Implantodontia

 

Objetivo do Curso

O curso tem por objetivos capacitar os profissionais com conhecimentos teóricos e práticos necessários para a realização de procedimentos cirúrgicos e protéticos reabilitadores relacionados com implantes e próteses sobre implantes, oferecer tratamentos odontológicos visando a resolução de problemas decorrentes de perdas dentárias, realizar uma integração entre os pacientes atendidos no curso de graduação em Odontologia da FO-UFG, viabilizar o acesso de discentes do curso de graduação em Odontologia, possibilitando o acompanhamento de casos de maior complexidade em relação aos oportunizados no curso de graduação, viabilizar o acesso de discentes do programa de pós-graduação “Stricto Sensu” e servir de campo de prática para atividades de pesquisa e extensão.

 

Voltar para o início da página.

Metodologia

O curso ocorrerá em cinco etapas concomitantes: Desenvolvimento teórico; Demonstração e treinamento laboratorial; Demonstração e atendimento clínico supervisionado; Apresentação de seminários; Apresentação de caso clínico. Assim, o curso se desenvolverá inicialmente com aulas teóricas de forma expositiva apresentando noções básicas e fundamentais de cirurgia, prótese, periodontia e implantodontia propriamente dita. Dessa forma, em segundo momento, iniciaremos as atividades de treinamento laboratorial e de atendimento clínico, onde o planejamento será realizado com a equipe multidisciplinar e altamente qualificada presente no curso. Aulas teóricas expositivas de áreas associadas à implantodontia também serão ministradas, como forma de integrar a especialidade. Assim, os alunos terão aulas de anatomia, histologia, imaginologia, farmacologia e anestesiologia, como forma de viabilizar o tratamento integrado em uma reabilitação bucal que envolverá implantes. As aulas iniciais serão expositivas e à medida que o conteúdo programático é desenvolvido, os alunos são constantemente avaliados com a apresentação de seminários, discussão de casos clínicos e avaliações teóricas.

O terceiro momento do curso envolverá o atendimento dos pacientes. Os pacientes serão previamente triados pela equipe de professores, para que em seguida haja um momento de planejamento dos casos. Alguns casos serão selecionados e os docentes realizarão demonstração ao vivo dos protocolos cirúrgicos e protéticos de atendimento e tratamento dos pacientes, para que posteriormente à exposição teórica, demonstração e treinamento laboratorial, demonstração clínica, os alunos sejam capazes de planejar e atuar no tratamento de pacientes com necessidades de reabilitação bucal. Ao mesmo tempo em que ocorre a exposição teórica, treinamento laboratorial e atendimento clínico dos pacientes, os alunos terão aulas teóricas com outros professores de disciplinas relacionadas ao curso (emergências médicas, ética e legislação odontológica, bioética, biossegurança, metodologia científica), disciplinas obrigatórias e necessárias à formação humanística preconizada no curso. A finalização do curso ocorrerá com a apresentação de caso clínico desenvolvido durante o curso e para isso, será estabelecida uma banca examinadora, cujo aluno fará a sua defesa junto à banca.

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Público-Alvo Cirurgiões-Dentistas
Carga Horária Total 1024 horas de aulas teóricas, laboratoriais e clínicas.
Tipo de Ensino Presencial
Período do Curso 16/09/2020 a 15/08/2025
Turno

Quarta-Feira: 14:00-22:00 (8h); Quinta-Feira: 8:00-18:00 (8h); Sexta-Feira: 8:00-18:00 (8h); Sábado: 8:00-18:00 (8h)

Quantidade de turmas previstas Três


Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Etapas: o processo de seleção, inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.

Último edital: clique aqui para conferir. 

Prazo de inscrição: 11 a 15 de janeiro de 2021.

Previsão de próximas turmas:

Turma 1: 16/09/2020 a 29/10/2022;
Turma 2: 16/02/2022 a 30/03/2024;
Turma 3: 10/07/2023 a 15/08/2025.

 

Voltar para o início da página.

 

Disciplinas

Metodologia Científica (60h) Ementa: orientações quanto às normas gerais de realização de um trabalho científico, investigação científica, pesquisa bibliográfica, conceitos, métodos e técnicas de pesquisa.
Ética e legislação odontológica (30h) Ementa: conscientização do aluno quanto a sua responsabilidade profissional perante o paciente, discussão da legislação odontológica pertinente à implantodontia, e a importância da valorização do código de ética profissional.
Bioética (15h) Ementa: enfoque do conceito atual da bioética e a importância do respeito ao paciente como ser humano no tratamento odontológico, valorizando a necessidade de comprovações científicas dos novos materiais ou técnicas antes de serem utilizadas na clínica, bem como os aspectos relacionados à pesquisa em seres humanos.
Emergências Médicas em Odontologia (16h) Ementa: ministrar conhecimentos a respeito da necessidade de prevenção das situações de emergência médica no consultório odontológico e procedimentos a serem realizados quando tais emergências não puderam ser evitadas, visando orientar quanto ao protocolo de manutenção dos sinais vitais do paciente.
Anatomia aplicada à Implantodontia (12h) Ementa: ministrar aulas teóricas de anatomia da região buco-maxilo-facial, com ênfase na necessidade do aluno conhecer as estruturas anatômicas que devem ser preservadas nas intervenções cirúrgicas relacionadas à implantodontia.
Histologia, fisiologia e patologia bucal (8h) Ementa: a disciplina transmite os ensinamentos de embriologia, histologia e os aspectos fisiopatológicos dos tecidos, em especial do tecido ósseo e gengival, suas reações frente aos traumatismos causados no preparo cirúrgico para instalação de implantes e sua capacidade de reparo e regeneração.
Biossegurança (12h) Ementa: estudo da microbiologia da cavidade bucal e aplicação dos princípios de controle de infecção e contaminação cruzada no consultório odontológico, enfatizando a necessidade da implementação de normas de biossegurança a toda equipe de trabalho.
Fundamentos de técnica cirúrgica (64h) Ementa: Apresentação e discussão dos fundamentos básicos de técnica cirúrgica como incisões, osteotomias, divulsões, retalhos, hemostasia, suturas e obteção de enxertos visando posteriormente sua aplicação clínica nas cirurgias em implantodontia.
Anestesiologia (12h) Ementa: Por meio de aulas teóricas transmite os conhecimentos relacionados às técnicas de anestesia local aplicada à Odontologia em ambulatório, bem como orienta quanto à possibilidade da atuação conjunta do médico anestesista proporcionando sedação consciente ou mesmo anestesia geral em procedimentos cirúrgicos avançados da implantodontia realizados em ambiente hospitalar.
Periodontia (8h) Ementa: O estudo desta disciplina orienta a aplicação dos princípios básicos na prevenção e da inter-relação da periodontia com a implantodontia. Ministrar os conhecimentos da doença periodontal, meios de diagnóstico, tratamento e controle posterior.
Procedimentos cirúrgicos avançados aplicados à implantodontia (32h) Ementa: propõe estudar as indicações, contra-indicações e técnicas de reconstrução e enxerto de tecidos ou implante de biomateriais, no preparo das regiões que receberão implantes osseointegrados.
Imaginologia (8h) Ementa: ministra conhecimentos relativos a higiene das radiações, a tomada e interpretação das imagens intra e extra-bucais e ao uso dos exames por imagem em odontologia, com ênfase no planejamento radiográfico em reabilitações sobre implantes.
Farmacologia (8h) Ementa: expor ao aluno conhecimentos sobre terapêutica medicamentosa pré e pós-operatória relacionada à Implantodontia.
Implantodontia (112h) Ementa: Revisão histórica dos implantes e o estudo dos diferentes tipos sistemas de implantes desde os convencionais até os mais atualizados e que apresentam comprovação científica. Discussão dos materiais biocompatíveis utilizados na produção de implantes osseointegrados e bases biológicas da osseointegração.
Prótese Dentária (112h) Ementa: demonstrar aos alunos a sequência clínica e laboratorial de confecção das próteses convencionais (prótese total, prótese parcial removível e prótese parcial fixa) e enfatizar a importância de seus conhecimentos básicos para a execução de uma prótese sobre implante adequada.
Implantodontia clínica (cirurgia e prótese) (515h) Ementa: Atendimento clínico de pacientes.


Voltar para o início da página.

 

Contato

Coordenador: Prof. Dr. João Antonio Chaves de Souza

Subcoordenador: Prof. Dr. Ricardo Alexandre Zavanelli

Secretária: Sra. Daniela Peixoto de Carvalho


E-mail: pc.daniela@hotmail.com 

 

Telefone: (62) 32096062 / 3209-6324 

 

Site: www.odonto.ufg.br

 

botão cadastre-se

 

Voltar para o início da página