Weby shortcut

Ensino de Linguas Estrangeiras

Atualizado em 20/08/18 14:46.

Informações Gerais

Período: 04/2018 – 10/2019

Regional: Goiânia

Unidade Acadêmica responsável: Faculdade de Letras

Site da Unidade Acadêmica responsável: https://www.letras.ufg.br/

 

Coordenadora: Profa. Sara Guiliana Gonzales Belaonia

Subcoordenador: Prof. Ms. Giuliano Pereira de Oliveira Castro

Telefone: (62) 35211160

E-mail do curso: ceele.fl.ufg@gmail.com

Objetivos do Curso

O objetivo deste projeto é ofertar formação continuada, em nível de Especialização Lato
Sensu, para professores de línguas estrangeiras.
Objetivos específicos:
1. Aprofundar conhecimentos teórico-práticos e didáticos sobre o ensino de
línguas estrangeiras
2. Aprimorar conhecimentos investigativos sobre ensino de línguas estrangeiras
3. Desenvolver investigações no âmbito do ensino e aprendizagem de línguas
estrangeiras

Conteúdos Temáticos 

Conteúdos Temáticos CH Teórica CH Prática Ementa
Fundamentos epistemológicos
dos estudos linguísticos
22 10 Estudo das bases epistemológicas que subjazem a ciência da linguagem. Reflexão sobre concepções de língua(gem), fenômenos linguísticos e métodos de análise, a partir de diferentes paradigmas.
Metodologias de pesquisa científica 22 10 Estudo dos paradigmas de pesquisa. Tipos de pesquisas aplicadas ao ensino-aprendizagem de LE. A elaboração de projetos de pesquisa. Normalização de trabalhos científicos de acordo com a ABNT.
Aquisição de segunda língua 22 10 Teorias de aquisição de segunda língua. Desenvolvimento da interlíngua; transferência da L1 na aquisição de L2. A hipótese do monitor. A importância do input e da interação na aquisição de L2. Influência de alguns fatores na aprendizagem de uma segunda língua.
Aspectos da formação de
professores de línguas
22 10 Estudo dos paradigmas de formação de professores de LE. Reflexão sobre conceitos de metodologia de ensino de acordo com os diferentes paradigmas.
Linguística Aplicada 22 10 Estudo crítico introdutório sobre os fundamentos teóricos da Linguística Aplicada relacionados aos processos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras.
Interculturalidade
no ensinoaprendizagem de LE
22 10 Estudo dos conceitos de língua-cultura-interculturalidade aplicados ao ensinoaprendizagem de LE. Reflexão sobre a didática de ensino de conteúdos socioculturais.
Análise e produção de materiais de LE 22 10 Critérios de análise de livros e materiais didáticos de LE. Seleção e (re)elaboração de atividades presentes em materiais didáticos.
Multimodalidade, novas tecnologias e ensino de línguas 22 10 Estudos das novas perspectivas de análise da Semiótica Social, dos textos multimodais e sua presença em diversas mídias analógicas e digitais, bem como o
impacto das novas configurações midiáticas no ensino de línguas.
Discurso, identidades e ensino 22 10 A concepção de língua(gem) como prática identitária. Implicações da relação língua(gem) e identidade para o ensino-aprendizagem de línguas. As múltiplas práticas identitárias na pós-modernidade, o hibridismo e suas manifestações discursivas.
Literatura e ensino de línguas 22 10 O texto literário no ensino de línguas. Teoria e prática. Como escolher os textos literários e como inseri-los nas aulas de línguas.
Seminário de monografia 30 10 Monografia como trabalho científico. Estrutura interna da monografia. Construção da pesquisa. Redação de relatório de pesquisa.

 

Listar Todas Voltar