Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves

 

Objetivo do Curso

O Curso de Especialização em Atendimento Pré-hospitalar em Aeronaves tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais para a atuação no atendimento Pré-Hospitalar Móvel e Interhospitalar em aeronaves de asa fixa e rotativa, por meio do conhecimento ampliado de todo o processo que envolve o resgate aéreo, o transporte/transferência Interhospitalar de pacientes graves e também, de órgãos e tecidos para transplantes. Além disso, visa capacitar os profissionais para exercerem com excelência, a assistência a pacientes graves, em aeronaves de asas fixas ou rotativas com todas as peculiaridades inerentes à especialidade, bem como, os aspectos organizacionais, éticos, bioéticos, administrativos, operacionais e relacionados ao sistema de gestão.

 

Voltar para o início da página.

Metodologia

Os conteúdos abordados referem-se às questões relacionadas à aviação e aquelas específicas do atendimento pré-hospitalar e interhospitalar, com enfoque no resgate aeroespacial. Busca-se aproximar a teoria à prática em todos os encontros, por meio da análise de situações reais no intuito de aprimorar o raciocínio crítico e clínico de todos que prestarão o cuidado ao paciente resgatado ou transportado. As aulas serão ofertadas na modalidade à distância pela plataforma web, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na plataforma Moodle Ipê, da Universidade Federal de Goiás. O acesso será feito por login único e senha, após efetivação da matrícula no sistema da Universidade. O acompanhamento pedagógico será realizado pela coordenação e implementado por tutores. Serão utilizadas estratégias síncronas e assíncronas, com os seguintes recursos metodológicos disponíveis: videoaulas, estudos de caso, vídeos sobre assuntos específicos, apostilas, fóruns, repositório de atividades, chat, e-mail, grupo de discussão, biblioteca virtual, mapas interativos, e-books. O material didático será elaborado por professores com expertise na área de participantes do projeto ou convidados externos e disponibilizado na plataforma web. As avaliações também serão disponibilizadas na plataforma Moodle Ipê. A frequência será contabilizada por meio das atividades e acompanhamento das discussões nos fóruns da Plataforma Moodle Ipê. Ao final dos 18 módulos será necessário entregar e apresentar o TCC, que poderá ser realizado no formato de artigo científico, protocolos ou ainda, a elaboração de materiais didáticos, audiovisuais e/ou produtos técnicos relacionados ao assunto abordado em um dos módulos.

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Público-Alvo Enfermeiros vinculados ao Corpo de Bombeiros Militares, que atuam nas ocorrências de atendimento pré-hospitalar em aeronaves, dos estados, Distrito Federal, além de Enfermeiros Bombeiros Militares mobilizados no Ministério da Justiça e Segurança Pública - MJSP.
Carga Horária Total 360 horas
Tipo de Ensino À distância 
Período do Curso 15/10/2022 a 11/11/2023
Turno As atividades do curso acontecerão de forma assíncrona, de 2a a 6a (segunda a sexta-feira), com apoio de tutores via Plataforma Moodle Ipê e, de forma síncrona, aos sábados entre 8h e 18h.


Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Prazo de inscrição: 

Turma I: 08/11/2022 a 03/01/2023; 

Turma II: 08/11/2022 a 24/11/2022.

 

Voltar para o início da página.

 

Disciplinas

Aula Inaugural Ementa: Trata-se da aula de abertura do curso. Será convidado um expoente da área de atendimento pré-hospitalar em aeronaves para realizar esta aula.
Evolução histórica do atendimento Pré-hospitalar e Aeroespacial. Conhecimento básico de aeronaves. “Stop the Bleed” Ementa: Introdução ao Estudo da Medicina Aeroespacial: História da Medicina e da Enfermagem Aeroespacial. A área de Atendimento Aeroespacial na Força Aérea Brasileira (FAB). Aeronáutica Básica: Conceitos Básicos da Atividade Aérea. Geometria do Avião. Comandos de Voo. Forças Aerodinâmicas. Sistemas de Oxigênio em Aeronaves. Pressurização de Cabine. Fundamentos de Navegação Aérea. Categorização e Contraindicação. Universal Time Coordination (UTC). Fases de Voo X Atribuições. Plano de embarque e desembrarque. Planejamento da EVAM. Exercícios de Evacuação Aeromédica (EVAM). Aeronaves Militares Brasileiras: asa rotativa e asa fixa. Classificação básica de aviões convencionais de pequeno porte. Estrutura básica de aviões convencionais de pequeno porte. Manutenção de aeronaves. Curso Stop the Bleed – teórico e prático simulado, em atendimento ao determinado por American College of Surgeons e Consenso Hartford. Hemorragia externa grave; choque hemorrágico; técnicas de contenção e controle; aplicação de coberturas/agentes hemostáticos/bandagens, tratamento e monitoramento.
Legislação em saúde/Transporte Aéreo/ Noções de Aeronáutica/Aviação Civil e Legislação Aeroportuária Ementa: Legislação em saúde, ênfase na Resolução 2048/2004. Terminologia aeronáutica (a ser ministrada por piloto); Código Brasileiro de Aeronáutica; Atribuições dos órgãos de regulação e fiscalização da Aviação Civil, Pública (RBAC 90/2019 e a 135/2022) e dos Conselhos profissionais em saúde. Acionamento e Legislação. Fundamentos da regulamentação da aviação civil. Código Brasileiro da Aeronáutica (CBA): autoridades aeronáuticas; Território e mar brasileiros e extraterritorialidade; Aplicação do CBA em relação aos tipos de aeronaves; Serviços aéreos; Tráfego aéreo; Aeródromos; Composição e funções da tripulação; Diário de bordo; Infrações a bordo; Fases e responsáveis pela investigação de acidentes aeronáuticos.
Prevenção de Acidentes/ Segurança de voo/Meteorologia e Fraseologia

Ementa: Introdução à Meteorologia; Aquecimento da Terra; Pressão e sistemas de pressão; Altimetria; Água na atmosfera e densidade atmosférica; Nuvens e nebulosidade Atmosfera; fisiologia respiratória; estudo clínico da hipóxia; disbarismo; forças acelerativas em voo e seus efeitos sobre o organismo humano; aerocinetose; ritmo circadiano; gases, líquidos e vapores tóxicos em aviação; ruídos e vibrações e cuidados de saúde com paciente em voo. Atmosfera terrestre: Relação pressão x altitude. Cabine pressurizada: Relação entre a pressão atmosférica e a altitude; Precipitações atmosféricas; Estágio de formação de nuvens, processo de formação das nuvens; Nevoeiro, névoa úmida e névoa seca; Estabilidade atmosférica: Turbulência; Ventos; Massas de ar; Frentes frias; Trovoadas. Métodos de navegação; Orientação sobre a superfície da Terra; Unidades de medida de distância e de velocidade; Tempo, fusos horários, hora e seus designativos; Navegação estimada: planejamento de voo; Radiocomunicação de baixa frequência. Sistema de aviação civil internacional: Evolução da aviação civil; Organização de Aviação Civil Internacional (OACI e CLAC); Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA e AITAL). Sistema de Aviação Civil brasileiro: Estrutura de comando e atribuições; Tipos de organizações aeronáuticas (militares e civis); Órgãos de auditoria e fiscalização. Segurança de voo - nível internacional e nacional: Fundamentos da segurança de voo; Legislação e normas de segurança de voo em níveis internacional e nacional. Emergência a Bordo (definições, tipos, legislações e procedimentos aplicáveis): Visão geral das emergências a bordo. Fogo a bordo. Turbulência. Transporte de artigos perigosos na cabine. Atos de interferência ilícita contra a aviação civil. Utilização, a bordo, de equipamentos eletrônicos portáteis que interferem nos sistemas de comunicação e de navegação da aeronave. Evacuação de emergência. Investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos, incidentes aeronáuticos e ocorrências de solo: Conceitos

CRM (Crew Resource Management = Gerenciamento de Recursos de Cabine) / Biossegurança e Saúde Ocupacional durante o voo Ementa: Conceito e história de CRM. Programas de prevenção no sistema de aviação. Treinamento em Gerenciamento de Recursos de Equipes (3 fases). Comunicação: breafing, debriefing; tomada de decisão, resolução de conflitos, consciência situacional, trabalho em equipe e liderança, cultura positiva de segurança. Saúde ocupacional da tripulação: equipamentos de proteção, resíduos, higiene de mãos, vacinação, medidas de precaução. Descontaminação da aeronave e equipamentos.
Fisiologia Aeroespacial – Brasil e mundo Ementa: Pressurização e despressurização de cabine. Hipóxia hipobárica. Aerodilatação ou aerobarotrauma. Aeroembolismo. Sistemas de oxigênio utilizados em caso de despressurização. Uso das máscaras de oxigênio em caso de despressurização. Walk Around Procedure (WAP). Vazamento de pressão. Efeitos Fisiológicos da Altitude; Fisiologia Respiratória; A Atmosfera; Leis dos Gases; Hipóxia; Aerodilatação; Doença da Descompressão (DD); Fisiologia Espacial; Efeitos das Acelerações em Voo: Acelerações Transitórias; Acelerações Sustentadas; Aerocinetose; Desorientação Espacial; Ilusões de Voo. Efeitos Visuais do Voo: Visão em Aviação; Óculos de Visão Noturna-NVG (Night Vision Goggle); Visão Noturna; Zona/Estágios Indiferente.
Atendimento aeroespacial no pré, per-voo e pós-voo Ementa: Atribuições de cada membro da tripulação no pré, per-voo e pós-voo. - Introdução aos equipamentos utilizados durante o voo: bomba de infusão/ventilador/cardioversor/incubadora. Atendimento aeroespacial no pré-voo. Atendimento aeroespacial no per-voo: desfibrilação. Atendimento aeroespacial no pós-voo.
Manejo do Paciente Crítico Traumatizado e Clínico Ementa: Estabilização de paciente seguindo o PHTLS (Prehospital Trauma Life Support), técnicas apropriadas para embarque e desembarque de politraumatizado em aeronaves de asa fixa, técnicas apropriadas para embarque e desembarque politraumatizado em aeronaves de asa rotativas, Lei de Boyle – Mariotte, temperatura do paciente em aeronaves de asa rotativa, cuidados com drenos/sondas/cateteres. Protocolos mundialmente aceitos, como do Colégio Americano de Cirurgiões (ATLS – Advanced Tauma Life Support) e (PHTLS - NAEMT) e da American Heart Association (AHA).
Atendimento Aeroespacial em Emergências Cardiovasculares e Pulmonares Ementa: Introdução à ventilação, pressão do cuff, ventilação não invasiva, equipamentos utilizados, alterações clínicas para observação durante o voo: pneumotórax, fratura de arcos costais, insuficiência respiratória – abordagem geral. Alteração fisiológica em ambiente de voo ao paciente cardiopata, emergência cardiovascular e intercorrências em voo, manejo de paciente durante o voo, manejo de medicações para o transporte aéreo. Monitorização respiratória. Choque circulatório: Monitorização Hemodinâmica e tratamento. Farmacologia das drogas vasoativas. Distúrbios metabólicos e hidroeletrolíticos. Sedação e Analgesia. ATLS.
Ventilação mecânica durante o voo Ementa: Mecânica respiratória aplicada à ventilação; Monitorização da mecânica respiratória; Indicações e efeitos fisiológicos da ventilação mecânica; Princípios básicos da ventilação mecânica; Métodos convencionais de ventilação mecânica e análise gráfica básica; Manutenção da ventilação mecânica durante o transporte aéreo. Principais intercorrências durante o voo relacionadas à ventilação mecânica. Operacionalização do equipamento – questões técnicas específicas.
Suporte Básico e Avançado de Vida em Agravos Clínicos e Traumáticos com Simulação Clínica. Metodologia científica I

Ementa: Anatomia e fisiologia do tórax, abdome, coluna e sistema nervoso; Traumatismo de tórax; Hemotórax; Pneumotórax; Traumatismos intra-abdominais; Trauma abdominal penetrante ou trauma aberto; Trauma abdominal contuso ou trauma fechado; Fratura, entorses e luxações. Atendimento e estabilização de paciente com emergência cardiovascular, respiratória e neurologia em solo, estabilização de paciente em maca de transporte, controle de parâmetros vitais, medicamento e sedação, Lei de Boyle – Mariotte, técnica de apropriadas para embarque e desembarque de paciente em aeronaves de asa fixa, técnica de apropriadas para embarque e desembarque de paciente em aeronaves de asa rotativa. Protocolos de atendimento (ATCN, PHTL, PALS), Manejo da via aérea difícil e trauma de face, trauma de tórax, trauma abdominal, trauma cranioencefálico, trauma raquimedular, trauma de extremidades, traumas especiais: gestantes e idosos. Simulação clínica online em cenário próprio. Planejamento para elaboração/revisão de protocolos institucionais acerca do atendimento aeroespacial.

Situações de desastres e catástrofes no atendimento aeroespacial Ementa: Aeronaves para realização de resgate, técnicas de aproximação em áreas inóspitas, intempéries climáticas para realização de resgate, SCI (Seção Contra Incêndio), método START (Simple Triage and Rapid Treatment), equipes para AMUVI (Atendimento à Múltiplas Vítimas) e suas atribuições. Alteração fisiológica em ambiente de voo, emergências obstétricas e intercorrências em voo; Manejo de medicações para o transporte aéreo; Manejo de paciente em situações específicas durante o voo.
Atendimento Aeroespacial em Emergências Neurológicas Ementa: Anatomia e fisiologia. Alterações fisiológicas em ambiente de voo ao paciente neurológico; Emergência neurológica e intercorrências em voo; Manejo de paciente durante o voo; Manejo de medicações para o transporte aéreo.
Atendimento Aeroespacial em Emergências Pediátricas e Neonatais Ementa: Características dos pacientes pediátricos e neonatais aerotransportados. Alteração fisiológica em ambiente de voo ao paciente pediátrico/ neonatal, emergência pediátrica e intercorrências em voo; Manejo de pacientes pediátricos e neonatais durante o voo; Manejo de medicações para o transporte aéreo; Manuseio de ventilador mecânico em voo ao paciente pediátrico/neonatal. Via aérea: avaliação e tratamento. Respiração: avaliação e tratamento. Circulação e choque: avaliação e tratamento. Trauma torácico, abdominal e crânio-encefálico pediátrico e neonatal. Lesão de medula espinhal. Trauma musculoesquelético. Operacionalização da incubadora – questões técnicas específicas. Baby pood.
Atendimento Aeroespacial em Situações Específicas (Obstétricas/Psiquiátricas/Doenças infecciosas/Grande Queimado) Ementa: Alteração fisiológica e manejo em ambiente de voo ao grande queimado; Manejo de medicações e hidratação para o transporte aéreo nesses pacientes. Recomendações para apresentação de trabalhos científicos, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT; Bases de dados online, nacionais e internacionais; Bibliotecas Virtuais disponíveis na rede da UFG; Ferramentas para busca de textos científicos em bibliotecas virtuais; Organização/etapas de um projeto de pesquisa; Aspectos éticos-legais de pesquisa envolvendo seres humanos e animais; abordagens metodológicas; Elaboração de um projeto de pesquisa.
Atendimento Aeroespacial na Captação de Órgãos e Tecidos. Uso de hemoderivados no atendimento aeroespacial. Metodologia científica II Ementa: Risco ocupacional; Epidemiologia e Políticas de Atenção à Saúde no âmbito do SUS quanto à doação, captação e transplante de órgãos e tecidos; Legislação e Captação de Órgãos e Tecidos; Transporte aéreo de Órgãos e Tecidos; Imunologia, Fisiologia e Farmacologia dos Transplantes; Transplantes de Órgãos Sólidos 1 e de Órgãos Sólidos 2; Captação e Doação de Sangue e Tecidos e o transporte. Boas práticas para transporte e manejo de hemoderivados.
Gestão e liderança aeroespacial e ética profissional Ementa: Conceitos básicos de fatores humanos. Fundamentos da performance humana. Reflexos do estresse, fadiga e outros fatores relacionados no desempenho da tripulação. Teorias de investigação de acidentes. Aspectos ergonômicos em aviação. Erro humano. Programas de prevenção no sistema de aviação. Princípios básicos da ética, da conduta moral e da bioética. Enfoque sobre as questões inclusivas, de direitos humanos e de cidadania. Ética profissional. Modelos de gestão de pessoas (clássico, motivacional, estratégico e competitivo). Novos modelos de gestão de pessoas (gestão por competência; gestão do conhecimento e da aprendizagem; gestão estratégica da mudança; Gestão da cultura organizacional; e Gestão do clima organizacional). Os processos de gestão de pessoas. Relacionamento Interpessoal; Liderança; Processo Decisório. Apresentação dos projetos propostos de Trabalho de Conclusão de Curso.
Atendimento Aeroespacial – Novas perspectivas. Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Ementa: Atendimento às múltiplas vítimas. Perfil profissional da equipe no atendimento aeroespacial no Brasil e no mundo. Apresentação pública dos Trabalhos de Conclusão de Curso.


Voltar para o início da página.

 

Contato

Coordenadora: Prof.a Dra. Claci Fátima Weirich Rosso.

Subcoordenadora: Prof.a Dra. Jacqueline Andréia Bernardes Leão Cordeiro.

Secretária: Izabete da Silva Ataíde.

E-mail: izabete@ufg.br 

Telefone: (62) 3209-6180

botão cadastre-se

 

Voltar para o início da página.