Combate a Incêndios Florestais

 

Objetivo do Curso

O curso tem como objetivo capacitar tecnicamente os Bombeiros Militares que atuam nas ocorrências de incêndios florestais, que precisam estar treinados em uma variedade de conhecimentos que os auxiliem durante o gerenciamento destes incêndios, uma vez que precisam analisar diversas informações para que possam tomar as decisões mais acertadas no momento da supressão do fogo.

 

Voltar para o início da página.

Metodologia

As disciplinas serão ofertadas na modalidade de educação a distância, utilizando-se, para tanto, a plataforma institucional da UFG, Moodle Ipê. Da totalidade da carga horária de cada disciplina, 60% será síncrona, por webconferência, e 40% assíncrona. As atividades síncronas serão conduzidas pelo professor da disciplinas, e as atividades assíncronas serão conduzidas pelo professor, com o apoio de um tutor habilitado para atuar com a educação a distância.

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Público-Alvo

Bombeiros Militares que atuam nas ocorrências de incêndios florestais nos Estados, Distrito Federal, além de Bombeiros Militares mobilizados no Ministério da Justiça e Segurança Pública-MJSP.

Carga Horária Total 452 horas
Tipo de Ensino Ensino à Distância 
Período do Curso 17/11/2022 à 16/04/2024
Turno As aulas síncronas acontecerão no período noturno às terças e quintas-feiras das 19:00 às 22:00hs


Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Etapas: o processo seletivo será interno sob a responsabilidade da Segen, obedecendo a quantidade de vagas e os pré-requisitos de cada nível. A Segen fará o encaminhamento da relação de alunos selecionados para a IES, para que essa possa efetivar a matrícula de acordo com suas normas.

Prazo de inscrição: 09/11/2022 a 26/12/2022.

 

Voltar para o início da página.

 

Disciplinas

Metodologia da Pesquisa Científica (40h) Ementa: Definição de ciência. O que é ciência do fogo. A estrutura da pós-graduação. Tipos de conhecimentos. Como formular questões científicas e hipóteses. Bibliometria e gerenciamento da literatura científica. A escrita científica. Escrevendo o pré-projeto. Gerenciamento da pesquisa científica.
Meteorologia Aplicada aos Incêndios Florestais (24h) Ementa: Princípios da meteorologia aplicada ao combate aos incêndios florestais. Interpretação de dados e informações meteorológicas para aplicação em trabalhos de campo, pesquisa, segurança e operacionalidade. Conceitos fundamentais da meteorologia a partir de modelos de previsão do tempo, imagens de satélites e suas integrações com dados meteorológicos. Disseminação de dados e informações meteorológicas.
Estatística Aplicada (40h)

Ementa: Natureza e fundamentos do método estatístico: o que são dados, informação, conhecimento e Estatística, tipos de variáveis, noções sobre estu dos observacionais e experimentais, tipos de amostragem. Distribuições de frequências: elementos de uma distribuição de frequência, amplitude total, limites de classe, amplitude do intervalo de classe, ponto médio da classe, frequência absoluta, relativa e acumulada, regras gerais para a elaboração de uma distribuição de frequência, gráficos de distribuições de frequências. Medidas descritivas: média, mediana, moda, ponto médio, variância, desvio padrão, coeficiente de variação, quartis e Boxplot. Inferência Estatística: população e amostra, estatísticas e parâmetros, distribuição Normal e t- Student, distribuição amostral, estimação, intervalos de confiança, noções básicas de teste de hipóteses. Aplicações em dados de incêndio florestais, foco de calor e cicatrizes de queima.

Geoprocessamento Aplicado aos Incêndios Florestais (80h) Ementa: Definição de geoprocessamento. Organização de bases de dados geográficos para combate ao fogo. Sistemas de monitoramento de ocorrência de fogo no Brasil. Processamento de imagens satelitárias em nuvem para monitoramento da paisagem e do clima. Análises espaciais de ocorrência de fogo. Utilização de veículos aéreos não tripulados para combate ao fogo.
Fiscalização e Legislação Ambiental Aplicadas à Gestão do Fogo (32h) Ementa: Proteção internacional ambiental. Proteção constitucional ambiental. Princípios ambientais. Competências Ambientais. Legislações ambientais infraconstitucionais. Código Florestal brasileiro. Normatização da Fiscalização ambiental. Legislação estadual aplicada à gestão do fogo.
Ecologia do Fogo (40h) Ementa: Ecologia do fogo em ecossistemas pirofíticos em comparação com ecossistemas sensíveis ao fogo. Comportamento do fogo em diferentes tipos de ecossistemas e condições ambientais. Regimes de fogo. Efeitos ecológicos de diferentes regimes de fogo. Princípios ecológicos, institucionais e culturais para o manejo integrado de fogo. Experiências nacionais e internacionais de manejo de fogo em ecossistemas pirofíticos.
Manejo integrado do fogo (40h) Ementa: Manejo Integrado do Fogo como paradigma de gestão, princípios, definições e práticas. Política de fogo zero. Projeto de Lei 11276/2018 - Institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. Conhecimento tradicional e manejo da paisagem. Queimas prescritas e uso institucional do fogo. Efeitos das Mudanças climáticas no regime do fogo. Manejo adaptativo do fogo, pesquisa e monitoramento contínuo. Comunicação entre diferentes atores, integração de saberes e gestão de conflitos.
Gestão de Operação e Combate aos Incêndios Florestais (40h) Ementa: Triângulo do Fogo. Fases da Combustão. Mecanismos de Transferência de Calor. Variáveis do Comportamento. Fatores do Comportamento. Setores do Incêndio Florestal. Tipos de Incêndios Florestais. Comportamento Extremo. Equipamentos manuais. Equipamentos motorizados. Meios Aéreos. Princípios do Combate. Fases do Combate. Técnicas de Construção de Linhas de Defesa. Métodos de Combate. Combate aéreo. Níveis de Operações de Combate.
Gestão de Incidente (40h) Ementa: Introdução à gestão de incidentes. Histórico do Sistema de Comando de Incidentes – SCI, princípios do SCI. Gerenciamento de recursos. Instalações. Funções do SCI. Planejamento Operacional. Principais Formulários utilizados no combate a incêndios florestais. Atividades práticas do uso do SCI.
Perícia de Incêndios Florestais (40h)

Ementa: Combustíveis e comportamento do fogo. Apresentação dos indicadores de queima. Área de Origem Geral e Específica. Dispositivos de ignição. Procedimentos na investigação. Confecção de laudo pericial. Geotecnologias aplicadas à investigação de incêndios florestais. Legislação aplicada à investigação de incêndios florestais.

Orientação de TCC (36h) Ementa: Elaboração de artigo científico como trabalho de conclusão de curso. Trabalho com base em projeto técnicos anteriormente elaborado na disciplina de metodologia da pesquisa científica, considerando as exigências teórico metodológicas e relacionado com as necessidades operacionais da corporação. Desenvolvimento de TCC em grupo.


Voltar para o início da página.

 

Contato                                      

Coordenador: Profa. Dra. Noely Vicente Ribeiro                                                             

Subcoordenador: Prof. Dr. Nilson Clementino Ferreira

Secretário: Zenialice Oliveira de Menezes

E-mail: zenialice.oliveira@ufg.br

botão cadastre-se

Voltar para o início da página.