Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem de Linguas Estrangeiras

 

Objetivo do Curso

O curso tem como objetivo primordial proporcionar aperfeiçoamento, crescimento intelectual e ascensão profissional aos profissionais de ensino de Línguas Estrangeiras, aos graduados em Letras e graduados em qualquer área com conhecimento comprovado e/ou atuantes na Língua Estrangeira.

 

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Metodologia

 

A carga horária total do Curso é de 360 horas distribuídas em 12 (doze) meses para a integralização das disciplinas da matriz curricular e até 12 (doze) meses para a defesa do TFC, não excedendo o prazo de 24 (vinte e quatro) meses consecutivos para sua conclusão, conforme Art. 35 da Resolução CEPEC no 1630/2019, salvo situações extraordinárias, especiais, devidamente justificadas e aceitas pelo Conselho Diretor do CEPAE e pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação CEPEC/UFG. Não será computado o tempo de estudo individual ou em grupo sem assistência docente e o destinado à elaboração do Trabalho Final de Curso (TFC). Serão computadas as horas dedicadas ao ministro do conteúdo específico do Curso, incluindo a carga horária de orientação para Iniciação à Pesquisa e desenvolvimento do TFC. Após o término das defesas de TFC da turma, o colegiado do curso realizará avaliação da matriz curricular e do funcionamento do curso para futuras adequações às demandas do público-alvo, priorizando a qualidade e excelência na formação continuada dos egressos.

 

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Informações Gerais

Público-Alvo Professores e/ou graduados em Letras e demais áreas, em três modalidades: Espanhol, Francês e Inglês. Preferencialmente que estejam atuando na área de Língua Estrangeira em escolas públicas e/ou privadas de ensino Fundamental, Médio e Superior ou Cursos livres de ensino de idiomas.
Carga Horária Total 360 horas 
Tipo de Ensino Presencial e/ou remota (devido a pandemia da Covid 19) com interação face a face via WEB Conferência, podendo ser ofertado a distância (20%).
Período do Curso De 06 de março de 2021 a 05 de julho de 2024.
Turno As aulas serão ministradas aos sábados das 8h às 12hs e das 14hs às 18hs de maneira presencial ou remota.
Quantidade de turmas previstas
Duas


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Processo seletivo

Etapas: O processo de seleção, inscrição e matrícula será desenvolvido por uma Comissão de Seleção, designada pela coordenação do Curso e aprovada pelo Conselho Diretor do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, de acordo com o regulamento do Curso e com os procedimentos definidos no Edital.

Último edital: clique aqui para conferir.

Prazo de inscrição: 03/10/2022 a 12/12/2022.

Previsão de próximas turmas: 

Turma 1: 06/03/2021 a 08/07/2022;
Turma 2: 10/03/2023 a 05/07/2024.

 

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Disciplinas

Introdução às teorias linguísticas (30h) Ementa: Concepções de língua e linguagem. Teorias de aquisição de primeira língua e segunda língua.
Ensino e aprendizagem de línguas mediados por computador (30h) Ementa: Visão do ensino de línguas mediado pelas novas tecnologias de informação e comunicação.
Metodologia de pesquisa em sala de aula (I) (30h) Ementa: Paradigmas de pesquisa na área educacional; Princípios da pesquisa qualitativa; Reflexão sobre a pesquisa na sala de aula de LE enquanto ferramenta pedagógica; Processo de elaboração de projetos de pesquisa.
Introdução aos estudos sobre formação crítica de professoras/es de línguas (30h) Ementa: Estudo introdutório das teorizações recentes na formação crítica de professoras/es de línguas, sob o viés da Linguística Aplicada Crítica.
Teorias de Aquisição de língua(gem) (30h) Ementa: estudo e discussão sobre teorias de aquisição de primeira língua, segunda língua e língua estrangeira. Reflexões sobre o ensino e aprendizagem de línguas em diversos contextos.
Educação Transformadora: A Docência Inclusiva no Ensino Básico (30h) Ementa: Formação docente e inclusão escolar. Concepções de exclusão e inclusão. Legislação para Pessoas com Deficiência. Temas da Educação Especial. Metodologias da Educação Inclusiva.
Organização do trabalho pedagógico e avaliação da aprendizagem (30h) Ementa: Estudo sobre a organização do trabalho pedagógico da Educação que comporta dois significados: O primeiro, bastante amplo, se refere ao trabalho realizado pela instituição de ensino como um todo ou por um departamento, ou seja, ele compõe um conjunto de diretrizes que se reflete nas atividades desenvolvidas por professores e alunos, geralmente expressos no Projeto Político Pedagógico. O segundo, mais restrito, resulta da interação do professor com seus alunos, em sala de aula convencional ou em outros espaços. A partir destes significados, o estudo das teorias pedagógicas da Educação, as concepções de ensino e aprendizagem, fundamentadas em uma visão de mundo, de sociedade, de educação, de escola, de aluno, de homem, de realidade e de cultura serão evidenciados. No trato da OTP, em seu sentido restrito, será evidenciado o trato com o conhecimento, sua sistematização e a unidade metodológica, bem como os elementos constitutivos do exercício da atividade docente: projeto histórico, interdisciplinaridade, planejamento pedagógico, objetivo/avaliação, conteúdo/metodologia, tratados em pares dialéticos. Nesse último, ênfase para os sistemas de avaliação e para a avaliação da aprendizagem na Educação.
Metodologia de pesquisa em sala de aula (2) (30h) Ementa: Reflexão sobre os elementos constitutivos para a elaboração do Trabalho de Final de Curso. Estudo sobre os valores éticos e organizacionais presentes na redação do trabalho científico. Discussão dos métodos e procedimentos para a realização da pesquisa em sala de aula.
Metodologia do Ensino de Língua Estrangeira (30h) Ementa: Debate sobre a construção do perfil do professor de língua inglesa como cidadão ético, crítico, político e reflexivo. Metodologias, abordagens, métodos e técnicas de ensino de Língua Estrangeira (LE).
Introdução aos estudos culturais (30h) Ementa: Estudo dos elementos culturais e das perspectivas interculturais no ensino/aprendizagem e no processo de formação de professores de inglês como língua estrangeira (LE).
Materiais e atividades para o ensino de Línguas Estrangeiras (30h) Ementa: Concepções subjacentes ao uso de materiais na aula de Língua Estrangeira. Recursos didáticos e prática de elaboração de materiais: seleção, adaptação e produção de textos, jogos, músicas, filmes e atividades.
Literatura e Linguística Textual na sala de aula (30h) Ementa: Abordagens e metodologias de ensino de literatura em língua estrangeira. Leitura e produção de textos literários. Aprendizado de elaboração de atividades com textos literários. Performance, pronúncia, apresentação oral, vocalização de textos literários. Reflexões sobre a condução da discussão de temas levantados pela literatura. Aspectos culturais presentes nos textos literários. Diferentes tipos de linguagem. Abordagens de leitura e produção de texto a partir de elementos concretos.


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Contato

Coordenadora: Profa. Iris Oliveira de Carvalho

Subcoordenadora: Profa. Rosana Beatriz Garrasini Sellanes

Telefone: (62) 3521-1289

Site: https://especializacao.cepae.ufg.br/ 

 

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