Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde - PPGENFS
- Missão
- Objetivos
- Diferenciais
- Infraestrutura
- Perfil do Egresso
- Perfil dos Docentes
- Mobilidade e Pesquisa
- Internacionalização
- Avaliação Capes
- Informações Gerais
- Processo Seletivo
- Contato
O PPGENFS tem como missão desenvolver massa crítica de enfermeiros cientistas nos níveis Mestrado Acadêmico, Doutorado e Pós-Doutorado (Pós-Doc) na Região Centro-Oeste, com inserção nacional e internacional, que possam produzir conhecimentos em enfermagem capazes de impactar positivamente nas diferentes áreas de atenção à saúde, de modo a desencadear ações para a melhoria da qualidade de vida da população e, também, reduzir as desigualdades sociais.
Voltar para o início da página.
Para atender à sua missão, o Programa tem os seguintes objetivos:
- Promover a qualificação na formação pedagógica;
- Promover a formação de pesquisadores;
- Contribuir para o aprimoramento técnico-científico de profissionais;
- Estimular a produção de novos conhecimentos na área de abrangência do Programa.
Voltar para o início da página.
- Os egressos do PPG têm inserção diferenciada no mercado de trabalho, ocupando os primeiros lugares de aprovação em concursos de universidades públicas realizados no estado de Goiás e seu Doutorado) entorno. Em 2020, o obteve a participação de 66 (28,8%) dos 229 titulados (Mestrado e Doutorado) entre 2011 e 2020 na atividade de acompanhamento de egressos do Programa. Observou-se que todos os participantes continuam mantendo seu currículo na plataforma Lattes, tendo feito sua última atualização há menos de 6 meses (68,2%) e 46 (69,7%) ainda se mantêm vinculados a um grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ.
Voltar para o início da página.
Em relação à infraestrutura o programa está instalado em área própria no prédio da FEN/UFG, com dependências exclusivas para as atividades administrativas (Secretaria, Coordenação) e tendo à disposição Sala de Reuniões e duas salas de aula, além das salas de aulas e laboratórios de informática e laboratório de desenvolvimento de habilidades clínicas compartilhadas com a graduação.
Os laboratórios disponíveis para realização de atividades de pesquisa e formação pedagógica com os discentes de Graduação e Pós-Graduação são:
- LABORATÓRIOS DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA - compreendem três salas/ambientes e são espaços que possibilitam atividades práticas e teórico-práticas, com ambiência correspondente aos de serviços de saúde, de diferentes tipos. Os laboratórios são utilizados no contexto do ensino, da pesquisa e da extensão pelos estudantes. Nosso corpo docente tem professores pesquisadores na área de simulação realística e aplicações na formação de enfermeiros e profissionais de saúde, possibilitando aos estudantes de pós-graduação usufruir destes espaços para sua própria aprendizagem, para oferecer cursos e como campo de investigação científica.
- LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE PESQUISA CLÍNICA (LAMPEC) - O laboratório possui infraestrutura para armazenamento, processamento e análise de amostras biológicas, contendo um biorrepositório montado com equipamentos obtidos por meio de financiamento de órgãos de fomento e institucionais.
Além desses laboratórios existem parcerias com outras unidades acadêmicas da UFG para condução de pesquisas clínicas, tais como: Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), o instituto conta com laboratórios de Microbiologia, Micologia, Virologia e Patologia, e o Laboratório Multiusuários de Microscopia Eletrônica de Alta Resolução da UFG; e Instituto de Química da UFG. Muitas pesquisas foram realizadas nos últimos anos, com publicações importantes para as áreas de estudo. Também foi estabelecida parceria com o laboratório Multiusuários de Microscopia Eletrônica de Alta Resolução desde 2014, o que possibilita o desenvolvimento de estudos com material cirúrgico.
Voltar para o início da página.
Pioneiro na Região Centro-Oeste, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGENFS) da Faculdade de Enfermagem (FEN) da Universidade Federal de Goiás (UFG) iniciou suas atividades em 2003, com o curso de Mestrado. Alcançou conceito 4 junto à CAPES em sua primeira avaliação trienal (2004-2006). Em 2009, foi aprovada a proposta de criação do Doutorado, tendo a primeira turma ingressado em 2010, com as primeiras titulações a partir de 2013. Na avaliação quadrienal 2013-2016 alcançou o conceito 5 da CAPES, evidenciando sua característica de pujança e direcionamento assertivo em busca de sua consolidação.
Voltar para o início da página.
O PPGENFS tem alinhado suas ações ao plano de internacionalização da UFG, o qual tem como intuito tornar a educação superior responsiva aos requisitos e desafios de uma sociedade globalizada e abranger a integração da dimensão internacional no ensino, pesquisa e extensão das IES. Bem como, preparar estudantes e pesquisadores para a sociedade multicultural; inserir a universidade na discussão e nos desafios que o mundo enfrenta atualmente; promover a melhoria da qualidade de ensino e pesquisa e a promoção científica e tecnológica. Ainda, tem como compromisso reforçar um perfil internacional e uma visão de tornar-se uma universidade de excelência com a contribuição de todos os povos, a fim de aprender, pensar e trabalhar juntos.
O programa tem incrementado suas atividades no âmbito internacional por meio de mobilidade docentes bidirecional, discentes e egressos, de reconhecimento acadêmico institucional a nível internacional e pelo desenvolvimento de rede colaborativa de pesquisa com produção de conhecimento em parceria com pesquisadores de instituições estrangeiras, com publicações de circulação internacional, recebimento de docente e pesquisadores estrangeiros no programa. Destacam-se as seguintes ações:
- Em janeiro de 2020 foi ofertada uma disciplina por pesquisadora estrangeira: TAP – “Health literacy - Updating knowledge to redefine nursing actions” pela professora Margareth Zanchetta, School of Nursing, Ryerson University, Toronto, ON, Canada.
- Ainda em 2020, houve interação de docentes e estudantes com pesquisadores do exterior por meio dos eventos: 1. Seminário Internacional do Grupo Tordesillas, com a participação de palestrantes de outros países; 2. Evento organizado pela Universidade de Hebei de Medicina Chinesa, com especialistas chineses sobre Covid-19. O foi representado pela profa. Claci expondo sobre o projeto Tenda.
Voltar para o início da página.
2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
Conceito 4 | Conceito 4 | Conceito 5 | Conceito 5 |
Voltar para o início da página.
Nível | Mestrado e Doutorado |
Áreas de Concentração | Enfermagem no Cuidado à Saúde Humana |
Linhas de pesquisa |
|
Estrutura Curricular | Para conclusão do curso, os pós-graduandos devem cumprir no mínimo 28 créditos para o curso de Mestrado (sendo 24 em disciplinas e quatro em atividades complementares) e 24 créditos para o Doutorado (dos quais 16 em disciplinas e 8 em atividades complementares). Cada crédito corresponde a 16 horas de atividades em disciplinas ou a 48 horas em atividades complementares. |
Disciplinas |
Disciplinas obrigatórias: Abordagem do processo de ensino (64h); Análise da construção do saber e do fazer em enfermagem (64h); Epistemologia do conhecimento (64h); Estágio de Docência - doutorado - (64h); Estágio de Docência - mestrado - (32h); Seminário de Pesquisa I – A pós-graduação e a inserção do discente no seu contexto (32h); Seminário de Pesquisa II (64h); Seminário de Pesquisa II (32h); Seminário de Pesquisa II (64h). Disciplinas optativas: Redação e publicação do texto científico (64h); Gerenciamento de referências para redação de trabalhos científicos (48h); A entrevista no contexto do cuidado e da pesquisa em saúde (48h); Infecções associadas aos cuidados em saúde (48h); Avaliação da qualidade de vida e saúde (64h); Perspectivas para o cuidado ao binômio mãe-filho na gestação, parto e puerpério (48h); Bioética e ética em pesquisa (64h); Gestão de grupos de pesquisa (48h); Bases para pesquisa quantitativa (48h); Abordagens qualitativas da pesquisa em saúde e enfermagem (64h); Gestão de pessoas em organizações de saúde e sua influência no cuidar (48h); Dor: aspectos conceituais e métodos psicofísicos de mensuração (48h); Perspectivas da gestão em serviços de saúde pública (48h); Epidemiologia básica I (48h); Segurança do Trabalhador em Cenários de Atenção à Saúde (64h). Tópicos Avançados de Pesquisa (TAP): Mecanismos e algoritmos de busca de literatura científica na área da saúde (32h); Funcionalidade humana na perspectiva multidimensional e sistemas de classificação (32h); Epidemiologia I (48h); Bases para o diagnóstico clínico e laboratorial de doenças infecciosas (48h); Revisão de literatura para a prática baseada em evidências (64h); Leitura de artigos de investigação epidemiológica (32h); Saúde do trabalhador e legislação trabalhista (48h); Cuidado e manejo de animais de laboratório para pesquisa e ensino (16h); Letramento em saúde: porque isso importa (32h); Letramento em saúde: o sexto sinal vital (16h); Pesquisa em envelhecimento e funcionalidade: desafios para o cuidado (32h); Análise da situação em saúde usando sistemas de informação (16h); |
Voltar para o início da página.
Último edital: clique aqui e confira.
Voltar para o início da página.
Coordenadora: Profa. Ana Elisa Bauer de Camargo Silva
Vice-coordenadora: Profa. Valéria Pagotto
Site: https://.fen.ufg.br/