Odontopediatria

 

Objetivo do Curso

O curso tem por objetivos capacitar os profissionais com conhecimentos teóricos e práticos necessários para a realização de procedimentos odontológicos em crianças e adolescentes relacionados com a prevenção e reabilitação bucal, oferecer tratamentos odontológicos visando a prevenção da doença cárie e periodontal com acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do sistema estomatognático da criança à idade adulta de forma multidisciplinar com outras áreas da saúde (psicologia, nutrição, fonoaudiologia, pediatria), realizar uma integração entre os pacientes atendidos no curso de graduação em Odontologia da FO-UFG, viabilizar o acesso de discentes do curso de graduação em Odontologia, possibilitando o acompanhamento de casos de maior complexidade, viabilizar o acesso de discentes do programa de pós-graduação “Stricto Sensu” e servir de campo de prática para atividades de pesquisa e extensão.

 

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Metodologia

O curso ocorrerá em cinco etapas concomitantes, com avaliações constantes do rendimento e aferição do conhecimento: Desenvolvimento teórico; Demonstração e treinamento laboratorial; Demonstração e atendimento clínico supervisionado; Apresentação de seminários; Apresentação de casos clínicos. Assim, o curso se desenvolverá inicialmente com aulas teóricas de forma expositiva, apresentando noções básicas e fundamentais nas áreas da saúde correlatas (psicologia, nutrição, pediatria e fonoaudiologia) e Odontopediatria propriamente dita. Dessa forma, em segundo momento, iniciaremos as atividades de treinamento laboratorial e de atendimento clínico, onde o planejamento será realizado com a equipe multidisciplinar e altamente qualificada presente no curso.

Aulas teóricas expositivas de áreas associadas à Odontopediatria também serão ministradas, como forma de integrar a especialidade. Assim, os alunos terão aulas de dentística, materiais dentários, periodontia, patologia, imaginologia e endodontia, como forma de viabilizar o tratamento odontológico integrado e holístico da criança em desenvolvimento. O terceiro momento do curso envolverá o atendimento dos pacientes em clínica. Os pacientes serão previamente triados pela equipe de professores, para que em seguida haja um momento de planejamento dos casos. Alguns casos serão selecionados e os docentes realizarão demonstração ao vivo dos protocolos de atendimento e tratamento dos pacientes, para que posteriormente à exposição teórica, demonstração , treinamento laboratorial e demonstração clínica, os alunos sejam capazes de planejar e atuar de forma integral e responsável no atendimento odontológico de crianças e adolescentes com necessidades de prevenção e reabilitação bucal, obedecendo os preceitos da ética e evidências científicas consolidadas.

 

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Informações Gerais

Público-Alvo Cirurgiões-Dentistas
Carga Horária Total 768 horas de aulas teóricas, laboratoriais e clínicas
Tipo de Ensino Semipresencial
Período do Curso 25/04/2022 à 31/03/2025
Turno Segunda-Feira: 8:00-12:00 hs e 14:00 - 18:00 hs;
Terça-Feira: 8:00-12:00 hs e 14:00 - 18:00 hs;
Quarta-Feira: 8:00-12:00 hs e 14:00 - 18:00 hs;
Quinta-Feira: 8:00-12:00 hs e 14:00 - 18:00 hs.


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Processo seletivo

Etapas: o processo de seleção, inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do Curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.

Último edital: clique aqui para conferir. 

Prazo de inscrição: 29/07/2022 a 11/09/2022. 

 

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Disciplinas

Metodologia do Trabalho Científico (60h) Ementa: Orientações quanto às normas gerais de realização de um trabalho científico, investigação científica, pesquisa bibliográfica, conceitos, métodos e técnicas de pesquisa, leitura crítica de artigos, normas de TCC.
Ética e Legislação Odontológica (30h) Ementa: Conscientização do aluno quanto a sua responsabilidade profissional perante o paciente, discussão da legislação odontológica pertinente à Odontopediatria e a importância da valorização do código de ética profissional.
Bioética (16h) Ementa: Enfoque do conceito atual da bioética e a importância do respeito ao paciente infantil como ser humano no odontológico, valorizando a necessidade de comprovações científicas dos novos materiais ou técnicas, bem como os aspectos relacionados à pesquisa em seres humanos e com crianças.
Discussão de Casos Clínicos de Odontopediatria (28h) Ementa: Discussão de casos clínicos com diferentes graus de complexidade, iniciando por casos de prevenção, seguindo por casos mais complexos de restauração e reabilitação bucal com enfoque nas técnicas comportamentais de atendimento odontológico a crianças, apresentando materiais e inovações na área da Odontopediatria.
Odontopediatria I (84h) Ementa: Atendimento odontológico infantil a crianças de 4 a 11 anos de idade com abordagem preventiva e curativa com ênfase nos seguintes tópicos : Psicologia e manejo do comportamento infantil; Exame clínico, Diagnóstico e Plano de Tratamento em Odontopediatria; Radiologia em Odontopediatria; Semiologia aplicada a odontopediatria; Cariologia; Doença Periodontal na Infância; Controle químico e mecânico do biofilme dental em crianças; Hábitos alimentares na Infância; Uso de fluoretos na odontopediatria; Tratamento Restaurador atraumático.
Imaginologia e Patologia aplicadas a Oodntopediatria (8h) Ementa: Ministra conhecimentos relativos a higiene das radiações, uso dos exames por imagem em odontologia, com ênfase no planejamento radiográfico em Odontopediatria. Aborda as principais lesões da cavidade bucal e anomalias dentárias que acometem crianças e adolescentes.
Biossegurança e Controle de Infecção (8h) Ementa: Estudo da microbiologia da cavidade bucal e aplicação dos princípios de controle de infecção e contaminação cruzada no consultório odontológico, enfatizando a necessidade da implementação de normas de biossegurança.
Pediatria (8h) Ementa: Ministra aspectos da pediatria importantes para formação do Odontopediatra como: crescimento e desenvolvimento infantil, imunização da criança e adolescente (cartão de vacinas), terapêutica medicamentosa na infância e doenças infecto contagiosas de acometimento bucal.
Nutrição (8h) Ementa: Ministra conteúdo de nutrição infantil nas diversas faixas etárias enfatizando os grupos de alimentos e seus feitos sistêmicos e locais no organismo, amamentação natural e artificial, potencial cariogênico dos alimentos, avaliação do diário alimentar, prevenção da obesidade infantil e juvenil, aconselhamento dietético, avaliação da dieta, substitutos do açúcar.
Materiais Dentários e Dentística aplicados à Odontopediatria (28h) Ementa: Ministra conteúdos de materiais dentários aplicados à Odontopediatria e tratamentos restauradores em crianças e adolescentes com ênfase na reabilitação bucal. Aborda a proteção do complexo dentinho pulpar, cimento de ionômero de vidro e materiais bioativos. Realiza treinamento laboratorial do “hands on”em modelos e treino na manipulação dos materiais odontológicos.
Periodontia e Endodontia aplicadas à Odontopediatria (12h) Ementa: Aborda aspectos do periodonto normal da criança e adolescente, principais doenças periodontais, raspagem Na endodontia ministra o tratamento endodôntico de dentes permanentes jovens com rizogênese incompleta, utilizando hidróxido de cálcio na endodontia e diagnóstico endodôntico.
Odontopediatria: primeira infância (68h) Ementa: Atendimento odontológico de crianças na primeira infância com abordagem do conteúdo: Psicologia pré-natal, perinatal e na primeira infância; Consulta pediátrica; Abordagem comportamental e consulta odontopediátrica na primeira infância; Nutrição na primeira infância (aleitamento natural e artificial); Desenvolvimento das funções bucais do bebê; Desenvolvimento anatomofuncional da boca; Formação, anatomia e erupção dos dentes decíduos; Desenvolvimento da dentição decídua (normoclusão X maloclusões); Programa educativo e preventivo para saúde bucal na primeira infância; Diagnóstico e tratamento de condições patológicas da cavidade bucal na infância.
Odontohebiatria (20h)

Ementa: Atendimento odontológico de adolescente abordando na teoria e clínica o conteúdo: Adolescência (definição, fases, epidemiologia); Características do adolescente e do odontohebiatra; Consulta Odontológica na adolescência; Aspectos psicológicos durante o atendimento odontológico do adolescente; Distúrbios de comportamento (conduta, euforia, ansiedade e retraimento); Distúrbios alimentares (anorexia nervosa, bulimia nervosa, obesidade, pica e vigorexia); Drogas e saúde bucal; Halitose na adolescência; Uso de piercing e adornos dentais na adolescência; Educação do paciente hebiatra para saúde bucal (Dieta e higiene bucal); Tratamentos odontológicos restauradores e estéticos na adolescência.

Odontopediatria II (84h)

Ementa: Esta disciplina é responsável por promover a atenção odontológica a crianças de 4 a 11 anos de idade, bem como aprofundar os conhecimentos teóricos e clínicos do estudante para as especificidades do cuidado odontológico nessa faixa etária. Aborda os seguintes temas: Dentística em Odontopediatria; Terapia Pulpar em dentes decíduos e permanentes jovens; Anestesiologia e controle da dor em odontopediatria; Cirurgia em Odontopediatria; Lesões traumáticas na dentição decídua, mista e permanente jovem; Hábitos parafuncionais na odontopediatria; Terapêutica medicamentosa aplicada a criança; Recursos protéticos utilizados em Odontopediatria; Anomalias de desenvolvimento dentário: diagnóstico e tratamento; Afecções estomatológicas em crianças.

Ortodontia Preventiva e Interceptativa (96h) Ementa: Atendimento odontológico de ortodontia preventiva e interceptativa com o diagnóstico, planejamento e tratamento de maloclusões na dentição decídua e mista. Aborda os seguintes temas: Crescimento e desenvolvimento crânio facial; Documentação ortodôntica; Desenvolvimento da oclusão; Classificação das más oclusões; Época ideal do tratamento ortodôntico; Exame, diagnóstico e plano de tratamento na Ortodontia; Hábitos bucais deletérios; Mantenedores e Recuperadores de espaço; Ortodontia interceptativa nas dentaduras decídua e mista; Apinhamento dentário; Extração seriada; Expansão Maxilar; Higiene bucal dos pacientes ortodônticos.
Fonoaudiologia (12h) Ementa: Abordagem da fonoaudiologia e odontopediatria como trabalho conjunto no adequado crescimento e desenvolvimento da face (binômio forma e função). Interação fonoaudiologia e odontopediatria; Avaliação fonoaudiológica do paciente odontopediátrico; Motricidade oral e consulta fonoaudiológica; Sistema da fala, deficiente auditivo, funções musculares bucofaciais; Interação da fonoaudiologia com a otorrinolaringologia; Trabalho multidisciplinar e interdisciplinar na Odontopediatria.
Psicologia Infantil (8h) Ementa: Psicologia infantil – fases do desenvolvimento segundo Jean Piaget (desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento psicológico da criança, psicologia Infantil (processos socioafetivos, gerenciamento comportamental em Odontopediatria por métodos não farmacológicos e farmacológicos, Dor,  infância, ansiedade medo, estresse e birra na Odontopediatria.
Habilitação em sedação inalatória com oxido nitroso/oxigênio (96h) Ementa: Abordagem do histórico da sedação inalatória, gases para sedação, oximetria transcutânea, exame clínico equipamentos necessários para sedação inalatória, seguido da técnica de sedação com óxido nitroso/oxigênio e aspectos éticos e financeiros da sedação inalatória.
Odontologia para crianças com necessidades especiais (38h)

Ementa: Abordagem da criança com necessidades especiais no âmbito da odontologia: Classificação e Conceitos da criança com necessidades especiais; Abordagem comportamental psicológica em pacientes pediátricos com necessidades especiais; Deficiência intelectual em crianças; Síndrome de Down: Tratamento odontológico integral; Distúrbios genéticos e sindromologia com foco na infância; Transtorno do espectro autista; A criança com paralisia cerebral; Desordens sistêmicas em crianças e sua interpelação com a saúde bucal; Higiene bucal para crianças com necessidades especiais; Tratamento odontológico integral para o paciente com necessidades especiais; Odontologia hospitalar e a criança especial; Interdisciplinaridade em saúde.

Habilitação em práticas integrativas e complementares à saúde bucal na
área de laserterapia (60h)

Ementa: Enfoque no uso de laseres na odontopediatria com indicações do laser de baixa e alta potência, terapia fotodinâmica, laserterapias sistêmica e LED`s na Odontologia como parte das práticas integrativas e complementar saúde bucal de criança e adolescente. Enbasamento teórico e protocolos clínicos.


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Contato

Coordenadora: Profa. Dra. Ilda Machado Fiuza Gonçalves

Subcoordenadora: Profa. Dra. Nancy Tomoko Sacono

Secretária: Sra. Juliana Nascimento Alves de Sousa


E-mail: julianasousa@ufg.br

 

Telefones: (62) 3209-6049

 

Site: clique e acesse.  

 

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