Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística - PPGLL

Missão 

O programa tem como missão gerar e socializar conhecimento nas áreas de Linguística e Literatura, formando profissionais preparados para contribuir com a transformação e o desenvolvimento da sociedade.

 

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Objetivos

O PPGLL tem por objetivo a formação de pessoal qualificado acadêmica e cientificamente para o exercício de atividades profissionais de ensino e pesquisa em Estudos Linguísticos e Estudos Literários, visando ao avanço do conhecimento nessas áreas.

 

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Diferenciais

- O programa é de tradição na região, com quase 50  anos de atuação na formação de recursos humanos em nível de mestrado e 18 anos em nível de doutorado.

- Em 2020, 4 teses do Programa foram indicadas para serem publicadas pelo selo “Faculdade de Letras”. Esse selo foi criado em 2020 e conta com um Conselho Editorial amplo e formado por nomes nacionais e internacionais de referência na área de Letras e Linguística, como segue: Osvaldo Silvestre (U. Coimbra), Vera Lúcia de Oliveira (Università degli Studi de Perugia, Perugia), Arnaldo Saraiva (U. Porto), Ida Alves (UFF), Antonio Carlos Secchin (UFRJ), Vagner Camilo (USP), Paulo Franchetti (Unicamp), Carlos Cortez Minchillo (Dartmouth College, EUA), Ana Mafalda Leite (U. Lisboa), Roberto Acízelo (UERJ), Miguel Vedda (Universidade de Buenos Aires), Francisco Garcia Chicote (Universidade de Buenos Aires), Maria Zaira Turchi (UFG) e Zênia de Faria (UFG), pela área de Estudos Literários; e Maria Helena de Moura Neves (Unesp), Katia de Abreu Chulata (Università degli Studi G. d'Annunzio – Chieti/Pescara, Itália), Gian Luigi De Rosa (Università degli Studi Roma Tre, Itália), Ryuko Kubota (University of British Columbia, Canadá), Lynn Mario Trindade Menezes de Souza (USP), Branca Falabella Fabrício (UFRJ), Maria Clara Keating (Universidade de Coimbra), Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira (UFPA), Wolf Dietrich (Westfälische Wilhelms-Universität, Alemanha), Luciane Maimone (Missouri State University), Pâmela Freitas Toassi (UFC), Sílvia Lúcia Bigonjal Braggio (UFG), Vânia Casseb Galvão (UFG) e Joana Plaza Pinto (UFG), pela área de Estudos Linguísticos.

- Fora do estado de Goiás, o programa apresenta egressos nucleados em diversas instituições, entre as quais: UnB-Universidade de Brasília (DF), USP-Universidade de São Paulo (SP), UEMA-Universidade
Estadual do Maranhão (MA), UFMA-Universidade Federal do Maranhão (MA), UERR-Universidade Estadual de Roraima (RR), UFRR-Universidade Federal de Roraima (RR), UFMT-Universidade Federal do Mato Grosso (MT), UEMT-Universidade do Estado do Mato Grosso (MT), UFMS-Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (MS), UFPA-Universidade Federal do Pará (PA); UFT-Universidade Federal do Tocantins (TO); UFVJM-Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (MG), UEVA-Universidade Estadual Vale do Acaraú (CE), UFC-Universidade Federal do Ceará (CE), Universidade Católica Dom Bosco (MS), IFTO-Instituto Federal do Tocantins (TO), IFTM-Instituto Federal do Triângulo Mineiro (MG), IFB-Instituto Federal de Brasília (DF), IFNMG-Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/Campus Arinos (MG), entre várias outras.

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Infraestrutura 

O programa conta com 2 auditórios localizados no Bloco Cora Coralina: o Miniauditório Professor Egidio Turchi, com capacidade para 56 pessoas sentadas; e o auditório da Faculdade de Letras, com capacidade para 154 pessoas sentadas. O miniauditório é o espaço privilegiado para as defesas, mas é também usado para reuniões e eventos acadêmicos com um público menor. O auditório, bastante utilizado para atividades e eventos com grande público, funciona também como o Cine UFG. 

Além do miniauditório, o Programa conta com uma sala especial, destinada, também, prioritariamente, a reuniões e defesas de dissertações e teses. Em 2019, o miniauditório e a sala especial foram devidamente equipadas com itens para a realização de videoconferências com utilização de infraestrutura de conexão da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e outras plataformas on-line. Em 2019 e nos primeiros meses de 2020 (antes da decretação da pandemia), as salas foram amplamente utilizadas para qualificações, defesas, reuniões e eventos acadêmicos, que puderam contar com membros externos de várias partes do Brasil e do exterior. No que diz respeito aos laboratórios, o PPGLL e a Faculdade de Letras contam com: Laboratório de Multimeios; Laboratório de Informática; Laboratório de Teleaprendizagem; Laboratório de Análise Linguística; Laboratório de Processamento da Linguagem; além de um Estúdio para a Produção de Material Didático Audiovisual. Além disso, podem recorrer também ao Laboratório de Informática do Núcleo Takinahaky de Formação Superior de Professores Indígenas.

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Perfil dos docentes

Os docentes do PPGLL estão divididos em 2 áreas de concentração: Estudos Literários e Estudos Linguísticos. A área de Estudos Linguísticos apresenta 26 docentes, sendo 21 permanentes e 5 colaboradores; e a área de Estudos Literários, 18 docentes, sendo 15 permanentes e 3 colaboradores. Além disso, de 2018 a 2020, o Programa contou com uma professora visitante na área de Linguística. Considerando que os documentos de área da Capes propõem um mínimo de 14 docentes para cursos de doutorado com 2 áreas de concentração e considerando que as 2 áreas do Programa, juntas, possuem, nos anos do quadriênio, um mínimo de 32 docentes permanentes e um
máximo de 36, o Programa apresenta, nesses 4 anos, mais do que o dobro do número mínimo de docentes permanentes estabelecido pela Capes.

 

 

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Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras (PPGLL-UFG) funcionou, entre os anos de 1972 e 1974, com o nome de “Curso de Pós-Graduação-Mestrado em Letras” e estava estruturado em duas áreas: História e Letras. Esse período de funcionamento do Programa ocorreu em regime de convênio estabelecido com a Universidade de São Paulo (USP), ficando a docência e a orientação dos alunos sob a responsabilidade de professores dessa universidade. Em 1974, o curso se tornou autônomo e, no ano de 1985, altera-se a denominação do Curso para “Pós-Graduação em Letras e Linguística”, nomenclatura conservada até o presente. Além do novo nome, o Programa passou a contar com três áreas de concentração: Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Linguística. Em 1995, o Colegiado do Programa reformulou as áreas de concentração, reduzindo-as de três para duas (Estudos Linguísticos e Estudos Literários); divisão ainda vigente por atender às necessidades do Programa e às demandas contextuais. Essa reformulação, visando à consecução de níveis melhores e mais elevados de desempenho em consonância com os parâmetros da área de Letras e Linguística, veio a proporcionar melhor adequação, consistência e abrangência à proposta do Programa.

Em 1999, o Programa passou por um processo de reelaboração das linhas de pesquisa vinculadas às duas áreas de concentração, de forma a proporcionar uma melhor articulação e aderência entre as áreas, as linhas de pesquisa, as disciplinas, os projetos de investigação dos docentes e discentes, as orientações, as publicações e as demais produções acadêmicas, sempre tendo em vista a excelência das investigações e ações envolvidas. Em julho de 2002, como decorrência da atuação consistente do Programa formando profissionais qualificados e desenvolvendo pesquisas de relevância ao longo dos seus 30 anos de funcionamento, a Capes, atendendo a um anseio da comunidade acadêmica e a uma demanda regional represada, aprovou a proposta de criação do curso de doutorado, implementado a partir de 2003. 

 

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Mobilidade e Pesquisa

O programa conta com uma série de iniciativas relacionadas à mobilidade e à pesquisa acadêmica, entre as ações desenvolvidas nesse âmbito está o projeto internacional Rede/Itália, rede de pesquisa internacional, formada por instituições italianas (G. d’Annunzio, UniSalento, Roma Tre e UniPi) e brasileiras (UFG, UEG, UnB e UFMT) e coordenada pela professora Vânia Cristina Casseb-Galvão, membro do corpo docente do PPGLL. Esta rede gerou pelo menos 2 grandes projetos fundamentais no quadriênio: O português brasileiro em contexto italiano: aspectos sociais, políticos e linguísticos e Promoção, difusão e valorização do português brasileiro em comunidades minoritárias: aspectos sociais, políticos e linguísticos. No âmbito do Rede/Itália e dos projetos relacionados foram implementadas mobilidades docentes e discentes, pós-docs, doutorados-sanduíche e doutorado em cotutela, além da realização de eventos e produções intelectuais.

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Internacionalização

O Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG apresentou uma crescente internacionalização ao longo do quadriênio, a qual se desenvolveu sobretudo no âmbito de redes e parcerias consolidadas, que possibilitaram mobilidade docente e discente, participação em projetos e grupos de pesquisa, coorientação, participação em bancas, publicações bibliográficas, organização de dossiês em periódicos acadêmicos e de eventos interinstitucionais. Outra rede importante com a Itália (além do projeto Rede/Itália) formalizada por meio do convênio Erasmus + Program (2015-2021), envolve a UFG a Università degli Studi di Perugia, a UnB e a Unesp. Essa rede é coordenada, da parte da UFG, por Wilson José Flores Júnior, e, da parte italiana, por Vera Lúcia de Oliveira e tem promovido, desde 2016, o Congresso Internacional Línguas, Culturas e Literaturas em Diálogo, que a cada dois anos enfoca determinado aspecto da temática e é realizado em uma das instituições integrantes da rede.

O Programa apresenta também parceria consolidada com universidades portuguesas, especialmente com a Universidade do Porto, a Universidade de Aveiro e a Universidade de Coimbra. A docente Solange Fiuza Cardoso Yokozawa integra, como colaboradora, o projeto “Mitografias: Temas e Variações”, sediado na U. Aveiro. A docente do Programa também coordena os projetos Edição Comentada das Cartas de João Cabral e Alberto de Serpa & Estudos Críticos e João Cabral de Melo Neto e Portugal: Recepção Crítica e Diálogos Poéticos, de que participa Arnaldo Saraiva. O PPGLL-UFG tem também uma importante parceria com a Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Espanha, coordenada por Juliana Guimarães Faria. Em 2019, teve início o projeto de pesquisa interinstitucional (UFG-UAB), sediado na UFG, e intitulado Formação de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais, que foi contemplado com auxílio financeiro pelo CNPq, no Edital Universal 2018. Além disso, o programa iniciou, em 2019, uma parceria a universidade argentina Universidad de San Andrés. Em 2019, Florência Garramuño ministrou, no Programa, o curso intensivo Figuras do impessoal e anônimo na cultura latinoamerica contemporânea, e participou como examinadora de banca de qualificação de doutorado.

 

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Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
Conceito 4 Conceito 3 Conceito 5 Conceito 6

 

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Informações Gerais

Nível Mestrado e doutorado.
Áreas de Concentração 
  • Estudos Linguísticos;
  • Estudos Literários.
Linhas de pesquisa
  • Estudos Literários:
  • 1. Poéticas da Modernidade e da Contemporaneidade;
  • 2. Literatura Comparada e Estudos culturais;
  • 3. Literatura, história e sociedade.

 

  • Estudos Linguísticos:
  • 4. Forma e funcionamento de línguas naturais com ênfase em língua portuguesa, línguas indígenas e língua de sinais;
  • 5. Linguagem, sociedade e cultura;
  • 6. Ensino e aprendizagem de segundas línguas e línguas estrangeiras;
  • 7. Ensino e aprendizagem de línguas naturais com ênfase em língua portuguesa, línguas indígenas e língua de sinais;
  • 8. Língua, texto e discurso.
 Estrutura Curricular 

O discente de Mestrado, para o qual não há disciplina obrigatória, precisa perfazer 16 créditos em disciplinas, podendo aproveitar até 4 créditos cursados como aluno especial, antes do ingresso como aluno regular, e/ou em disciplina cursada em outros programas. Durante o Doutorado, o discente deve perfazer 24 créditos em disciplinas, das quais 8 são obrigatoriamente em “Seminário de Orientação I e II”. O doutorando pode aproveitar 8 créditos, sendo os cursados durante o mestrado ou como aluno especial, antes do ingresso no doutorado ou em outros programas.

Disciplinas

Disciplinas LP1:Estudos autorais de poesia I; Estudos autorais de poesia II; Estudos de narrativa moderna e contemporânea I; Estudos de narrativa moderna e contemporânea II; Tópicos de poesia I; Tópicos de poesia II; Seminários sobre poéticas da modernidade e da contemporaneidade.

 

Disciplinas LP2: Configurações críticas: literatura e homoerotismo; Literatura e estudos de gênero; Estudos autorais comparados; Literatura, cinema e artes afins; Tópicos de Literatura Comparada I; Tópicos de Literatura Comparada II; Tópicos de Literatura e Estudos Culturais; Seminários sobre Literatura Comparada e Estudos Culturais.

 

Disciplinas LP3: Estudos Temáticos de Literatura, História e Sociedade; Tópicos de literatura, história e sociedade I; Tópicos de literatura, história e sociedade II; Leitura, literatura e formação de leitores; Seminários sobre literatura, história e sociedade.

 

Disciplinas LP4: Cognição e linguagem; Tópicos em cognição e linguagem; Tipologia linguística; Tópicos em tipologia linguística; Descrição e análise linguística; Tópicos em descrição e análise linguística; Multilinguismo e línguas em contato; Tópicos em multilinguismo e línguas em contato; Seminários sobre Forma e funcionamento de línguas indígenas, línguas de sinais, língua portuguesa e outras línguas (32h).

 

Disciplinas LP5: Tópicos em língua e cultura; Aspectos socioculturais da linguagem; Tópicos em aspectos socioculturais da linguagem; Aspectos interculturais da linguagem; Tópicos em aspectos interculturais da linguagem; Seminários sobre Linguagem, sociedade e cultura (32h).

 

Disciplinas LP6: Ensino e aprendizagem de línguas adicionais; Tópicos em ensino e aprendizagem de línguas adicionais; Praxiologias críticas na formação de professoras/es de línguas adicionais; Tópicos em praxiologias críticas na formação de professoras/es de línguas adicionais; Habilidades e competências em línguas adicionais; Tópicos em habilidades e competências em línguas adicionais; Seminários sobre Ensino e aprendizagem de línguas adicionais (32h).

 

Disciplinas LP7: Língua, texto, discurso no ensino-aprendizagem de língua portuguesa; Formação docente em língua portuguesa; Tópicos em formação docente no ensino de língua portuguesa; Letramentos em contextos de ensino-aprendizagem de língua portuguesa; Análise Linguística nos contextos de ensino-aprendizagem de língua portuguesa; Questões culturais e identitárias e relações com o ensino-aprendizagem de língua portuguesa; Seminários sobre ensino-aprendizagem de língua portuguesa (32h).

 

Disciplinas LP8: Língua/história/sujeito; Tópicos em língua/história/sujeito; Teorias do texto e do discurso; Tópicos em teorias do texto e do discurso; Historiografia linguística; Conceitos e métodos dos estudos da linguagem; Discurso e sociedade; Seminários sobre língua, texto e discurso (32h).

 

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Processo seletivo

Número de vagas ofertadas no ano para Mestrado: 47

Número de vagas ofertadas no ano para Doutorado: 39

Último edital: clique aqui e confira.

 

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Contato 

Coordenadora: Profª. Drª. Elena Ortiz Preuss

Vice-coordenadora: Profª. Drª. Renata Rocha Ribeiro

E-mail : ppgll.letras@ufg.br 

Site: https://pos.letras.ufg.br/ 

 

 

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