Programa de Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
- Missão
- Objetivos
- Diferenciais
- Infraestrutura
- Perfil do Egresso
- Perfil dos Docentes
- Internacionalização
- Avaliação Capes
- Informações Gerais
- Processo Seletivo
- Contato
O PPGEF está alinhado a missão da Universidade Federal de Goiás (UFG), no âmbito da pós-graduação, que é ajudar na formação de profissionais de excelência para o mercado de trabalho e na potencialização e desenvolvimento do ensino, da investigação científica e tecnológica, e da produção artística no Brasil e no exterior.
Voltar para o início da página.
O programa tem como objetivo formar profissionais para exercer atividade acadêmica de excelência, na docência e na pesquisa, no campo da Educação Física. Busca, assim, formar mestres para desenvolver atividades profissionais e acadêmico-científicas; produzir, utilizar e difundir conhecimentos socialmente relevantes; contribuir para melhoria da qualidade de ensino de graduação e para o desenvolvimento da Educação Física por meio de ações acadêmicas inovadoras de pesquisa, ensino e extensão.
Como objetivos específicos, destacam-se:
- Estimular a pesquisa e desenvolver o corpo de conhecimentos no campo da Educação Física.
- Atuar na formação de pesquisadores comprometidos com a investigação de problemas relevantes para desenvolvimento da área e melhoria da qualidade de vida em sociedade.
- Contribuir para o aprimoramento das atividades de pesquisa desenvolvidas pelos Grupos de Pesquisa da UFG e de outras IES que possuam vínculos temáticos de pesquisa.
- Atender demandas qualificadas de candidatos com formação superior que lidem com temáticas e objetos de investigação da Educação Física.
- Atender demandas qualificadas regionais e novos empreendimentos estruturantes regionais que requisitem profissionais para analisar e propor formas de intervenção em Educação Física de forma
integrada e interdisciplinar. - Contribuir para formação e fixação de pesquisadores na Região Centro-Oeste do Brasil.
Voltar para o início da página.
- O programa possui projetos de extensão vinculados a Educação Básica, tais como: Projeto de Extensão intitulado "Formação continuada de professores de Educação Física – do ensino das práticas corporais à análise das práticas pedagógicas". E o projeto de Pesquisa intitulado "As Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate na Educação Física escolar".
- Em 2019 o programa realizou o I SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFG. O evento possibilitou, em especial aos alunos do PPGEF, entender como se organiza a pós-graduação no Brasil.
- Destacam-se as seguintes atividades extensionistas desenvolvidas pelo corpo docente do PPG: Projeto de extensão em Musculação; Projeto de extensão em Basquetebol; Projeto Atendimento Nutricional; Projeto de extensão com mulheres com câncer de mama e pessoas hipertensas.
Voltar para o início da página.
O PPGEF conta com uma série de laboratórios disponíveis para uso dos discentes da pós-graduação:
- Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisa em Esporte, Lazer e Comunicação (GEPELC);
- Laboratório de Fisiologia, Nutrição e Saúde;
- Laboratório Physis de Pesquisa em Educação Física, Sociedade e Natureza (LABPHYSIS);
- Laboratório de Avaliação do Movimento Humano (LAMOVH);
- Esporte Lab - Laboratório de Estudos e Pesquisa em Pedagogia do Esporte;
- Laboratório ECOS (grupo de pesquisa em educação física, trabalho e formação);
- Laboratório de Bioengenharia e Biomecânica (LABIOENG).
Voltar para o início da página.
O profissional egresso do PPGEF deve apresentar um conjunto de saberes em uma das duas linhas de pesquisa oferecidas, com expertise estabelecida na área de concentração do curso. Espera-se que o egresso, ao final de sua pós-graduação, tenha gerado avanços no estado da arte em sua pesquisa. Além disso, espera-se que o egresso entenda que a pesquisa realizada foi uma oportunidade de crescimento pessoal e, sobretudo, uma oportunidade para contribuir com a solução de problemas relevantes para a sociedade. Nesse sentido, os docentes e o PPGEF conduzem práticas pedagógicas e de pesquisa que encorajam os egressos a produzir inovações advindas de suas pesquisas voltadas à sociedade em suas várias esferas.
Voltar para o início da página.
O programa teve início com 15 docentes, sendo 6 permanentes e 1 colaborador na linha Aspectos socioculturais e pedagógicos da Educação Física e Esporte (ASPEF) e 7 docentes permanentes e 1 colaborador na linha Biodinâmica da Atividade Física relacionada à Saúde e ao Desempenho esportivo (BAFSD). O corpo docente é numericamente compatível com a dimensão e diversidade do PPGEF, atendendo a proporção de docentes permanentes e colaboradores, bem como em relação ao número mínimo de docentes recomendado pela CAPES. Entre os docentes permanentes, existem 2 docentes bolsistas de produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 (Prof. Dr. Claudio André Barbosa de Lira e Prof. Paulo Roberto Viana Gentil).
Entre os docentes permanente e colaboradores, treze apresentam graduação em Educação Física, um em nutrição e um em Ciências Biológicas (modalidade médica). Sobre os dois que apresentam graduação em áreas afins, um apresenta doutorado em Ciência da Nutrição pela Universidade de Campinas e o outro apresenta Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo e estágio Pós-doutoral no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os docentes do PPGEF apresentam um perfil articulado e compatível entre a área de formação e/ou doutoramento com a área de concentração, linha de pesquisa e disciplinas ofertadas pelo programa.
Voltar para o início da página.
O PPGEF atualmente, apresenta uma inserção regional, visando consolidar o programa nesse âmbito para depois buscar uma inserção nacional e internacional. Porém, destacam-se alguns indicadores aplicados pelo PPG: site e documentos do PPGEF em língua estrangeira; Inserção de estudantes internacionais no PPGEF; Disciplinas em língua estrangeira; Colaboração em pesquisas internacionais; Publicação em colaboração internacional; Eventos (workshops, cursos, palestras e seminários) com convidados internacionais; Mobilidade de docentes, técnicos e discentes para instituições estrangeiras (visitas técnicas e ou estágio pós-doutoral).
Alguns docentes do PPGEF fazem parte de convênios e ou parcerias com pesquisadores de IES estrangeiras, destacam-se:
- Convênios com universidades estrangeiras: Universitat de Barcelona, Espanha, Institut Nacional d'Educacio Fisica, Grup d'Investigacio Social i Educativa de l'Actividad Fisica i l'Esport - Profas. Susanna Prat e Pedrona Serra;
- University of North Carolina at Chapel Hill, Chapel Hill, U.S.A – Prof. Claudio Battaglini;
- Laboratório de Tecnologias de Interacção e Interfaces da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa Portugal, com o Professor Dr. João Manuel Cunha da Silva Abrantes (CICANT, Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias);
- Cooperação com a Universidade de Osorno (Chile), Solent (Inglaterra), Pádua (Itália), Palermo (Itália);
- Participação no Comitê Científico do International Sports Forum (Madri).
Voltar para o início da página.
2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
- | - | A | 3 |
Voltar para o início da página.
Nível | Mestrado |
Áreas de Concentração | Educação Física, Esporte e Saúde |
Linhas de pesquisa |
|
Estrutura Curricular |
O mínimo de créditos para a integralização do currículo são 40 créditos, sendo 24 créditos em disciplinas e 16 créditos correspondente à defesa e aprovação do trabalho final. Dos 24 créditos em disciplinas, 8 créditos correspondem às disciplinas obrigatórias da área de concentração e comuns às linhas de pesquisas, os 16 créditos restantes podem ser integralizados em disciplinas ofertadas por este ou por outros programas de pós-graduação recomendados pela CAPES, desde que devidamente autorizado pelo professor orientador. |
Disciplinas |
Disciplinas obrigatórias: Seminário de Projetos de Dissertação (64h); Fundamentos Epistemológicos da Educação Física (64h); Estágio de Docência (32h) – Disciplina obrigatória apenas para bolsistas. Disciplinas optativas: Videogrametria aplicada à avaliação do movimento humano (64h); Tópicos avançados em fisiologia do Exercício (64h); Tópicos avançados do exercício aplicado a populações especiais (32h); Tópicos Avançados em Pedagogia do Esporte (64h); Tópicos Avançados em Emagrecimento e Atividade Física (64h); Tópicos Avançados em Bioestatística (64h); Trabalho e Educação Física (64h); Tomada de decisão nos esportes Coletivos (64h); Seminários Avançados em Biodinâmica da atividade física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo (64h); Seminários Avançados em Aspectos socioculturais e pedagógicos da Educação Física e esporte (64h); Nutrição, Saúde e Atividade Física (64h); Formação e desenvolvimento profissional do treinador esportivo (64h); Estudo do Campo Acadêmico- Científico da Educação Física (64h); Educação Física, Saúde Pública e Saúde Coletiva (64h); Biomecânica do desenvolvimento e controle motor (64h); Aspectos epidemiológicos relacionados à postura e dor na infância e adolescência (64h); Aspectos Socioculturais do Corpo e da Saúde (64h); Ajustes e adaptações do sistema cardiorrespiratório em repouso e em exercício (64h). |
Voltar para o início da página.
Último edital: clique aqui e confira.
Voltar para o início da página.
Coordenador: Prof. Dr. Gustavo de Conti Teixeira Costa
Vice-coordenadora: Profª. Dra. Maria Sebastiana Silva
Site: https://ppgef.fefd.ufg.br/