Governança e Gestão de Sistemas e Tecnologia da Informação

 

Objetivo do Curso

O curso tem como objetivo propiciar a formação de profissionais especialistas nas áreas de governança, gestão e gerenciamento de sistemas e serviços de tecnologia da informação, preparados para atuar em suas diversas dimensões, desenvolvendo habilidades de articulação da TI com o negócio, gestão do negócio por processos, gestão de projetos e visão da arquitetura corporativa de TI, suporte à decisão, bem como, apropriação de metodologias, modelos e tecnologias da informação e de gestão. O curso visa tornar os profissionais aptos a assumir funções de planejamento e controle, coordenação, gestão, direção ou supervisão de Sistemas e Tecnologias da Informação (STI). Também é objetivo do curso proporcionar um ambiente estimulante, que proporcione a possibilidade do encontro de profissionais de diversas áreas, gerando relacionamentos, trocas de experiência e novas oportunidades, tanto profissionais quanto acadêmicas. Espera-se, portanto, conferir habilidades técnicas específicas para os processos de condução e de tomada de decisão em STI, com componentes curriculares nas mais diversas áreas de concentração, propiciando uma formação ampla e integral. Além disso, o curso dispõe de um corpo docente com doutores e mestres das áreas de computação, administração e engenharias. Conta também com professores doutores externos à UFG, especialistas e consultores renomados em suas respectivas áreas de atuação.

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Metodologia

O planejamento da metodologia de desenvolvimento das componentes curriculares do curso será compreendido por um procedimento geral que é utilizado para investigar e desenvolver as soluções de problemas que envolvem as áreas de conhecimento, considerando: i) a ampliação do grau de conhecimento em uma determinada área; ii) o domínio do conhecimento disponível e utilizá-lo como instrumento auxiliar para a construção e fundamentação dos métodos e práticas transmitidas; iii) a descrição ou organização do estado da arte, daquele momento, pertinente a um determinado assunto ou problema, iv) o desenvolvimento de análises e proposições para os modelos a serem propostos, v) a construção de instrumentos de auxílio a instrução, adequados ao aprendizado cognitivo, vii) o emprego de abordagens ativas e colaborativas, e viii) o desenvolvimento integral e sistêmico do aluno.

Trata-se, portanto, de uma concepção construtivista e sociointeracionista, operacionalizada na forma de múltiplas abordagens. Para contemplar as componentes curriculares e alcançar os resultados pretendidos, a equipe de docentes empregará um processo de desenvolvimento baseado no ciclo de aprendizado contínuo, dentro e fora da sala de aula, contendo três fases principais, a saber: preparação, aplicação e acompanhamento.
Em suma, o curso aplicará técnicas ativas de problematização, aprender fazendo, além de aprendizagem baseada em problemas e em projetos. Serão frequentes os trabalhos sobre temas abordados em sala de aula, possibilitando ao aluno encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas.

 

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Informações Gerais

Público-Alvo Egressos dos cursos da área de computação, gestão de sistemas, administração de empresas e áreas afins; empresários, gestores, executivos, consultores e analistas de tecnologia da informação públicos e privados que buscam por atualização profissional ou de conhecimento; servidores e profissionais que buscam habilitação técnica em termos de tecnologias e processos de gestão e governança de sistemas e tecnologia da informação.
Carga Horária Total 360 horas
Tipo de Ensino À distância 
Período do Curso 01/09/18 a 01/03/22
Turno Atividades síncronas/ assíncronas: diuturno (AVA).
Quantidade de turmas previstas Três


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Processo seletivo

Etapas: o processo de seleção, inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.

Último edital: clique aqui para conferir.

Prazo de inscrição: 01/07/2020 a 15/08/2020.

Previsão de próximas turmas:

Entrada 1. 01/09/18 a 01/03/20; 
Entrada 2. 01/09/19 a 01/03/21;
Entrada 3. 01/09/20 a 01/03/22.

 

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Disciplinas

Fundamentos e Práticas de Gerenciamento Estratégico (20h) Ementa: Pensamento e prática estratégica. Tecnologia da informação na empresa moderna. Posicionamento da TI na organização. Gestão de TI na organização. Planejamento e Gestão estratégica de TI.
Governança, Riscos e Conformidade (10h) Ementa: Entendendo os requisitos para a estruturação de Governança, Riscos e Compliance (GRC). Princípios e fundamentos de governança: abordagens paradigmáticas de governança, teorias da agência, das restrições e institucional. Governança corporativa & Governança corporativa de TI. Gestão de risco empresarial. Gestão de controles e conformidade: processos e estruturas de controles interno e externo. Como aplicar GRC em uma organização. Padrões e frameworks de GRC.
Gestão de sistemas de produção e operações de TI (20h) Ementa: Ciclo de Governança e Gestão de TI. O ciclo da governança de TI: alinhamento estratégico e compliance; decisão, compromisso, priorização e alocação de recursos; Estrutura, processos, operações e gestão; Gestão do valor e do desempenho. Sistema de governança de TI: propósito, ambiente, componentes, estrutura, produção. O ciclo de gestão de TI: ciclo avaliativo de TI, gestão de TI inteligente, ciclo de produção e operações de TI.
Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação (20h) Ementa: Modelos de desenvolvimento de Sistemas e Tecnologias da Informação (STI). Arquitetura e engenharia de STI. Escolas modernas: TQM (Total Quality Management), 6-Sigma, BPR (Business Process Reengineering), BPM (Business Process Management). Estruturas, Processos e Mecanismos de Governança de TI. Estratégia de STI em ação: desenvolvimento e análise de opções estratégicas de TI, modelos baseados em eventos, plano estratégico de TI, plano diretor de TI, planos de ação em STI. Padrões e modelos de melhores práticas (frameworks) de governança e gestão de TI.
Fundamentos e Práticas de Gerenciamento de Projeto (20h) Ementa: Ementa: Tecnologias e metodologias de gerenciamento de projetos de TI. Princípios da metodologia Prince2®. Práticas e processos de Gerenciamento de Projetos (GP). Arquitetura de referência para projetos e aquisições de TI. Orientações sobre gerenciamento de projetos - ABNT NBR ISO 21500:2012. Diretrizes para a qualidade no GP (NBR ISO 10.006); Compatibilização de GP com Metodologia de Desenvolvimento de Software (MDS); Técnicas e ferramentas do PMI/PMBoK®.
Processos de Gestão de Segurança da Informação (20h) Ementa: Sistema de Gestão de Segurança da Informação - Normas ABNT NBR ISO 27000. Gerenciamento de Riscos de TI. Política de Segurança da Informação. Política de Gestão de Riscos de TI. Plano estratégico de segurança da informação. Plano de continuidade de negócio. Plano de contingência de TI. Estratégias de implementação de segurança da informação em organizações públicas e privadas; Processo de desenvolvimento de sistemas seguro.
Tecnologias de Sistemas da Informação (20h) Ementa: Tipificação de Sistemas de Informação (SI). EIS/SIE (Enterprise Information Systems/Sistemas de Informação Empresarial). SI estratégicos. SI Executivos: MIS/SIG, DSS/SAD, PS/SPT (SIO, SI de Operações), GIS (Geographical Information Systems). Primeira onda de sistemas de informação de negócio e corporativos: ERP, CRM, SCM, DWDM, EDM/GED. Segunda onda de sistemas de informação de negócio e corporativos: ECM (Enterprise Content Management), BAM, BPM, SOA, BI. Terceira onda de sistemas de informação de negócio e corporativos: IoT (Internet of Things), Third Platform, Social technology, Mobile devices, Analytics (big data), Cloud services, Tecnologias emergentes & disruptivas.
Arquiteturas e Projetos de Computação Móvel e Ubíqua (10h) Ementa: Computação móvel e ubíqua; Internet das coisas, smart spaces, sensibilidade a contexto, tecnologias de comunicação e desafios. Plataformas de desenvolvimento móvel e modelos de negócio inovadores. Aplicações, cases e possibilidades de projetos e soluções. 
Modelagem e Arquitetura de Soluções Orientadas a Dados (30h) Ementa: Modelagem estatística de dados. Tomada de Decisão nas Organizações. Metodologia e Modelagem de projeto de Inteligência de Negócios (BI). Mineração de dados (data mining). Aplicações Emergentes de BI: Análise de sentimentos, Processamento de linguagem natural.
Método de Desenvolvimento de Arquitetura (20h) Ementa: Modelagem de arquitetura corporativa. Modelo de arquitetura de SI (Zachman). Framework de arquitetura corporativa (TOGAF). Lógica dominante de estrutura. Modelo de arquitetura corporativa (FEA), Modelo de arquitetura de negócio, Domínios de arquitetura. Modelagem de Arquitetura orientada a serviços: lógica dominante de serviços; modelagem, comunicação e análise; modelo de componentes de negócio; arquiteturas orientadas a serviços (SOA, SOMA, SONA). Modelagem de arquiteturas orientadas a processos: lógica dominante de processos; governança e gestão de processos de negócio; Modelo de terceirização de processos de negócio (BPO); Modelos de maturidade. Abordagens orientadas a processos: CBPO, OMG. Modelo de motivação de negócio. 
Fundamentos e Práticas de Gerenciamento de Processo de Negócio (20h)

Ementa: Introdução à Gestão de Processos de Negócios – BPM. Fundamentos em gestão de processos de negócio. Planejamento Estratégico e BPM. BPMN: notação para modelagem de processos de negócio. Modelagem de processos. Análise de processos. Desempenho de processos. Gerenciamento corporativo. Práticas e tecnologias de gerenciamento de processos. Transformação de Processos, Automatização de Processos de Negócio e Escritório de Processos. Gerenciamento de Mudança.

Fundamentos de Gerenciamento de Serviços de TI (20h) Ementa: Fundamentos de modelagem e gerenciamento do ciclo de vida de serviços de TI: conjunto de melhores práticas em gerenciamento de serviços de TI, ITIL. Fundamentos do framework COBIT 5: estrutura, princípios, habilitadores, modelo de implementação e de capacidade do processo. Prática estratégia, desenho, transição, operação e melhoria contínua de serviços de TI. Práticas baseadas nos principais modelos (frameworks) de referência em gerenciamento de serviços de TI; Integração com framework COBIT 5.
Frameworks de Governança e de Gestão de TI (40h) Ementa: Métodos de estruturação de problemas. Abordagens baseadas em sistemas (systems based approach). Modelos de análise de decisão. Abordagens de decisão multicritério e multiobjetivo. Abordagens e Frameworks voltados para: Governança de TI, Arquitetura corporativa e de SI, Gestão de TI, Gerenciamento de riscos, Gestão de Projetos, Gestão de Segurança da Informação, Gestão de Processos de Negócio, Arquitetura orientada a serviços, TI como Negócio, Alinhamento Negócio e TI.
Modelo de Gestão Integrada de Sistemas e Tecnologias da Informação (30h) Ementa: Gestão Integrada da informação e do conhecimento corporativo. Ponto de equilíbrio entre TI, gestão e estratégia de negócios. Projetos e processos de mudança em STI. Modelo de viabilidade de STI. Teatro de operações em STI.
Arquitetura e Projetos de Cloud Computing (20h) Ementa: Fundamentos e modelos de arquitetura de computação em nuvem (cloud computing). Tipificação de serviços e soluções de cloud computing. Projetos de migração e implantação de cloud computing: aspectos de funcionalidade, desempenho e segurança. Soluções para negócios de pequeno e médio porte.
Sistemas Inteligentes de Apoio à Decisão (10h) Ementa: Fundamentos, técnicas e métodos de sistemas de apoio à decisão. Processo de decisão em cenários complexos. Métodos de análise de decisão multicritério. Representação do conhecimento e raciocínio. Técnicas de inteligência artificial para desenvolvimento de Sistemas inteligentes de apoio à decisão. Tomada de Decisão em Sistemas Multiagentes(SMA).
Gestão da Informação e do Conhecimento (10h) Ementa: Gestão da Informação e do Conhecimento: Abordagem Histórico-Conceitual. Informação, Conhecimento, Inovação e Produtividade. Informação, Conhecimento e Processos de Tomada de Decisão. Redes de Conhecimento. Conhecimento Tácito, Explícito e Cultural. Gestão de Redes de Conhecimento.
Design & Gameficação como Estratégia de Inovação (10h) Ementa: Fundamentos de gameficação. Jogos corporativos para mudar, inovar e quebrar regras. Gameficiação como ferramenta motivacional. Resolução de problemas em ambiente simulado. Gameficação dos processos de trabalho. Avaliação de cenários com jogos de gameficação. Aplicações práticas com jogos de gameficação.
Governança e Gestão de Serviços de Software (10h) Ementa: governança de software (GS); princípios da GS; alinhamento dos serviços de software ao negócio; normas, frameworks, padrões, modelos de qualidade e de maturidade de GS; planejamento e controle estratégico de software; software como um serviço; ciclo de vida de serviços de software.


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Contato

Coordenador: Prof. Eliomar Araújo de Lima.

Subcoordenador: Prof. Nivaldo Pereira de Morais Júnior.

Secretária: Patrícia Galúcio Coqueiro Galvão

E-mail: patricia@inf.ufg.br 

Telefone: (62) 3521-1505

Site: clique e acesse.

 

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