Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal - PPGCA

Missão 

Qualificar profissionais de excelência em Ciência Animal, com capacidade crítica e inovadora, comprometidos com o desenvolvimento científico, tecnológico e as demandas da sociedade local, regional, nacional e internacional, com ênfase na Produção Animal e Saúde Única no Bioma Cerrado.

 

Voltar para o início da página.

 

Objetivos

O PPGCA tem o propósito de qualificar indivíduos como mestres e doutores, numa perspectiva transversal, perpassando as dimensões da Ciência Animal e das demandas da sociedade. Esse propósito se dará nos eixos de formação acadêmica, científica, humanística e de liderança, da seguinte forma:

a) promover a qualificação de futuros docentes, pesquisadores e profissionais da área de Ciência Animal, explorando seu potencial nucleador, buscando agregar qualidade ao magistério superior, a pesquisa e aos serviços técnicos no âmbito público e privado;

b) desenvolver ensino e pesquisa interdisciplinar de excelência no âmbito da Ciência Animal no Centro-Oeste com impacto nacional e internacional, promovendo a geração e transferência do conhecimento científico e tecnológico, com ênfase para o Bioma Cerrado;

c) viabilizar e fomentar a integração da pós-graduação com diferentes esferas educacionais, perpassando o ensino básico e até o superior;

d) desenvolver e aplicar o conhecimento científico nos diferentes ecossistemas urbanos e naturais para promover a inovação e desenvolvimento tecnológico no âmbito da Saúde Única, integrando academia, políticas e sociedade;

e) capacitar os indivíduos para identificar e/ou antecipar problemas com impacto social e econômico, propondo resoluções para os mesmos com o intuito de produzir ciência aplicada e promover a inserção social a partir de atividades de ensino, pesquisa e extensão, alavancando ações nacionais e internacionais;

f) desenvolver habilidades pessoais para além da produção intelectual, aprimorando competências interpessoais, organizacionais, cognitivas e de comunicação, instigando o pensamento crítico e independente atendendo às demandas atualizadas do mercado.

 

Voltar para o início da página.

 

Diferenciais

- As disciplinas são presenciais. Em alguns casos, contam com a participação de convidados externos internacionais presenciais ou via webconferência. Os métodos de ensino são variáveis conforme a proposta do docente. Porém, identifica-se o emprego de aulas expositivas, práticas (em que o discente é conduzido à execução), discussão de temas de importância e observa-se também o maior aporte de informação no que diz respeito ao tema alvo em outros locais do mundo. 

- Todas as disciplinas foram atualizadas pelos seus coordenadores, com ajustes em ementas, objetivos e principalmente referencial bibliográfico. Além disso, as disciplinas ofertadas PPGCA estão associadas as linhas de pesquisa e área de concentração e buscam o desenvolvimento de habilidades científicas e interpessoais, valorizando o empreendedorismo, inovação, gestão e ética na experimentação animal.

- Entre os docentes permanentes existem docentes formados nas áreas de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Agronomia oriundos de diferentes universidades do país. Essa diversidade é positiva e compatível com as as áreas de concentração e linhas de pesquisa do PPG.

- Docentes com forte inserção nacional e internacional, atuando também em atividades de destaque na gestão científica, como Prof. Maria Clorinda Fioravanti - membro de diversas comissões de avaliação da CAPES, CNPq e FAPEG), sociedades científicas, como Prof. Álvaro Ferreira Júnior - membro da diretoria da Associação de Buiatria do Estado de Goiás e DF, editorias científicas, como Prof. Éverton Kort Kamp Fernandes - Editor Associado da Revista de Patologia Tropical, da Frontiers in Fungal Biology: Fungi-Animal Interactions, e da BioControl.

- 76% dos professores permanentes do PPGCA participam como revisores em periódicos internacionais. 

 

Voltar para o início da página.

 

Infraestrutura 

O Programa se localiza na Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ), localizada no Campus Samambaia, da Regional Goiânia da UFG. A EVZ dispõe de uma área de 48 hectares destinada a pastagens e lavouras, além de extensa área construída com edificações para a realização das atividades didáticas, de pesquisa e de extensão. São 26 salas de aulas, 29 laboratórios, uma sala de impressão, encadernação e fotocópias, um Hospital Veterinário, um Centro de Pesquisa em Alimentos e instalações para as seguintes especialidades de produção animal: confinamento (produção de bovinos de corte), aviário-escola (produção de frango de corte), fazenda escola (bovinocultura leiteira), caprinocultura, piscicultura, suinocultura, fábrica de ração e quatro currais. As estruturas de pesquisa do PPGCA, EVZ e UFG incluem laboratórios, salas de aula, sala de estudos, locais de experimentação, laboratório de informática, sala de vídeo conferência, biotérios, piquetes, fazendas experimentais, área física e biblioteca aptos para realização do grande número de projetos de pesquisa, ensino e extensão.

 

Voltar para o início da página.

 

Perfil dos docentes

O atual corpo docente do programa é formado por 25 docentes permanentes (DP) e seis colaboradores (DC). Entre os DPs existem docentes formados nas áreas de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Agronomia oriundos de diferentes universidades do país. 

 

Voltar para o início da página.

 

Histórico

O PPGCA surgiu da vontade conjunta de diversos docentes da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (EVZ/UFG) de gerar mais conhecimento e progresso científico para a região. Foi criado em 1995 com o nome de Programa de Mestrado em Medicina Veterinária, inicialmente com mestrado em uma única área de concentração, “Sanidade Animal”. Dois anos mais tarde, em 1997, foram concluídas nove defesas da primeira turma de ingressantes. Em 1999, criou-se uma segunda área de concentração, a “Produção Animal”, para atender a grande demanda regional relacionada ao agronegócio. Em 2002, o programa mudou seu nome para Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA), tendo início o curso de doutorado. 

O programa se expandiu e em 2003 abriu-se a terceira área de concentração (Patologia, Clínica e Cirurgia) e, em 2005, a quarta área (Higiene e Tecnologia de Alimentos). Objetivando uma melhor integração e cooperação entre as áreas, em 2007, decidiu-se pela junção das áreas de “Sanidade Animal à Higiene” e “Tecnologia de Alimentos”, originando a área de “Sanidade Animal e Higiene e Tecnologia de Alimentos” e, assim, o programa passou a contar com três áreas de concentração.

A grande expansão do PPGCA terminou por colocá-lo como um dos maiores PPG do Brasil na sua área. Essa grande dimensão aliada a particularidades da avaliação da área da produção animal, fez com que se iniciasse uma discussão na EVZ/UFG sobre a criação de um novo programa vinculado à outra área da CAPES, a Zootecnia. Ao final do ano de 2012, a proposta foi apresentada e aprovada pela CAPES, culminando na criação do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ), atualmente com conceito 4. No processo seletivo de 2013, a Coordenadoria do PPGCA decidiu não abrir mais vagas para a área de concentração “Produção Animal''. Diante da nova realidade, o programa buscou a conclusão dos projetos relacionados à Produção Animal iniciados em 2010, 2011 e 2012 e, no ano de 2016, ocorreram as últimas defesas dos discentes de doutorado desta área. 

 

Voltar para o início da página.

 

Mobilidade e Pesquisa

No quadriênio 2017-2020 onze discentes do programa realizaram mobilidade, para as seguintes instituições: University of Athens (Georgia), Poisonous Plant Research Laboratory (Estados Unidos), Universidad de Córdoba (Espanha), Universidade de Lisboa (Portugal), Ohio Agricultural Research and Development Center da Ohio State University (Estados Unidos), University of Brown (Estados Unidos), University of Minnesota (Estados Unidos), Universitá di Pisa (Itália), Al Khalediah Equine Hospital (Arábia Saudita) e Universidad de Murcia (Espanha). Houveram também 6 estudantes estrangeiros, advindos de Portugal, Espanha, Colômbia e Egito. 

 

Voltar para o início da página.

 

Internacionalização

O percentual de docentes permanentes do programa que participam ou coordenam redes consolidadas de pesquisa com parceiros internacionais são 50%. Dentre os mecanismos que o Programa possui para recepcionar os alunos estrangeiros encontram-se dois projetos de extensão chamados English Conversation Meeting e Encuentro de conversación en español, com o objetivo de integrar discentes da EVZ-UFG com membros externos e da comunidade acadêmica, com ampla experiência nas línguas inglesa e espanhol, incluindo os alunos estrangeiros, em busca de aprimoramento da oratória em língua estrangeira. Somam-se a isso as disciplinas em língua inglesa ofertadas pelo PPGCA: Special Seminars on Veterinary Animal Science, primeira disciplina regular do programa, ministrada totalmente em língua inglesa que prepara o discente para apresentações de projetos de pesquisa e resultados científicos, e Critical Analysis of Scientific Papers, implementada em 2019, que aborda a redação e a avaliação crítica de artigos internacionais.

 

Voltar para o início da página.

 

Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
Conceito 4 Conceito 5 Conceito 5 Conceito 5

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Nível Mestrado e doutorado
Áreas de Concentração 

1) Cirurgia, Patologia animal e Clínica médica (CiPAC);

2) Saúde Animal, Tecnologia e Segurança de alimentos (SaTS).

Linhas de pesquisa
  • Clínica, cirurgia, diagnóstico laboratorial e por imagem;
  • Medicina de animais de produção;
  • Patobiologia e morfofisiologia animal, experimental e comparada;
  • Saúde única e medicina veterinária preventiva;
  • Tecnologias aplicadas a ciência animal e aos alimentos.
 Estrutura Curricular  O discente de mestrado deverá integralizar 20 créditos no total e o discente de doutorado deverá integralizar 25 créditos no total. Assim, o discente deve cursar no mínimo 80% do total de créditos em disciplinas ligadas à área de concentração associada ao projeto apresentado no programa. No entanto, não há impedimento ao aluno, tanto do mestrado, quanto do doutorado, transitar entre áreas, uma vez que isto permite o fortalecimento e torna transparente a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade (disciplinas de domínio conexo).
Disciplinas

Disciplinas obrigatórias (oferta anual regular): Metodologia da pesquisa científica (48h); Planejamento e análise de experimentos (48h); Seminários aplicados a SaTS e CIPAC (48h); Técnicas de pesquisa bibliográfica e redação científica (32h).

Atividades obrigatórias (oferta anual regular): Colóquio de Projetos (16h); Seminários de acompanhamento de doutorado (16h); Integração ensino, pesquisa e extensão na ciência animal I (32h); Integração ensino, pesquisa e extensão na ciência animal II (32h).

Disciplinas de núcleo comum: Biossegurança em laboratórios de pesquisa e biotérios (32h); Aspectos éticos e legais em experimentação animal (32h); Utilização de recursos computacionais na análise de dados (48h); Soft Skills: habilidades empreendedoras (32h); Special seminars on veterinary animal Science (32h); Critical analysis of scientific papers (32h). Além destas, também há a disciplina “Tópicos Especiais” divididas em áreas – SATS, CIPAC, SATS e CIPAC, e PRPG/PRPI, com cargas horárias distintas 16, 32 e 48 horas, em que temas não constantes na grade original podem ser ministrados por professores externos ou do programa.

Disciplinas optativas/área de concentração: CiPAC- Bases gerais da imunoistoquímica em medicina veterinária (48h); Diagnóstico pós-morte (64h);  Histopatologia aplicada à pesquisa animal (32h);  Neurologia veterinária (48h); Neuropatologia veterinária (32h); Toxicologia clínica aplicada à medicina veterinária (32h); Patologia clínica veterinária (48h); Diagnóstico por imagem em medicina veterinária (32h);  Cardiopatias nos animais domésticos (32h); Bases gerais da cirurgia animal (32h); Técnicas anestésicas e analgésicas em modelos animais utilizados na experimentação (48h);  Especialidades médicas em ruminantes: aspectos clínicos, cirúrgicos e terapêuticos (32h); Clínica e saúde aplicadas aos recursos genéticos animais (32h); SaTS- Fundamentos de biologia molecular e diagnóstico molecular (48h);  Novas tecnologias para o controle de carrapatos (32h); Parasitologia aplicada à ciência animal (48h); Bacteriologia aplicada à saúde animal (48h); Doenças e manejo integrado de suínos (48h); Epidemiologia aplicada à sanidade animal (32h); Virologia e doenças virais (32h); Impactos epidemiológicos da vida selvagem (32h); Identificação e quantificação de ácidos graxos por cromatografia gasosa (48h);  Higiene e processamento na indústria (32h); Microbiologia de alimentos (48h).

 

Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Número de vagas ofertadas no ano para Mestrado: 30

Número de vagas ofertadas no ano para Doutorado: 41

Último edital: clique aqui e confira.

 

Voltar para o início da página.

 

Contato 

Coordenadora: Profa. Dra. Ana Flávia Machado Botelho

Vice-coordenador: Prof. Dr. Caio Márcio de Oliveira Monteiro

Apoio Administrativo: Paula de Oliveira Cortines / Saulo de Castro Ferreira Neto

Emailciencia.animal.evz@ufg.br

Telefone: 62 3521 1586

Site: https://ppgca.evz.ufg.br/ 

Instagram: https://www.instagram.com/ppgca_ufg/ 

 

botão cadastre-se

 

 

Voltar para o início da página.