logo CONEPED

UFG sedia congresso nacional sobre comunicação científica e Ciência Aberta

Evento reuniu pesquisadores, editores e gestores para debater desafios e perspectivas dos periódicos científicos

A Universidade Federal de Goiás (UFG) sediou, entre os dias 1º e 3 de junho, o V Congresso Nacional de Editores de Periódicos de Educação (CONPEd 2026). Realizado na Faculdade de Educação, o evento reuniu pesquisadores, editores científicos e gestores de diversas instituições para discutir temas estratégicos relacionados à comunicação científica contemporânea.

Ao longo da programação, os participantes debateram questões como avaliação de periódicos, financiamento, indexação, inteligência artificial e Ciência Aberta, temas que vêm ganhando destaque diante das transformações nos processos de produção, circulação e compartilhamento do conhecimento científico.

A realização do congresso reforça o compromisso da UFG com a promoção de uma ciência mais transparente, colaborativa e socialmente responsável. Nesse contexto, os periódicos científicos ocupam papel fundamental na disseminação dos resultados de pesquisa, na qualificação do debate acadêmico e na democratização do acesso ao conhecimento.

O evento também contribuiu para fortalecer as discussões sobre inovação editorial, qualidade das publicações científicas e adoção de boas práticas na gestão de revistas acadêmicas. Além disso, proporcionou um espaço de troca de experiências entre profissionais envolvidos com a editoração científica, ampliando o diálogo sobre os desafios e oportunidades do setor.

O Centro de Ciência Aberta da UFG apoia e incentiva iniciativas como o CONPEd, que promovem a reflexão sobre novas formas de produzir, comunicar e compartilhar ciência. A ação integra os esforços da Universidade para consolidar a cultura da Ciência Aberta, ampliando a transparência, a colaboração e o impacto social da pesquisa científica.

Saiba mais sobre o CONEPEd.

Source: PRPG UFG

Catégories: Notícias Noticias