Estudos Literários e Ensino de Literatura
Qualificar profissionais da área de Letras e de áreas afins, interessados na pesquisa acadêmica com foco nos estudos literários e no ensino de literatura, a partir de conhecimentos teórico-práticos acerca de aspectos diversos relacionados ao ensino de literatura na educação básica; e possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências referentes ao ensino de literatura, assim como o contato com um repertório representativo de obras literárias da literatura brasileira e de outras literaturas, seja no âmbito da historiografia literária, seja no da fortuna crítica dos autores enfocados.
Voltar para o início da página.
O curso será realizado por meio de aulas presenciais expositivo-dialogadas, baseadas em leitura, discussão e análise de textos literários, de adaptações fílmicas, de oficinas e de seminários temáticos, contando, também, com estratégias interdisciplinares com outras áreas do saber, além de atividades práticas tendo como objetivo o desenvolvimento de material de apoio didático-pedagógico para uso/aplicação em sala de aula no ensino básico.
Voltar para o início da página.
Público-Alvo | Profissionais da educação básica da área de Letras e afins |
Carga Horária Total | 360 horas |
Tipo de Ensino | Presencial |
Período do Curso | 01/02/2021 a 28/02/2026 |
Turno | Sábados das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h. |
Quantidade de turmas previstas | Quatro |
Voltar para o início da página.
Etapas: o processo de seleção, inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.
Último edital: clique aqui para conferir.
Prazo de inscrição: 01/11/2021 a 24/01/2022.
Previsão de próximas turmas:
Turma 1: 01/02/2021 a 31/05/2022;
Turma 2: 01/02/2022 a 31/05/2023;
Turma 3: 01/02/2023 a 31/05/2024;
Turma 4: 01/02/2024 a 31/05/2025.
Voltar para o início da página.
O ensino de literatura em perspectiva multicultural (60h) | Ementa: Aspectos metodológicos do ensino de literatura na educação básica em perspectiva multicultural. O ensino de literatura interseccionado com questões de gênero (gender), identidade e diversidade sexual. |
Literaturas africanas de língua portuguesa na educação básica (60) | Ementa: Processo de formação das literaturas e abordagem dos aspectos didático-pedagógicos do ensino da cultura, da história e da produção literária dos países africanos de língua portuguesa. Estudos teóricos e críticos do colonialismo e do pós-colonialismo e suas relações com a forma estética e com a realidade social. |
Literatura infantil e juvenil na educação básica (40h) | Ementa: Panorama histórico da literatura infantil e juvenil. A produção literária contemporânea para crianças e jovens. Proposições metodológicas para o trabalho com a literatura infantil e juvenil em sala de aula. |
Escrita criativa na educação básica (40h) | Ementa: Políticas de competências e habilidades de aquisição do conhecimento de literatura na educação básica. Orientação à criação escrita como conhecimento de literatura. Formação autoral pela escrita literária. Prática de criação do conto e do poema. |
Práticas de leitura literária e formação de leitores (40h) | Ementa: Representações sociais e práticas de leitura. Letramento e formação do leitor de literatura na contemporaneidade. Práticas de leitura literária dentro e fora da escola. Novos suportes e novas formas de aproximação e interação com o texto literário. |
Leitura de poesia na educação básica (40h) | Ementa: Abordagem de aspectos teóricos, didáticos e metodológicos pertinentes à reflexão sobre a leitura de poesia na escola. A linguagem da poesia: ritmo, imagem e metáfora. Estratégias de leitura crítica dos diferentes repertórios poéticos presentes, ou não, nos currículos da educação básica brasileira. Compartilhamento de experiências de ensino com o gênero poético. Análise e elaboração de materiais didáticos. |
Leitura de romance na educação básica (40h) | Ementa: Estudo de caracterização e de historicização da arte narrativa. O romance como forma de expressão literária. O problema da ficção. Abordagens do gênero romanesco no processo de ensino e aprendizagem. |
Metodologia da pesquisa em Estudos Literários (40h) | Ementa: Estudo sobre a metodologia de pesquisa em literatura; análise e elaboração de projetos de pesquisa na área de Estudos Literários e Ensino de Literatura no contexto escolar. |
Voltar para o início da página.
Coordenador: Prof. Dr. Flávio Pereira Camargo
Subcoordenador: Prof. Dr. Jamesson Buarque de Souza
Secretária: Letícia Cristina Alcântara Rodrigues
E-mail: leticia@ufg.br
Telefone: (62) 3521.1160
E-mail: direcao.letras@ufg.br
Site: clique e acesse.