Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - PPGCB

Missão 

O programa tem por objetivo e missão a capacitação e formação de profissionais para atuarem na docência do ensino superior, na pesquisa científica e no desenvolvimento de atividades inerentes à área de Ciências Biológicas, visando o progresso científico, humano, social e ambiental.

 

Voltar para o início da página.

 

Objetivos

O programa tem como objetivos específicos:

  • Formar recursos humanos para atuarem nas áreas de bioquímica, genética, farmacologia, fisiologia, morfologia, biotecnologia, biologia celular e biologia molecular;
  • Formar sujeitos críticos, capazes de usarem as ferramentas adquiridas no decorrer de seus cursos para solução de problemas relacionados às suas áreas de formação;
  • Ao nível de mestrado, formar sujeitos para atuar na docência superior com capacidade de usar ferramentas didático-pedagógicas atuais, lançando mão da criatividade para enfrentar o desafio do
    ensino-aprendizagem;
  • Ainda ao nível de mestrado, formar sujeitos que tenham uma base de formação ampla e que lhes permita manterem-se atualizados nos temas relacionados à grande área das Ciências Biológicas;
  • Ao nível de doutorado, formar docentes pesquisadores aptos a atuar em grandes centros de pesquisa, elaborar projetos, redigir artigos científicos e propor soluções para os problemas relacionados à grande área das Ciências Biológicas.

 

Voltar para o início da página.

 

Diferenciais

- Os estudantes também podem cursar até 50 % dos créditos totais em disciplinas em outros Programas de Pós-Graduação da UFG ou outras IES, - 12 (doze) no doutorado e 8 (oito) no mestrado, desde que ofertadas por Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES. Esta flexibilização para cursar créditos em outros Programas visa proporcionar ao estudante uma formação inter e multidisciplinar.

- A “Plataforma Bioensaio” é um projeto institucional do PPGCB formada por pesquisadores de três instituições nacionais (UFG, IFG e UFMT) e uma instituição estrangeira colaboradora (Unibo-Itália). Visa o planejamento, síntese e validação do potencial bioativo de moléculas obtidas por processos sintéticos ou oriundas de nossa biodiversidade que podem apresentar propriedades inovadoras com potenciais terapêuticos. A Plataforma, criada em 2012, é o resultado da interação significativa entre as pesquisas desenvolvidas por seus pesquisadores, com a colaboração de pesquisadores nacionais e internacionais em diversas temáticas, com o objetivo de produzir, identificar e caracterizar biomoléculas em duas vertentes norteadoras: prospecção, isolamento e caracterização de moléculas bioativas e, identificação e caracterização de bioatividades.

 

Voltar para o início da página.

 

Infraestrutura 

Para a realização das disciplinas e defesas, o programa tem disponíveis 4 anfiteatros (com capacidade de 157, 77, 143 e 139 pessoas), 1 miniauditório (capacidade 30 pessoas) e 4 salas de aulas (com capacidade de 35, 80, 40 e 25 pessoas), todos localizados no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O PPGCB conta com a infraestrutura de laboratórios localizados na Universidade Federal de Goiás e na EMBRAPA-CNPAF. Na UFG, os laboratórios do PPG encontram-se majoritariamente no ICB, tendo ainda um laboratório na Faculdade de Farmácia. A estrutura laboratorial e de equipamentos têm sido ampliadas massivamente desde o início do triênio 2010-12. 

Os laboratórios associados aos docentes e discentes do PPGCB contam ainda com equipamentos que atendem os diferentes projetos de pesquisa. Grande parte desses equipamentos foi adquirida com recursos provenientes da FAPEG, CNPq e FINEP. Os laboratórios são os seguintes: Laboratório Integrado de Fisiopatologia Cardiovascular e Neurológica – ICB/UFG, Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Molecular – ICB/UFG, Laboratório de Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos- ICB/UFG, Núcleo de Pesquisa em Neurociência e Fisiologia Cardiovascular – ICB/UFG, Laboratório de Química de Polímeros - ICB/UFG, Laboratório de Genética Molecular e Citogenética - ICB/UFG, Laboratório de Fisiologia e Terapêutica Cardiovascular – ICB/UFG, Laboratório de Fisiologia Endócrina e Metabolismo – ICB/UFG, Laboratório de Genética e Citogenética Humana - ICB/ ICB, Laboratório de Microscopia Aplicada à Reprodução – ICB/UFG, Laboratório de Neurofarmacologia e Neuroquímica – ICB/UFG, Laboratório de Química Farmacêutica Medicinal- Faculdade de Farmácia/UFG, Laboratório de Radiobiologia e Mutagênese - ICB/UFG e Laboratório de Biotecnologia –EMBRAPA - CNPAF.

 

Voltar para o início da página.

 

Perfil do egresso

O perfil pretendido para o egresso do PPGCB é o de um mestre ou doutor com formação inter e multidisciplinar na área das Ciências Biológicas, capaz de exercer atividades de pesquisa e magistério superior com ética e responsabilidade na construção do conhecimento através da prática científica e pedagógica, em prol da humanidade e na vigilância do rigor científico.

Atualmente o egresso é titulado como mestre ou doutor em Ciências Biológicas em uma das áreas de concentração: Bioquímica e Genética ou Farmacologia e Fisiologia. O caráter de formação multi e interdisciplinar foi priorizado na matriz curricular, de modo que nosso egresso possa dispor de uma formação mais ampla e seja apto a atuar nas interfaces das ciências que compõem a grande área das ciências biológicas, com ênfase em saúde. Este perfil tem por objetivo oferecer uma opção de Pós-Graduação aos egressos dos cursos de graduação do ICB (Biologia e Biomedicina), bem como aos egressos dos cursos da área de Ciências da Saúde da UFG e de outras instituições. 

 

Voltar para o início da página.

 

Perfil dos docentes

Ao longo do quadriênio (2017 - 2020) corpo docente do PPGCB foi formado por 18 professores no quadro permanente, 5 professores colaboradores e 2 visitantes. Dentre estes professores, 9 do quadro de permanentes e 3 colaboradores são bolsistas produtividades do CNPq. Todos os professores do programa participam de projetos de pesquisas, sendo a grande maioria com financiamento.

 

Voltar para o início da página.

 

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (PPGCB-UFG) foi criado pela Resolução 143/79 do Conselho Coordenador de Ensino e Pesquisa (CCEP). O PPGCB é um dos programas pioneiros na UFG, sendo o primeiro do Instituto de Ciências Biológicas e fez parte do início da história da Pós-Graduação Stricto sensu na Universidade. Sua criação atendeu à demanda local e a de toda a Região Centro-Oeste que carecia de recursos humanos qualificados para atuar no Ensino Superior e na Pesquisa nas áreas das ciências biológicas, agrárias e da saúde. A primeira turma de mestrado foi iniciada em 1980 com o nome de "Mestrado em Biologia Celular" e foi durante muitos anos o espaço para a atuação científica dos docentes das áreas de Ciências Biológicas e Saúde da UFG. Esta necessidade de fornecer as condições para o exercício da pesquisa científica fez com que o Mestrado em Biologia tivesse sempre uma diversidade de orientadores e linhas de pesquisa.

Por muitos anos, o Mestrado em Biologia teve o perfil de um Programa “guarda-chuva”, pois não havia muitos PPGs em áreas específicas de Biologia e Saúde. Assim, o Biologia abrigava um grande número de pesquisadores destas áreas que ingressavam na UFG. Entre 1988 e 1990 o Programa passou por uma primeira reestruturação e, a partir de 1990, passou a conferir aos seus egressos o título de Mestre em Biologia nas áreas de concentração de Genética, Fisiologia, Morfologia, Bioquímica e Biologia Molecular e Ecologia. Nesta época, o programa abrigava professores da Faculdade de Odontologia, Escola de Veterinária, Faculdade de Farmácia, pesquisadores da EMBRAPA, além dos docentes do ICB. O curso chegou a ter 35 docentes credenciados. Nas avaliações trienais deste período (1999-2001 e 2001-2003), o Programa foi conceituado pela CAPES com nota 4 nos dois períodos.

Em 2004, a CAPES aprovou a proposta de doutorado e o curso passou a se chamar Programa de Pós- Graduação em Biologia. Logo em seguida, por orientação da CAPES, o grupo de professores que compunham a área de Ecologia criou um programa, o PPG Ecologia e Evolução. Diante disto, o Biologia passou por uma nova reestruturação, passando a organizar-se em uma única área de concentração intitulada Biologia Celular e Molecular. Entre os anos de 2010 e 2012, por iniciativa de alguns professores do Programa da área de Bioquímica, foi iniciado o processo de criação de um novo Programa no ICB, o PPG em Genética e Biologia Molecular, sendo o segundo Programa nucleado pelo PPGCB. Ressalta-se também que com a abertura de outros PPGs na UFG em áreas específicas, como Odontologia, Ciências Farmacêuticas, Ciências da Saúde, Agronomia, entre outros, vários professores participaram da criação e migraram para estes programas que se enquadravam melhor em suas linhas de pesquisa.

No período de 2005 a 2007, o PPGCB conduziu um Mestrado Interinstitucional (Minter), tendo como instituição receptora a Fundação do Ensino Superior de Rio Verde (FESURV) onde foram qualificados 18 mestres, muitos dos quais estão atuando como docentes naquela instituição. A partir de 2010, com a redistribuição dos docentes em outros PPGs e com o ingresso de novos professores, o corpo docente do PPG em Biologia se agrupava em um novo perfil centralizado em duas grandes áreas, “Fisiologia e Farmacologia” e “Bioquímica e Genética”.

 

Voltar para o início da página.

 

Internacionalização

Visando uma melhor preparação dos discentes dentro da perspectiva de internacionalização, o programa criou duas disciplinas visando contribuir para este objetivo: "Temas em Ciências Biológicas", ministrada em Língua Inglesa, mesmo quando ministrada por professores do PPGCB, pois tem como objetivo aprimorar o treinamento desta língua para alunos visando facilitar a interação com pesquisadores internacionais; “Redação de Artigos Científicos”, inserida no quadro de disciplinas obrigatórias do PPGCB e cuja realização impactou positivamente na melhoria da qualidade dos artigos produzidos pelos estudantes, o que agilizou a submissão dos artigos resultantes das dissertações e teses. 

O programa também possui uma série de acordos de cooperação internacional, entre eles destacam-se os seguintes:

  • O prof. Paulo César Ghedini iniciou uma colaboração com o Dr. Andrea Andrea Tarozzi - Dipartimento di Scienze per la Qualità della Vita (Bolonha, Itália) em 2017, quando o Dr. Tarozzi esteve em missão no PPGCB visitando alguns laboratórios e proferiu palestras aos docentes e discentes do Programa. Nesta visita do Dr. Andrea Tarozzi foram realizadas tratativas para consolidar projetos de cooperação científica entre a Universidade de Bolonha e o PPGCB que foram consolidadas a partir de 2018. Assim, em 2018 o Dr Tarozzi foi credenciado como professor visitante no PPGCB.
  • Em 2018 os pesquisadores Dr. Carlos Galaviz-Hernández e Dra. Martha Sosa-Macías do Instituto Politécnico Nacional (Durango, México) visitaram laboratórios do PPGCB e proferiram palestras aos  docentes e discentes. Esta visita possibilitou que o prof Paulo Ghedini estabelecesse colaboração com estes pesquisadores. Como fruto desta colaboração, o Prof. Paulo Ghedini atuou como Professor visitante no Instituto Nacional Politécnico – México
  • A profa. Rosana Vianelo é líder do projeto “Anthocyanin gene mutation in common bean related to the darkening of the seed coat using the CRISPR-CAS 9 strategy, em parceria internacional com Pioneer HiBred International, Inc. (“PIONEER”), EUA. Também é líder do projeto “Marker-Assisted Selection for resistance to anthracnose and angular leaf spot in common bean through genome-wide analysis” em
    parceria internacional com Leandro Gomide Neves da Empresa RAPiD Genomics, Flórida; e Andrzej Kilian da Diversity Arrays Technology Pty Ltd, University of Canberra, Kirinari St. Bruce, Austrália.
  • O prof. Mauro Cunha Xavier Pinto estabeleceu colaboração com a Dra. Friederike Klempin - Instituto Max-Delbrück-Centrum für Molekulare Medizin (Berlim, Alemanha). A Dra. Klempin visitou o PPGCB nos anos de 2017 e 2019, e proferiu palestras aos docentes e discentes do PPGCB. O Prof. Mauro Cunha Xavier Pinto também é associado à International Federation of Medical Student's Association (IFMSA).
  • O prof Carlos Castro iniciou, em 2019, o projeto “Angiotensin-(1-7) improves cardiac left ventricular bioenergetics and mitochondrial function in a rat model of neonatal high oxygen-induced cardiomyopathy” em colaboração com a Dra. Anne Monique Nuyt. Research Center of CHU Sainte-Justine, filiado ao Université de Montreal – Canadá.
  • A Profa. Elisângela Lacerda tornou-se em 2019 coordenadora de um projeto financiado pela FINEP (QUANTIZIKA: INVESTIGAÇÃO MICROORGANISMO-HOSPEDEIRO) em parceria com pesquisadores do
    ISTITUTE DI SANIDAD – ROMA – ITALIA.
  • Em 2020, o prof. Manoel Francisco Biancardi participou da proposta “Joint Science and Technology Cooperation Call for Joint Project Proposals”, um projeto de colaboração entre Brasil e Itália. Fazem parte deste projeto três instituições, sendo duas do Brasil (UFG- Manoel F Biancardi e UNICAMP- Hernandes Faustino Carvalho) e uma da Itália (Andrea Tarozzi, Departamento de Estudos para a Qualidade de Vida - Universidade de Bolonha-Unibo).

Entre os casos de mobilidade internacional discente, podemos citar os doutorandos Allancer Divino de Carvalho Nunes, Aline Andrade Mourão, Érika Valencia Mejía e João Augusto Vieira de Oliveira, os quais iniciaram em 2017 estágio sanduíche pelo Programa PDSE Capes em laboratórios de pesquisadores da Suíça, Estados Unidos, México e Grã-Bretanha, respectivamente;  A doutoranda Vanessa Dela Justina realizou, no período de maio a julho de 2017, estágio no Centro de Investigaciones Biomédicas do Departamento de Ciências Biomédicas, Escuela de Medicina, da Universidad de Valparaíso, Valparaíso-Chile, sob a supervisão do Dr. Sebastian San Martin, com o objetivo de aprimorar conhecimentos em técnicas de imuno-histoquímica e de cultura de células; A discente Christielly Rodrigues da Silva iniciou em outubro de 2018 o estágio sanduíche na Faculdade de Medicina da Universidade de Barcelona-Espanha, sob supervisão da Dra. Amalia Lafuente Flo e a discente Vanessa Dela Justina iniciou, em dezembro, o estágio sanduíche no Departamento de Fisiologia da Universidade de Augusta – EUA, sob supervisão do Dr. Robert Clinton Webb e em 2019 a doutoranda Hiasmin da Silva Neri realizou estágio sanduíche pelo Programa PDSE Capes na Università di Bologna – Itália, sob supervisão do Dr. Andrea Tarozzi).

 

Voltar para o início da página.

 

Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
Conceito 3 Conceito 4 Conceito 5 Conceito 5

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Nível Mestrado e doutorado.
Áreas de Concentração 
  • Bioquímica e genética;
  • Fisiologia e Farmacologia.
Linhas de pesquisa
  • Bioquímica;
  • Genética;
  • Farmacologia;
  • Fisiologia.
 Estrutura Curricular  A estrutura curricular do PPGCB prevê que os estudantes de mestrado cumpram 16 créditos e os de doutorado 24 créditos em disciplinas ou atividades complementares. Alunos de mestrado e de doutorado devem cursar 6 (seis) e 10 (dez) créditos, respectivamente, em disciplinas obrigatórias, sendo que os alunos de doutorado podem aproveitar aquelas cursadas no mestrado, até o limite máximo de 6 (seis) créditos.
Disciplinas

No quadriênio 2017-2020, o Programa possuía uma grade de 36 disciplinas, entre obrigatórias e não-obrigatórias. Dentre estas, destacam-se: "Redação de Artigos Científicos"; Temas em Ciências Biológicas; Integridade Acadêmica; Didática no Ensino Superior; Inovação e Empreendedorismo; Cuidado e Manejo de Animais de Experimentação;

Disciplinas obrigatórias que contemplam formação básica comum: Redação de Artigos Científicos; Temas em Ciências Biológicas; Didática no Ensino Superior.

Disciplinas não obrigatórias agrupadas de acordo com a linha de pesquisa:

Bioquímica: Biologia Molecular; Enzimologia; Imobilização de Biomoléculas; Introdução ao Laboratório de Bioquímica; Peptídeos Bioativos; Planejamento e Otimização de Experimentos; Química de Proteínas; Tópicos Avançados em Bioquímica.

Genética: Cultura de Células Animais; Genética Avançada; Genética do Câncer; Genômica de Recursos Genéticos.

Farmacologia: Ensaios Biológicos Aplicados à Farmacologia; Estratégias de Otimização de Compostos Bioativos; Farmacologia Avançada; Farmacologia da Dor; Química de Princípios Ativos de Plantas Medicinais; Tópicos Especiais em Farmacologia.

Fisiologia e Morfologia: Biologia Celular; Fisiologia Endócrina e Metabolismo; Fisiologia Renal; Fisiopatologia do Sistema Cardiovascular; Mediadores Inflamatórios e Hipertensão Arterial; Métodos em Biologia Celular e Tecidual; Microscopia Eletrônica; Neurobiologia I; Neurobiologia II; Tópicos Especiais em Fisiologia; Tópicos Especiais em Morfologia.

Disciplinas do núcleo comum: Estatística Aplicada à Pesquisa; Inovação e Empreendedorismo; Integridade Acadêmica; Cuidado e Manejo de Animais de Experimentação. 

 

Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Número de vagas ofertadas no ano para Mestrado: 18

Número de vagas ofertadas no ano para Doutorado: 19

Último edital: clique aqui e confira.

 

Voltar para o início da página.

 

Contato 

Coordenador: Prof. Dr. Carlos Henrique de Castro

Vice-coordenador: Prof. Dr. Manoel Francisco Biancardi

E-mail: secppgcb.icb@ufg.br  // coord.ppgcb.icb@ufg.br 
Telefone: 62 3521-1178

Site: https://pos.icb.ufg.br/ 

Instagram: https://www.instagram.com/ppgcb_ufg/ 

botão cadastre-se

Voltar para o início da página.