Linguística das Línguas de Sinais
Contribuir com a formação do aluno no estudo dos fenômenos linguísticos das línguas de sinais, visando à sua valorização no âmbito científico e nos diversos contextos de ensino e pesquisa, e proporcionando o aperfeiçoamento dos aspectos teóricos, práticos e de análise linguística.
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Durante a oferta das disciplinas, os alunos serão encorajados a desenvolver as três etapas da produção de conhecimento: síncrese, análise e síntese. Para Vasconcelos (2002), uma metodologia dialética de construção do conhecimento é expressa em três momentos correspondentes que devem fazer parte da preocupação dos educadores que mediam o processo de ensino-aprendizagem: mobilização para o conhecimento, construção do conhecimento e elaboração e expressão da síntese do conhecimento. Para o autor, estes três momentos se aproximam da metodologia dialética de construção de conhecimento (Síncrese, Análise e Síntese). Nessa perspectiva dialética, serão utilizados recursos como projetor, vídeos, quadro-branco, câmeras e textos, de acordo com a necessidade e especificidade de cada disciplina do curso.
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Público-Alvo | Interessados em temáticas relacionadas ao curso que sejam graduados (licenciados ou bachareis) em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação nas áreas de Letras, Fonoaudiologia, Educação, Licenciaturas, Psicologia e áreas afins. Os candidatos devem ter conhecimento da Língua Brasileira de Sinais – Libras. |
Carga Horária Total | 360 horas |
Tipo de Ensino | Presencial |
Período do Curso | 10/08/2019 a 09/08/2024 |
Turno | Sábados das 8h às 12h e 13h às 17h |
Quantidade de turmas previstas | Previsão de 04 turmas ofertadas com ingressos em 2019, 2020, 2021 e 2022. |
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Etapas: O processo de seleção será desenvolvido por uma Comissão de Seleção, designada pela coordenação do curso e aprovada pelo Conselho Diretor da Faculdade de Letras, de acordo com o regulamento do curso e com os procedimentos definidos no Edital.
Último edital: clique aqui para conferir.
Prazo de inscrição: até 25/06/2019.
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Teorias linguísticas nas Línguas de Sinais: abordagens e escolas teóricas (45h) | Ementa: Teorias linguísticas: concepções de língua e os modelos propostos. Aspectos teóricos e gramaticais: Estruturalismo, Gerativismo, Cognitivismo e Funcionalismo. Aplicações das teorias ao ensino de língua de sinais. |
Tópicos em estudos linguísticos das Línguas de Sinais (I): fonética, fonologia e morfologia (45h) | Ementa: Fundamentos da Fonética e da Fonologia das línguas de sinais. Fonética Articulatória da Libras. Modelos fonológicos de pesquisas em línguas de sinais. Fundamentos da Morfologia das línguas de sinais. Criação de sinais. Processos morfofonológicos. Classes de palavras. Modelos morfológicos de pesquisas em línguas de sinais. |
Tópicos em estudos linguísticos das Línguas de Sinais (II): sintaxe e semântica (45h) | Ementa: Fundamentos da Sintaxe das línguas de sinais. Estrutura das sentenças em Libras. Modelos sintáticos de pesquisas em línguas de sinais. Fundamentos da Semântica das línguas de sinais. Metáfora e Metonímia nas línguas de sinais. |
Sociolingüística nas Línguas de Sinais (30h) | Ementa: Fundamentos da Sociolinguística. Teorias da Variação e Mudança Linguística. Línguas em contato. Pesquisa sociolinguística em línguas de sinais. |
Metodologia de Pesquisa em Linguística das Línguas de Sinais (I) (30h) | Ementa: Conhecimento científico. Normas do trabalho acadêmico. Tipos de trabalho acadêmico. O artigo científico. Metodologia de pesquisas na área de linguística das línguas de sinais. Coleta de dados. Abordagens e tipos de pesquisa na área de linguística das línguas de sinais. |
Análise do discurso e as Línguas de Sinais (30h) | Ementa: Relação linguagem e sociedade. Apresentação histórica do campo de estudo. As correntes fundantes francesa e americana. A produção de sentidos e os procedimentos de análise. O discurso nas línguas de Sinais. Análise do discurso na produção de sentidos em línguas de sinais. |
Linguística Aplicada: ensino das Línguas de Sinais (55h) | Ementa: Linguística Aplicada como campo científico. Metodologia de ensino de Língua de Sinais como L1 e L2. Aquisição de L1 e L2 e suas aplicações aos processos de ensino aprendizagem de Língua de Sinais. Interlíngua e aprendizagem da Língua de Sinais. Pesquisas em Linguística Aplicada ao ensino das Línguas de Sinais. |
Metodologia de Pesquisa em Linguística das Línguas de Sinais (II) (20h) | Ementa: Projeto de pesquisa na área de linguística das línguas de sinais. Escrita acadêmica. |
Escrita de sinais: ensino e pesquisa (20h) | Ementa: Alternativas didático-pedagógicas para o ensino da escrita de sinais. O papel da escrita de sinais no relato de pesquisas sobre/em línguas de sinais. Tendências e pesquisas com/sobre a escrita das línguas de sinais. |
Bilinguismo, Políticas Linguísticas e as Línguas de Sinais (30h) | Ementa: Fundamentos do bilinguismo. Bilinguismo e surdez. Implicações das políticas linguísticas para o bilinguismo no contexto das línguas de sinais. |
Seminário de Integração (10h) | Ementa: A produção do conhecimento em linguística das línguas de sinais. Apresentação de trabalho acadêmico. Integração e socialização do conhecimento. |
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Coordenadora: Profa. Dra. Juliana Guimarães Faria
Subcoordenadora: Profa. Ms. Renata Cristina Vilaça Cruz
Secretária: Profa. Ms. Renata Cristina Vilaça Cruz
E-mail: renata.vilaca@yahoo.com.br /// direcao.letras@ufg.br
Telefone: (62) 3521-1160
Site: clique e acesse.
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