Odontologia Para Pacientes com Necessidades Especiais
O programa tem como objetivos:
- Capacitar os profissionais (Cirurgiões-Dentistas) com conhecimentos teóricos e práticos necessários para a realização de procedimentos odontológicos em ambiente ambulatorial, domiciliar e hospitalar. O curso é fundamentado em princípios da área de odontologia para pacientes com necessidades especiais (OPNE), odontologia hospitalar e odontogeriatria objetivando o atendimento e tratamento de em pacientes com deficiência e condições especiais de saúde, dentro de princípios éticos e embasados em evidências científicas.
- Oferecer tratamentos odontológicos visando a resolução de problemas decorrentes de lesões de cárie, doença periodontal e perdas dentárias, por meio da execução de procedimentos preventivos, restauradores, periodontais, cirúrgicos e reabilitadores.
- Realizar o atendimento de pacientes, que por sua deficiência ou condições especiais de saúde, não conseguem ser atendidos no curso de graduação em Odontologia da FO-UFG, provendo inclusão e garantindo condições de saúde bucal a estes pacientes.
- Viabilizar o acesso de discentes do curso de graduação em Odontologia, possibilitando o acompanhamento de casos de maior complexidade em relação aos oportunizados no curso de graduação, através de atividades de estágio, conforme regulamentação própria.
- Viabilizar o acesso de discentes do programa de pós-graduação “Stricto Sensu”, como forma de iniciá-los na docência e orientação de alunos, através de atividades de estágio curricular.
- Servir de campo de prática para atividades de pesquisa e extensão.
Voltar para o início da página.
O curso ocorrerá em cinco etapas concomitantes, com avaliações constantes do rendimento e aferição do conhecimento: Desenvolvimento teórico; Demonstração e treinamento laboratorial; Demonstração e atendimento clínico supervisionado; Apresentação de seminários e Defesas de monografias. Assim, o curso se desenvolverá inicialmente com aulas teóricas de forma expositiva, apresentando noções básicas e fundamentais de odontologia hospitalar, odontogeriatria, odontologia domiciliar e OPNE propriamente dita. Dessa forma, em um segundo momento, serão iniciadas as atividades de treinamento laboratorial e de atendimento clínico, onde o planejamento será realizado com a equipe multidisciplinar e altamente qualificada presente no curso. Aulas teóricas expositivas de áreas associadas à OPNE também serão ministradas, como forma de integrar a especialidade. Assim, os alunos terão aulas de genética, semiologia, estomatologia, imaginologia aplicada à OPNE, farmacologia aplicada à OPNE, odontologia oncológica, emergências médicas em odontologia, atuação do especialista em ambiente hospitalar (leito/UTI e centro cirúrgico), assim como outras áreas aplicadas como dentística, periodontia, cirurgia e ortodontia, ambas como forma de viabilizar o tratamento odontológico integral da pessoa com deficiência e condições especiais de saúde.
As aulas iniciais serão expositivas e à medida que o conteúdo programático é desenvolvido, os alunos são constantemente avaliados com a apresentação de seminários, discussão de casos clínicos e avaliações teóricas. Vale ressaltar que todo embasamento teórico será desenvolvido para que num segundo momento, ocorra o treinamento do que foi exposto em aula teórica e o aluno possa em laboratório, após demonstração por vídeos e/ou pela equipe de professores, realizar seu treinamento de todas as fases do atendimento clínico, sendo desenvolvidas e treinadas em ambiente laboratorial, com o objetivo de minimizar todas as dúvidas que eventualmente possam surgir no momento em que o aluno esteja atendendo efetivamente o paciente. O terceiro momento do curso envolverá o atendimento dos pacientes. Os pacientes serão previamente triados pela equipe de professores, para que em seguida haja um momento de planejamento dos casos. Alguns casos serão selecionados e os docentes realizarão demonstração ao vivo dos protocolos de abordagem e adequação do comportamento dos pacientes, para que posteriormente à exposição teórica, demonstração e treinamento laboratorial, demonstração clínica, os alunos sejam capazes de planejar e atuar no tratamento de pacientes com necessidades de reabilitação bucal.
Ao mesmo tempo em que ocorre a exposição teórica, treinamento laboratorial e atendimento clínico dos pacientes, os alunos terão aulas teóricas com outros professores de disciplinas relacionadas ao curso (emergências médicas, ética e legislação odontológica, bioética, biossegurança, metodologia do ensino e desenvolvimento da monografia), disciplinas obrigatórias e necessárias à formação humanística preconizada no curso. A finalização do curso ocorrerá com a confecção e defesa das monografias, que serão desenvolvidas ao longo de todo o curso e para isso, será estabelecida uma banca examinadora, cujo aluno fará a sua arguição junto à banca.
Voltar para o início da página.
Público-Alvo | Cirurgiões-Dentistas. |
Carga Horária Total | 1004 horas de aulas teóricas, laboratoriais e clínicas. |
Tipo de Ensino | Presencial. |
Período do Curso | O curso apresenta periodicidade mensal, com início previsto para o dia 04/03/2023 e término previsto para o dia 08/10/2024, perfazendo 20 meses, conforme descrição abaixo. |
Turno | Sábado: 08h-12h; 13h-18h (09h); Domingo: 08h-12h; 13h-18h (09h); Segunda-feira: 08h-12h; 13h-22h (13h); Terça-feira: 08h-12h; 13h-22h (13h). |
Voltar para o início da página.
Etapas: o processo de seleção, inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Faculdade de Odontologia da UFG.
Último edital: clique e confira.
Prazo de inscrições: 14/02/2023 a 22/02/2023.
Voltar para o início da página.
Metodologia do trabalho científico (60h) | Ementa: orientações quanto às normas gerais de realização de um trabalho científico, investigação científica, pesquisa bibliográfica, conceitos, métodos e técnicas de pesquisa, que deverão ser utilizadas pelo aluno na composição de sua monografia ao término do curso de especialização. |
Ética e legislação odontológica/Bioética (60h) | Ementa: conscientização do aluno quanto a sua responsabilidade profissional perante o paciente, discussão da legislação odontológica pertinente à implantodontia, e a importância da valorização do código de ética profissional. Enfoque do conceito atual da bioética e a importância do respeito ao paciente como ser humano no tratamento odontológico, valorizando a necessidade de comprovações científicas dos novos materiais ou técnicas antes de serem utilizadas na clínica, bem como os aspectos relacionados à pesquisa em seres humanos. |
Metodologias ativas de planejamento de casos e apresentação de seminários (60h) |
Ementa: espera-se que a disciplina desenvolva nos alunos o espírito crítico de se realizar um planejamento integral e multidisciplinar de um paciente com necessidades odontológicas especiais. Assim, a carga horária teórica viabilizará o planejamento dos casos clínicos a serem desenvolvidos no atendimento clínico dos pacientes, o que tornará o atendimento mais ordenado, sistematizado e apoiado em critérios científicos. Durante as atividades teóricas e práticas os alunos terão a oportunidade de ler artigos científicos para preparar seminários que irão embasar suas decisões de planejamento dos casos clínicos. |
Emergências Médicas em Odontologia e Suporte Básico de Vida (44h) | Ementa: ministrar conhecimentos a respeito da necessidade de prevenção das situações de emergência médica no consultório odontológico e procedimentos a serem realizados quando tais emergências não puderam ser evitadas, visando orientar quanto ao protocolo de manutenção dos sinais vitais do paciente. Ministrar aulas teóricas e práticas prevenção e preparo para o atendimento das emergências médicas. Treinamento para uso dos materiais e equipamentos de emergência. |
Introdução ao Estudo da Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (116h) |
Ementa: a disciplina transmite os aspectos fundamentais da Genética Humana e suas alterações, principais cromossomopatias, aconselhamento genético, estudo do cariótipo humano, genética bioquímica. Definições de embriologia humana, fundamentos básicos de crescimento humano pré e pós-natal, fundamentos básicos de crescimento e desenvolvimento craniofacial pré e pós-natal, mecanismos de crescimento crânio-facial, padrão de crescimento crânio-facial. Detalhamento da anatomia topográfica da região antero-lateral do pescoço, anatomia topográfica das regiões temporal, infratemporal e da cavidade bucal, dissecação demonstrativa da região antero-lateral do pescoço, dissecação demonstrativa das regiões temporal, infratemporal e do assoalho da boca, vascularização e inervação da cavidade bucal, articulação temporomandibular, fisiologia do sistema estomatognático. Conhecimentos relacionados às características básicas dos microorganismos e seu controle, por meio da introdução ao estudo da Microbiologia, estrutura e ultra-estrutura das bactérias, metabolismo energético nas bactérias, controle de microorganismos, esterilização, desinfecção e anti-sepsia, controle de microorganismos. Antibióticos e quimiolterápicos, ecologia oral e infecção orais especificas e suas manifestações clínicas, microbiologia oral, microbiota anfibiôntica, saliva, conceitos atuais sobre a etiologia da cárie, placa dental, principais microorganismos cariogênicos, aspectos microbiológicos da polpa e tecidos periapicais infectados. Princípios básicos da farmacologia clínica em terapêutica odontológica, farmacocinética, farmacodinâmica dos fármacos, vasodilatadores e vasoconstritores, anticolinérgicos, sedativos analgésicos/antitérmicos, hipnoanalgésicos, analgésicos locais, antiinflamatórios, antibióticos, quimioterápicos, antialérgicos, interações e toxicidade medicamentosa, prescrição. Conhecimentos relativos a controle de infecção hospitalar, controle de infecção cruzada profissional-paciente, paciente-paciente, paciente-profissional, doenças infecto-contagiosas de maior interesse, normas de proteção, sistema BEDAC, paramentação cirúrgica, manutenção da cadeia asséptica em cirurgia buco-maxilo-facial, assepsia e anti-sepsia. Conhecimentos referentes à anatomia radiográfica das estruturas craniofaciais, radiação ionizantes no consultório, efeitos biológicos, normas de proteção, filmes utilizados, técnicas de processamento, técnicas radiográficas, interpretação radiográfica, aspectos radiográficos das lesões do sistema estomatognático, novos métodos de exame e tomadas radiográficas. |
Deficiências e deformidades crâniofaciais (56h) |
Ementa: transmitir conhecimentos sobre deficiência e déficit intelectual, técnicas de manejo comportamental em indivíduos portadores de distúrbios da Inteligência, assistência Odontológica nos indivíduos com distúrbios da inteligência. Conceito, classificação prevalência e aspectos anatômicos do sistema nervoso central (paralisia cerebral, acidente vascular encefálico, doença de Parkson), sistema nervoso periférico (paralisia infantil), sistema neuromuscular (distrofia muscular, miastenia grave), sistema esquelético (artrite /artrose, artrite reumatóide e doenças reumáticas, escoliose), malformações congênitas (osteogênese imperfeita, mielomeningocele), lesões traumáticas (traumatismo crânio-encefálico, lesão medular, esclerose múltipla, ELA), assistência odontológica em indivíduos com defeitos físicos. Conhecimentos sobre síndromes congênitas, cromossômicas ou de origem mitocondrial, conceito e classificação das síndromes, fatores etiológicos, diagnóstico, características gerais e bucais dos pacientes portadores de síndromes, deformidades crânio- |
Odontologia hospitalar (220h) |
Ementa: Parte teórica: capacitar quanto à atuação do cirurgião-dentista no hospital, atuação interdisciplinar, interpretação de exames complementares, atuação em unidade de terapia intensiva (UTI), atuação em centro cirúrgico. Estudar a integração de especialidades e importância para o atendimento integral dos pacientes com necessidades especiais, Clínica Médica inserida no atendimento odontológico do paciente com necessidades especiais, psicologia inserida no atendimento odontológico do paciente com necessidades especiais, Fonoaudiologia inserida no atendimento odontológico do paciente com necessidades especiais, Fisioterapia inserida no atendimento odontológico do paciente com necessidades especiais. Conceituação, classificação e fatores etiológicos das doenças sistêmicas e condições sistêmicas: diabetes, cardiopatias, doenças hematológicas, insuficiência renal crônica, epilepsia, doenças autoimunes e doenças vesicobolhosas, doenças hepáticas –fibrose sística pulmonares, pacientes transplantados, pacientes imunossuprimidos por medicamentos, gestantes, manifestações clinicas e terapêuticas medicamentosas nas doenças sistêmicas crônicas e condições sistêmicas, assistência odontológica nas doenças e condições sistêmicas. Conceituação, classificação e fatores etiológicos do câncer, pacientes em onco-hematologia, pacientes com câncer e irradiados em cabeça e pescoço, pacientes em uso de quimioterapia, manifestações clinicas e terapêuticas medicamentosas em pacientes oncológicos, diagnóstico e tratamento de lesões bucais cancerizáveis, assistência odontológica de pacientes oncológicos. Noções básicas sobre envelhecimento do organismo e do psiquismo, envelhecimento e prática clínica, doenças bucais na Terceira Idade: redução da capacidade gustativa, xerostomia, alterações do periodonto, alterações dos dentes / uso de prótese, promoção de Saúde do Idoso, atendimento domiciliar e gestão em home care. Manifestações e apresentação clínica do medo e outras emoções (medo, ansiedade, angústia e resistência), fisiologia do estresse, conceituação, classificação e indicação dos níveis de sedação (mínima, moderada, dissociativa, profunda e anestesia geral). |
Clínica para Pacientes com Necessidades Odontológicas Especiais (380h) |
Ementa: Parte teórica: Revisão da biossegurança e clínica odontológica. Capacitação para realizar exames, estabelecer diagnóstico e desenvolver plano de tratamento adequado as condições bucais e sistêmicas dos pacientes, reconhecer problemas comportamentais e atuar solucionando tais condições, indicar e interpretar radiografias intrabucais de qualidade para diagnóstico em paciente com necessidades especiais, planejar e aplicar programa preventivo das principais doenças bucais, apropriado a cada paciente. Acessibilidade. |
Voltar para o início da página.
Coordenadora: Profa. Dra. Francine do Couto Lima Moreira
Subcoordenadora: Profa. Dra. Nádia do Lago Costa
Secretária: Sra. Gláucia Terra e Silva.
E-mail: glaucia_silva@ufg.br
Site: clique e confira.
Telefones: (62) 3209-6325 (Secretaria).