Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem de Linguas Estrangeiras

Atualizado em 04/02/19 10:42.

Período: 03/2019 a 07/2020

Regional Goiânia

Uidade Acadêmica: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação

Site da Unidade Acadêmica Responsável: www.cepae.ufg.br

Coordenador (a): Profa. Iris Oliveira de Carvalho

E-mail: irisoc@uol.com.br

Telefones: (0**62) 3521-1289

Sub-Coordenador (a): Profa. Rosana Beatriz Garrasini Sellanes

E-mail: garrasini@gmail.com

Endereço: CEPAE – Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – Campus II – Samambaia, CEP: 74690-900 Goiânia-GO.

Este projeto tem como objetivo primordial oferecer aos graduados em Letras e graduados em qualquer área com conhecimento comprovado e/ou atuantes na Língua Estrangeira a que se destina, o Curso de Especialização em Linguística Aplicada, com 360 horas-aula, nível de PósGraduação Lato Sensu, centrado no Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras.

Conteúdo Temático  CH Teórica CH Prática Ementa
Ensino e aprendizagem de língua mediada por computador 40    Visão do ensino de línguas mediado pelas novas tecnologias de informação e comunicação.
Introdução aos estudos sobre formação crítica de professoras/es de Línguas 30    Estudo introdutório das teorizações recentes na formação crítica de professoras/es de línguas, sob o viés da Linguística Aplicada Crítica.
Introdução as Teorias Linguísticas 30    Concepções de língua e linguagem. Teorias de aquisição de primeira língua e segunda língua
Metodologia de Pesquisa em sala de aula (I) 30   Paradigmas de pesquisa na área educacional; Princípios da pesquisa etnográfica e da pesquisa-ação; Reflexão sobre a pesquisa na sala de aula de LE enquanto ferramenta pedagógica; Processo de elaboração de projetos de pesquisa.
Teorias de aquisição de língua(gem)   40   Estudo e discussão sobre teorias de aquisição de primeira língua, segunda língua e língua estrangeira. Reflexões sobre o ensino e aprendizagem de línguas em diversos contextos.
Organização do trabalho pedagógico e avaliação da aprendizagem 30   Estudo sobre a organização do trabalho pedagógico da Educação que comporta dois significados: O primeiro, bastante amplo, se refere ao trabalho realizado pela instituição de ensino como um todo ou por um departamento, ou seja, ele compõe um conjunto de diretrizes que se reflete nas atividades desenvolvidas por professores e alunos, geralmente expressos no Projeto Político Pedagógico. O segundo, mais restrito, resulta da interação do professor com seus alunos, em sala de aula convencional ou em outros espaços. A partir destes significados, o estudo das teorias pedagógicas da Educação, as concepções de ensino e aprendizagem, fundamentadas em uma visão de mundo, de sociedade, de educação, de escola, de aluno, de homem, de realidade e de cultura serão evidenciados. No trato da OTP, em seu sentido restrito, será evidenciado o trato com o conhecimento, sua sistematização e a unidade metodológica, bem como os elementos constitutivos do exercício da atividade docente: projeto histórico, interdisciplinaridade, planejamento pedagógico, objetivo/avaliação, conteúdo/metodologia, tratados em pares dialéticos. Nesse último, ênfase para os sistemas de avaliação e para a avaliação da aprendizagem na Educação.
Introdução ao Estudos Culturais  30   Estudo dos elementos culturais e das perspectivas interculturais no ensino/aprendizagem e no
processo de formação de professores de inglês como língua estrangeira (LE).
Materiais e atividades para o ensino de Línguas Estrangeiras   40   Concepções subjacentes ao uso de materiais na aula de Língua Estrangeira. Recursos didáticos e prática de elaboração de materiais: seleção, adaptação e produção de textos, jogos, músicas, filmes e atividades.
Metodologia do ensino de Língua Estrangeira 60   Debate sobre a construção do perfil do professor de língua inglesa como cidadão ético, crítico, político e reflexivo. Metodologias, abordagens, métodos e técnicas de ensino de Língua Estrangeira (LE).
Metodologia de Pesquisa em sala de aula (II)  30   Paradigmas de pesquisa na área educacional; Princípios da pesquisa etnográfica e da pesquisa-ação; Reflexão sobre a pesquisa na sala de aula de LE enquanto ferramenta pedagógica; Processo de elaboração de projetos de pesquisa