Programa de Pós-Graduação em Física - PPGF
- Objetivos
- Diferenciais
- Infraestrutura
- Perfil dos Docentes
- Histórico
- Mobilidade e Pesquisa
- Internacionalização
- Avaliação Capes
- Informações Gerais
- Processo Seletivo
- Contato
Os objetivos gerais e permanentes do Programa de Pós-Graduação em Física são a produção de conhecimento científico e a formação de recursos humanos de alto nível, com a preocupação permanente de procurar contribuir para o desenvolvimento da região onde está localizado e do país.
Voltar para o início da página.
- O programa apresenta linhas de pesquisa com pesquisadores ativos, produção científica atualizada e significativa produção científica no extrato altamente qualificado. No período de 2017-2020, foram publicados 215 artigos com Qualis A1-A2, o que corresponde a mais da metade da produção total do PPGF. Vale ressaltar que 65% dos docentes permanentes publicaram artigo em periódico Qualis A1 no quadriênio 2017-2020, o que confirma a alta qualidade da produção intelectual do corpo docente do Programa.
- A formação de recursos altamente qualificados pelo programa pode ser verificada pela atuação de seus egressos como docentes em institutos federais e universidades públicas e privadas no estado de Goiás e no Brasil. As teses desenvolvidas no programa geram publicações altamente qualificadas, 74% dos artigos mais relevantes derivados das teses de doutorado do programa estão no extrato Qualis A1-A2. A qualidade da pesquisa tem obtido reconhecimento, seja por meio de prêmios nacionais, ou como escolha entre os trabalhos-destaque da SBF ou SBPMAT.
- Pensando na formação dos estudantes, no intercâmbio entre pesquisadores e na divulgação científica, o PPGF promove dois programas de palestras: o “Café com Ciência”; e o “15 em 15: Ciência e Cultura na Física”. O “Café com Ciência” foi criado em 2017, realizando palestras no horário do almoço, em geral às 12h45min, com o formato de 30’ de apresentação e 30’ de discussão. O “15 em 15: Ciência e Cultura na Física” acontece desde 2009.
Voltar para o início da página.
Os discentes do PPGF têm à sua disposição salas com computadores individuais e impressora em rede. Atualmente, contam com 17 salas que são ocupadas por até dois estudantes, e três outras salas maiores que podem ser ocupadas por até 10 estudantes cada uma. Além disso, recentemente foi disponibilizada uma sala que serve como sala de apoio para os alunos da pós-graduação. Uma ampliação significativa do espaço físico foi concluída, proporcionando instalações mais amplas e adequadas aos laboratórios de pesquisa, salas de aulas e seminários e gabinetes de professores e discentes. O programa conta com uma série de laboratórios, tais como: Laboratório de preparação de amostras e cultivo celular, Laboratório de Espectroscopia, Laboratório de Difração de Raios X, Laboratório de Cristalografia, Laboratório de Crescimento de Cristais, Laboratório de Síntese, Filmes Finos e Materiais Cerâmicos, Laboratório de Caracterização Óptica e Elétrica, Laboratório de Luminescência, Laboratório de Difração de Raios-X, Laboratório de propriedades elétricas para caracterização dielétrica, Laboratório Multiusuário de medidas de propriedades magnéticas, Laboratório de Ressonância Magnética, Laboratório de Magnetoóptica, Laboratório de Magnetometria e Magnetotransporte, Laboratório de Síntese de Nanoestruturas e Preparação de Filmes Langmuir-Blodgett, Laboratório de Medicina Térmica, Laboratório de Tomografia por Fluorescência Molecular, Laboratório de Biomateriais e preparação de amostras, Laboratório de Fotofísica e Óptica não linear, Laboratório para Aplicação Fotodinâmica, Laboratório de Computação Científica, Laboratório de Física de Altas Energias e Estação de Observação Remota do SOAR.
Voltar para o início da página.
Em 2020, o corpo docente do programa foi constituído por 34 professores, sendo 31 permanentes, 1 colaborador e 2 visitantes. Dos 31 docentes permanentes, 13 atuam na área experimental, sendo que trata-se de um corpo docente experiente, com tempo mediano de titulação de 18,5 anos. Atualmente, 24 docentes permanentes são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq, além disso, no período de 2017-2020, os pesquisadores do PPGF publicaram 396 artigos, sendo 24 de grandes colaborações, 149 teóricos e 223 experimentais. Os pesquisadores possuem uma formação diversificada tendo defendido suas teses de doutorado em diversas instituições do País (USP, Unicamp, UnB, UFPE, UFSCAR, UFRJ) e no exterior (Alemanha, Rússia, Inglaterra, França). Apenas 3 pesquisadores dos 31 permanentes do PPG-FIS realizaram seu doutorado na UFG. Entre os pesquisadores permanentes, 45% apresentam perfil de projeção internacional, desenvolvendo uma ou mais atividades tais como palestras convidadas em eventos internacionais ou instituições no exterior, organização ou participação do comitê de eventos internacionais, ou ainda realização de missões de trabalho em instituições do exterior no período de 2017-2020. Esse número sobe para 74% se levarmos em conta publicação com pesquisadores internacionais.
Voltar para o início da página.
O Programa de Mestrado em Física da Universidade Federal de Goiás teve seu início em 1992. O curso de mestrado titulou 187 estudantes até 31/12/2020. Em 2008, foi criado o curso de doutorado e o programa passou a se chamar Programa de Pós-Graduação em Física. Até 31/12/2020, 58 estudantes haviam concluído o curso de doutorado. O programa conta atualmente com 10 linhas de pesquisa (Astrofísica Estelar; Biofísica; Biofotônica; Cristalografia; Estrutura Eletrônica de Moléculas, Líquidos e Sólidos; Física de Materiais; Física Estatística; Magnetismo e Nanomedicina Térmica; Óptica Quântica e Informação Quântica; e Partículas e Campos), todas na área de concentração em Física.
Voltar para o início da página.
O PPGF tem um importante papel regional, tanto na formação de pessoal qualificado, como na atividade de pesquisa. Vários alunos e ex-alunos do programa atuam na rede de ensino médio e superior em Goiás e demais estados do Centro-Oeste. Atualmente, vários estudantes do curso de doutorado são professores de outras universidades goianas e de outros estados, principalmente das Regiões Centro-Oeste e Norte, tais como Universidade Estadual de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Institutos Federais diversos, além de instituições de ensino básico.
É importante também o papel do programa para a atividade de pesquisa no estado, destacando-se a participação em redes de pesquisas e nos programas de apoio a núcleos emergentes e de excelência. Em 2017, foram aprovados, com o apoio da FAPEG, 5 projetos PRONEM e 1 projeto PRONEX coordenados por pesquisadores do programa. Diversos projetos têm como objetivo apoiar jovens pesquisadores de outras instituições do estado, além da UFG. Há, inclusive, projetos em nanotecnologia envolvendo a geração de produtos biotecnológicos em colaboração com os programas de química, biologia, farmácia, veterinária, setor industrial e outros.
Voltar para o início da página.
A internacionalização do programa está em processo de rápida evolução e consolidação, como pode ser constatado ao avaliarem-se diversos indicadores, como, por exemplo: palestras convidadas internacionais, organização e membros de comissão de eventos internacionais, projetos financiados com parceria internacional, artigos publicados com pesquisadores estrangeiros, missões de trabalho internacionais e prospecção de novos colaboradores estrangeiros. Para dar maior visibilidade internacional à produção científica e ampliar o acesso a centros internacionais de excelência, o programa vem apoiando a participação de professores e estudantes de doutorado em eventos científicos ou missões de trabalho no exterior. Adicionalmente, alguns estudantes estão começando a se posicionar inclusive fora do país. Destaca-se a contratação do ex-discente do programa, Dr. Stefano Castro Tognini, para trabalhar no prestigiado Oak Ridge National Laboratory, nos EUA, o pesquisador formado no PPGF trabalha junto ao Radiation Transport Group.
Voltar para o início da página.
2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
Conceito 4 | Conceito 4 | Conceito 5 | Conceito 6 |
Voltar para o início da página.
Nível | Mestrado e doutorado |
Áreas de Concentração | Física |
Linhas de pesquisa |
|
Estrutura Curricular | O estudante matriculado no curso de mestrado deve integralizar o mínimo de 22 créditos em disciplinas, sendo pelo menos 3 disciplinas obrigatórias. O estudante matriculado no curso de doutorado deve integralizar o mínimo de 36 créditos em disciplinas, sendo pelo menos 4 disciplinas obrigatórias. |
Disciplinas |
Disciplinas obrigatórias (64h): Mecânica Quântica I; Eletrodinâmica Clássica. Disciplinas eletivas gerais (64h): Mecânica Quântica II; Mecânica Quântica III; Física Estatística I; Física Estatística II; Biofísica Molecular da Célula; Física da Matéria Condensada I; Física da Matéria Condensada II; Técnicas Experimentais I; Técnicas Experimentais II. Disciplinas eletivas de linhas de pesquisa (64h): Espectroscopia Óptica; Estrutura eletrônica de Sólidos: Fundamentos e Aplicações; Física Atômica e Molecular; Física Biomolecular; Informação Quântica I; Introdução à Astronomia e Astrofísica; Magnetismo e Materiais Magnéticos I; Óptica Quântica Experimental; Óptica Quântica I; Partículas Elementares I; Teoria Quântica de Campos I. Disciplinas eletivas específicas (64h): Óptica Quântica II; Informação Quântica II; Teoria Quântica de Campos II; Partículas Elementares II; Magnetismo e Materiais Magnéticos II; Simulação Computacional em Matéria Condensada. Disciplinas eletivas mais específicas (64h): Informação Quântica Relativística; Termodinâmica Quântica; Correlações Quânticas em Fótons Gêmeos; Ondas Não Lineares em Sistemas Integráveis e Não Integráveis; Física de Neutrinos; Fotofísica de Moléculas Orgânicas; Termodinâmica de biomembranas e proteínas. Disciplinas eletivas introdutórias (64h): Introdução à Ciência de Materiais; Introdução à Informação; Introdução à Óptica Quântica; Introdução à Microscopia de Alta Resolução; Introdução aos Condensados de Bose-Einstein; Introdução à Eletrodinâmica Quântica; Introdução à Óptica Física. Disciplinas eletivas de nivelamento: Mecânica Clássica I; Mecânica Clássica II; Física Matemática I; Física Matemática II; Física Matemática III; Eletromagnetismo I; Eletromagnetismo II; Física Quântica I; Física Quântica II. |
Voltar para o início da página.
Número de vagas ofertadas no ano para Mestrado: 55
Número de vagas ofertadas no ano para Doutorado: 60
Último edital: clique aqui e confira.
Voltar para o início da página.
Coordenador: Prof. Dr. Lucas Chibebe Céleri.
Vice-coordenador: Prof. Dr. Leandro Félix de Sousa Bufaiçal.
Site: https://posgraduacao.if.ufg.br/