Programa de Pós-Graduação Assistência e Avaliação de Saúde - PPGAAS

Objetivos

O programa tem como objetivo formar profissionais com uma visão inter(multi)disciplinar capazes de compreender a saúde, desde a avaliação, acompanhamento e diagnóstico do indivíduo, até os processos do serviço de saúde em todos os níveis e gerar uma visão transformadora da educação em saúde, por meio das práticas de ensino interprofissional, com olhar holístico ao paciente.

 

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Diferenciais

- A estrutura curricular do programa foi planejada de modo a atender o perfil do egresso desejado pelo PPGAAS, focando principalmente na formação de um profissional com uma visão inter(multi)disciplinar. Além disso, as atividades complementares são essenciais para a formação do mestrando, e busca incentivar a produção técnica e bibliográfica e a formação de uma rede de network.

- No ano de 2020 o programa contava com 32 projetos em andamento, sendo 15 destes financiados por instituições como CAPES, FAPEG, CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO, Ministério da Saúde e um internacional- Work Package - ZikaPLAN Consortium Europeu (Zika preparadness Latin American Network) funded by European Union Horizon 2020.

 

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Infraestrutura 

A Faculdade de Farmácia e demais institutos, aos quais estão vinculados os professores do PPG fornecem toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das estratégias de ensino e dos projetos de pesquisa e extensão supracitados:

  • Laboratório de Pesquisa em Produtos Naturais (LPPN) e Laboratório de PD&I de Bioprodutos;
  • Laboratório de Análise Farmacêutica e Ambiental (LaFAm);
  • FarmaTec - Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Fármacos, Medicamentos e Cosméticos Laboratório de Tecnologia Farmacêutica;
  • Laboratório de Genética Molecular e de Micro-organismos; 
  • Laboratório de Anaeróbios, Fenotipagem e Biologia Molecular de Micro-organismos (LAFEBIM);
  • LAFEBIM;
  • NAF-Saúde: Laboratório de 120 m2 equipado com computadores, Datashow, impressoras, mobiliários, sistema de simulação realística, pontos de internet e telefonia;
  • Labmeq –Laboratório de Monitoramento Externo da Qualidade (LabMEQ);
  • BioTec - Laboratório de Biologia Molecular e Tecnologia Aplicada ao Diagnóstico Laboratorial;
  • Laboratorio de Pesquisa em Ensino e Servicos em Saúde LaPESS;
  • Laboratório de Microbiologia de Medicamentos e Alimentos (LaMiMa);
  • NEAS - núcleo de economia e avaliação em saúde;
  • Laboratório de Microfluídica e Eletroforese.
  • Laboratório Multiusuário de HTS LabMulti HTS (Faculdade de Farmácia - UFG);
  • Laboratórios pertencentes à FF-UFG, compartilhados pelo Programa.
  • Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos; 
  • Centro de Análises Clínicas Rômulo Rocha (unidade II);
  • Farmácia Universitária.

 

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Perfil dos docentes

O atual (2020) corpo docente do PPGAAS é formado de 15 docentes permanentes (DP) e 3 docentes colaboradores (DC). Do total de DP, sete são farmacêuticos, três biomédicos, um químico, uma médica, uma médica veterinária, um biólogo e um economista. A formação de graduação já mostra uma diversidade importante para objetivo do programa em formar um profissional com uma visão inter(multi)disciplinar. A formação na área de doutoramento em saúde coletiva, doenças infeciosas e parasitárias, medicina tropical, farmácia, engenharia química, biologia celular, farmacoeconomia, reforça a diversidade e capacidade dos DP participarem em uma ou de ambas as linhas de pesquisa e ofertarem as disciplinas para garantir a formação do profissional conformem esperada pelo programa.

Entre os permanentes, 8 são docentes da Faculdade de Farmácia, 3 docentes vinculados ao Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, 2 vinculados ao Instituto de Ciências Biológicas, 1 vinculado ao Instituto de Química, e 1 vinculado a Faculdade de Medicina. Trata-se de um grupo experiente e com formação diversificada. Quatro docentes concluíram o doutorado a mais de 14 anos, 10 obtiveram esta titulação entre sete e 13 anos atrás e 1 a menos que 7 anos. Os professores do PPGAAS obtiveram a titulação de doutor em diferentes PPG, tais como Universidade de São Paulo (6), Universidade Estadual de Campinas (1), Universidade Federal de Minas Gerais (1), Universidade de Brasília (2) e na Universidade Federal de Goiás (5). Todos os docentes obtiveram seus títulos em Programas de Pós-Graduação com conceitos CAPES de bom a excelente (4-7). Além disso, 52,9% dos docentes permanentes realizaram estágio pós-doutoral.

 

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Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Assistência e Avaliação em Saúde foi proposto pela Faculdade de Farmácia (FF) da Universidade Federal de Goiás e aprovado no ano de 2014. Ele é o mais novo, de quatro programas de pós-graduação da FF/UFG, que além do PPGAAS ainda tem o PPG em Ciências Farmacêuticas, o PPG em Inovação Farmacêutica e o PPG em Nanotecnologia Farmacêutica. Enquanto os demais programas da FF/UFG são voltados para o desenvolvimento científico e formação de profissionais com foco no medicamento, o PPGAAS possibilita o desenvolvimento de produtos e tecnologias aplicadas ao diagnóstico de doenças negligenciadas e não negligenciadas de interesse, prioritariamente regional, e à saúde, visando o bem estar psíquico e social do indivíduo.

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Internacionalização

O PPGAAS possui importantes parcerias com alguns órgãos e universidades, a saber:

  • Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FCFRP-USP). Essa parceria já resultou em vários artigos científicos, inclusive derivados de um projeto temático, realizado em conjunto entre UFG, FCFRP-USP e Universidade Técnica da Dinamarca.
  • FCFRP-USP;
  • A. C. Camargo Cancer Center e o National Institutes of Health (NIH), National Cancer Institute, Division of Cancer Epidemiology & Genetics, em um projeto financiado pela FAPESP em colaboração com NIH/NCI/USA;
  • Ainda destacando o estabelecimento de parceria internacionais, o Laboratório de Pesquisa em Ensino e Serviços em Saúde por meio das linhas de pesquisa relacionado ao Ensino na Saúde estabeleceu um acordo de colaboração internacional entre a Universidade Federal e Goiás e a UNIVERSIDAD MAYOR DE SAN ANDRÉS – UMSA de Lá Paz, Bolívia, por meio do Centro Psicopedagógico y de Investigación en Educación Superior - CEPIES/UMSA. 

 

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Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
- - 3 3

 

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Informações Gerais

Nível Mestrado
Áreas de Concentração  Assistência e Avaliação em Saúde
Linhas de pesquisa
  • LP1: Avaliação, Validação, Diagnóstico e Desenvolvimento de Produtos Aplicados à Saúde Humana, Animal e Meio Ambiente;
  • LP2: Ensino, Assistência e Avaliação das Tecnologias Aplicadas à Saúde.
 Estrutura Curricular  O estudante de mestrado deve integralizar 36 créditos no total, dos quais 16 em disciplinas, 04 em atividades complementares, 16 referente a dissertação.
Disciplinas

Obrigatórias: Avaliação de serviços em saúde (32h); Avaliação de tecnologias em saúde (32h); Seminários Integrados (32h).

Disciplinas optativas que contribuem para a formação do discente de acordo com a LP1: Avaliação clínico-laboratorial e imunopatologia das viroses humanas (48h); Avaliação e validação de métodos diagnósticos aplicados às doenças infecciosas (32h); Avaliação genotóxica e protótipo de fármacos (48h); Biotecnologia aplicada ao diagnóstico de microorganismos (48h); Medicina genômica (32h) Métodos espectrométricos aplicados ao controle e avaliação de produtos para a saúde (64h); Métodos clássicos de identificação bacteriana (48h); Tópicos avançados em citopatologia (32h); Farmacogenética e farmacogenômica (32h); Impacto da contaminação microbiana em alimentos, medicamentos e áreas hospitalares (32h).


Disciplinas optativas que contribuem para a formação do discente de acordo com a LP2: Assistência farmacêutica (32h); Epidemiologia aplicada (32h); Inovação para a assistência em saúde (64h); Saúde: Ensino e Planejamento (64h); Saúde baseada em evidência (48h); Epidemiologia em Saúde (48h).

4. Disciplinas optativas que contribuem para a formação do discente independente da LP: Metodologias inovadoras para docência em saúde (32h); Redação técnica e científica (32h); Revisão sistemática e metanálise (32h); Bioestatística aplicada à saúde (32h); Estratégias para redação de artigo científico e otimização do preenchimento da Plataforma Lattes (64h); Estágio em docência (32h); Avaliação e preparação para a apresentação do produto final (48h); Ferramentas facilitadoras da escrita científica (endnote, mendeley, R2 e Start) (32h).

 

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Processo seletivo

Número de vagas ofertadas no ano para Mestrado: 15

Último edital: clique aqui e confira.

 

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Contato 

Coordenadora: Profª. Drª. Keila Correia de Alcântara

Vice-coordenadora: Profª. Drª. Valéria Christina Rezende Féres

E-mail: olimpianunes@ufg.br 
Telefone:  (62) 3209-6442

Site: ppgaas.farmacia.ufg.br 

 

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