indicadas: Ciências da Saúde e Ciências Humanas e Sociais
A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi selecionada como uma das 20 instituições brasileiras qualificadas para integrar a Rede de Universidades do BRICS (BRICS NU - Networking University), conforme resultado divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Segundo o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra Martins, "essa notícia é extremamente importante porque foi um edital muito concorrido, com mais de 60 universidades interessadas".
A qualificação, publicada no resultado do Edital nº 8/2025 e registrada no Diário Oficial da União, credencia a UFG a participar de futuras ações de cooperação acadêmica e científica entre os países membros do BRICS — bloco atualmente formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, além dos Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia, Indonésia e Irã.
A UFG foi selecionada para liderar a área temática de Ecologia e Mudanças Climáticas, ao lado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A escolha reforça o protagonismo da instituição em pesquisas voltadas à sustentabilidade e aos desafios ambientais globais. “Essa qualificação é fundamental, pois permitirá a diversificação de parcerias acadêmicas, formação de recursos humanos em colaboração com universidades do BRICS, melhor capacitação dos estudantes da UFG. O acesso ao fomento é importante para o desenvolvimento de pesquisas em conjunto com os países que compõem o BRICS", afirma Felipe.
Além de representante na área de Ecologia e Mudanças Climáticas, a UFG poderá também integrar ações em outras áreas, como Ciências da Saúde e Ciências Humanas e Sociais, podendo também participar futuramente nos oito demais temas.
A Rede BRICS NU tem como missão promover a cooperação internacional entre instituições de ensino superior dos países membros, com foco em ensino, pesquisa, extensão e intercâmbio cultural (CAPES). O Pró-Reitor destacou ainda que essa articulação internacional resultará no desenvolvimento de projetos mais inovadores, mais responsivos às necessidades dos países do BRICS e, consequentemente, na formação de recursos humanos mais alinhada com os desafios mundiais.
A lista completa das universidades brasileiras selecionadas contempla temas como agricultura sustentável, saúde, ciência da computação, economia, energia, matemática, entre outros.
Confira o resultado na íntegra, clicando aqui.
Fonte: PRPG UFG