Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde - PPGNUT
- Missão
- Objetivos
- Diferenciais
- Infraestrutura
- Perfil dos Docentes
- Histórico
- Internacionalização
- Avaliação Capes
- Informações Gerais
- Processo Seletivo
- Contato
O Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Goiás (PPGNUT/UFG), modalidade acadêmica, atende a missão da UFG que é “gerar, sistematizar e socializar o conhecimento e o saber, formando profissionais e indivíduos capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade”.
Voltar para o início da página.
O programa tem como objetivo geral “capacitar e formar profissionais de alto nível para atuação na docência do ensino superior, na pesquisa científica e na produção de novos conhecimentos em Nutrição e Saúde” e como objetivos específicos:
- capacitar profissionais que contribuam com o desenvolvimento científico em Nutrição e Saúde em aspectos que envolvem o diagnóstico e a intervenção nutricional, a segurança alimentar e nutricional e a ciência de alimentos, valorizando a interface dos conhecimentos frente à promoção da saúde e à redução do risco e/ou tratamento de doenças relacionadas à Nutrição;
- consolidar as linhas de pesquisa em áreas vinculadas à Nutrição e Saúde e ao desenvolvimento regional e nacional;
- desenvolver ações de integração com atividades de pesquisa desde a graduação. O PPGNUT/UFG tem como área de concentração a Nutrição e Saúde, caracterizada pela multidisciplinaridade e interdisciplinaridade entre as Ciências da Nutrição e dos Alimentos e que é sustentada por duas linhas de pesquisa.
Voltar para o início da página.
- Corpo docente com formação diversificada e titulação em nível de doutorado, em consonância com a área de concentração e as linhas de pesquisa desenvolvidas;
- O PPGNUT tem procurado aumentar sua visibilidade em nível local/regional e, para isso, foi iniciado, no quadriênio em curso, um trabalho de aproximação do Programa com os coordenadores e demais acadêmicos de outras instituições de ensino de graduação em Nutrição do Estado de Goiás. Em 2018, durante o V Seminário do PPG foi realizada reunião da coordenação (e docentes coordenadores de grupos de pesquisa) com os coordenadores de cursos de graduação em Nutrição de Instituições de Ensino Superior (públicas e privadas) do Estado de Goiás.
- Destaca-se a participação de docentes e estudantes da FANUT/UFG e do PPGNUT/UFG no projeto “Biodiversity Food Nutrition” (BFN), que teve como agência executora a Bioversity International, como financiador, o Global Environment Facility (GEF), e como agências implementadoras, a Food and Agriculture Organization (FAO) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/ONU). O projeto foi encerrado em 2018 e na FANUT/UFG foi coordenado pela Profa. Dra. Raquel Andrade Cardoso Santiago da FANUT/UFG, com envolvimento de docentes do PPGNUT/UFG, estudantes de graduação e egressas do PPGNUT/UFG, com bolsa FUNBIO/Ministério do Meio Ambiente.
Voltar para o início da página.
Com relação à infraestrutura e para atender aos seus objetivos, o PPGNUT/UFG dispõe de 10 laboratórios e uma clínica escola, instalados na FANUT. Os laboratórios são supervisionados por uma equipe de servidores docentes e técnicos-administrativos, e tem como principais atividades a realização de aulas práticas da graduação e pós-graduação, experimentos em pesquisa, além da capacitação para projetos de pesquisas e diversas outras atividades. A seguir estão descritos os principais detalhes dessa infraestrutura:
- Centro de Ciências Culinárias (CCC);
- Laboratório de Nutrição e Análise de Alimentos (LANAL);
- Laboratório de Nutrição Experimental (LANUTE);
- Laboratório de Avaliação Nutricional (LAVNUT);
- Laboratório de Análise da Composição Corporal (LACC);
- Laboratório de Educação Alimentar e Nutricional (LEAN);
- Laboratório de Controle Higiênico e Sanitário de Alimentos (LACHSA);
- Laboratório de Investigação em Nutrição Clínica e Esportiva (LABINCE);
- Laboratório de Genômica Nutricional (LABGEN);
- Clínica Escola.
Voltar para o início da página.
O corpo docente atual do PPGNUT/UFG (2020) é formado por 14 professores permanentes e três colaboradores. Quanto à formação na graduação, dentre os docentes permanentes que atuaram no PPG entre 2017-2020, 13 eram Nutricionistas, dois eram profissionais de Educação Física, dois eram Engenheiros Agrônomos, um era Farmacêutico, demonstrando a compatibilidade e adequação à proposta do Programa.
Voltar para o início da página.
Para melhor compreensão do histórico do programa, é importante historiar e contextualizar também a FANUT da UFG. O curso de graduação em Nutrição teve sua proposta de criação em 26 de março de 1975, por iniciativa do Colegiado do Curso de Medicina, quando existiam apenas oito cursos de Nutrição no Brasil e nenhum na região Centro-Oeste. Em fevereiro de 1976, foi instalado o Colegiado dos Cursos de Enfermagem e Nutrição da Faculdade de Medicina e nesse ano ocorreu o primeiro vestibular. No ano de 1977 foi aprovada a criação do Departamento de Enfermagem e Nutrição da Faculdade de Medicina, aos quais os dois cursos se vinculavam. A partir de 1981, o curso de Nutrição passou a integrar a recém criada Faculdade de Enfermagem e Nutrição (FEN) da UFG e, com a reforma da estrutura administrativa da UFG, a FEN foi desmembrada em duas unidades acadêmicas. Com isso, em dezembro de 1996 criou-se a FANUT. Em 2009, a FANUT aderiu ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e passou a oferecer 36 vagas semestrais, com duas entradas por ano. O curso de Nutrição da UFG tem obtido nota máxima na avaliação do Ministério da Educação, sendo classificado como um dos melhores do país.
Em razão do reconhecimento da excelência do curso de graduação em Nutrição da UFG, da escassez de formação em nível de mestrado na região Centro-Oeste, da expansão da pós-graduação Stricto Sensu na Universidade e do número crescente de instituições privadas com oferta do curso de Nutrição, em 2008, foi proposta a criação do PPGNUT/UFG, com oferecimento do curso de mestrado acadêmico. O projeto de criação do PPGNUT/UFG foi encaminhado à Capes e aprovado naquele ano, com nota inicial 3, a qual se repetiu no triênio seguinte de avaliação (2010–2012) e a primeira turma iniciada em 2009. À época, os PPGs em Nutrição pertenciam à área de Medicina II e na região Centro-Oeste havia somente dois programas que ofereciam curso de mestrado, na Universidade de Brasília (UnB) e na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
Voltar para o início da página.
A seguir, destaca-se algumas das ações de internacionalização desenvolvidas no âmbito do programa:
- Em relação à participação em projetos científicos/tecnológicos em colaboração com pesquisadores estrangeiros, a professora Patrícia Borges Botelho mantém vínculo com pesquisadores da University of Surrey, no Reino Unido, na condução do projeto de pesquisa “A systems biology approach to the interaction between diet and sunlight exposure on vitamin D status and response to vitamin D supplementation in female adults living in Brazil and the UK: a longitudinal study and randomised controlled trial (RCT)”. A professora Maria Aderuza Horst foi contemplada na chamada CONFAP – The UK Academies 2017 – Fellowships, Research Mobility, and Young Investigator Awards for UK Researchers in Brazil, em parceria com o professor Vimal Karani, da University of Reading, no Reino Unido, com o projeto “Pilot study of a population-based survey to assess the impact of nutritional status and genetic factors on noncommunicable diseases in Goiânia”.
- Realização de missões de curta duração em instituições estrangeiras por parte dos estudantes. Em 2019, duas estudantes de mestrado do PPGNUT/UFG realizaram intercâmbio internacional. A estudante Nayra Figueiredo foi contemplada com bolsa de estudos por meio da Chamada Pública de Mobilidade de Pesquisadores na Itália – CONFAP MCI Mobility 2018 e a estudante Marcela de Oliveira Queiroz foi contemplada com ajuda de custos da PRPG/UFG. No período em que estiveram realizando o intercâmbio internacional, as estudantes participaram do 29th Congresso of European Childhood Obesity Group, realizado de 13 a 16 de novembro de 2019, na cidade de Katowice, Polônia, com apresentação oral do trabalho intitulado “Leptin receptor gene polymorphism and cardiovascular risk in obese Brazilian adolescents". Espera-se que com a criação do curso de doutorado este indicador também seja substancialmente melhorado nos próximos anos.
- No quadriênio em curso, o professor João Felipe Mota realizou estágio de pós-doutoramento na University of Alberta, Human Nutrition Research Unit, Edmonton, Canadá, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (Processo número: 203886/2017-8, modalidade pós-doutorado no Exterior – PDE) e supervisão da professora Carla Prado (Assistant Professor and CAIP Chair in Nutrition, Food and Health Director, Human Nutrition Research Unit). Neste período o professor ministrou a palestra “Gut microbiota, probiotics and muscle” no 1st ESNS International Conference, realizado em Milão, na Itália, de 23 a 24 de maio de 2018.
Voltar para o início da página.
2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
Conceito 3 | Conceito 3 | Conceito 4 | Conceito 4 |
Voltar para o início da página.
Nível | Mestrado e Doutorado |
Áreas de Concentração | Nutrição e Saúde |
Linhas de pesquisa |
|
Estrutura Curricular | A proposta curricular do PPGNUT/UFG abrange limites mínimos do número de créditos em disciplinas e em atividades complementares necessários à integralização do curso de 16 créditos para o mestrado (14 em disciplinas – sete obrigatórios e sete optativos – e dois em atividades complementares) e de 24 créditos (20 em disciplinas – sete obrigatórios e 13 optativos – e quatro em atividades complementares) para o doutorado. |
Disciplinas |
Disciplinas que sustentam a área de concentração são: Avaliação Nutricional de Coletividades (optativa) - (48h), Métodos de Avaliação do Consumo Alimentar (optativa) - (32h), - Seminários Avançados em Nutrição (obrigatória) - (32h), Tópicos Avançados em Nutrição e Saúde (obrigatória) - (32h), Disciplinas que sustentam a LP1: Bases Científicas do Exercício Aplicado a Populações Especiais (optativa) - (32h), Fundamentos da Genômica Nutricional (optativa) - (32h), o Órgão Adiposo: da Morfologia ao Tratamento (optativa) - (32h), Tópicos Avançados em Emagrecimento (optativa) - (64h), Disciplinas que sustentam a LP2: Análise Física e Sensorial de Alimentos (optativa) - (32h), Cuidado e Manejo de Animais de Experimentação (optativa) - (16h), Epidemiologia Nutricional (optativa) - (32h), Métodos Avançados Aplicados a Análise de Alimentos (optativa) - (32h), Micronutrientes na Saúde Humana (optativa) - (32h). Disciplinas de formação para a pesquisa: Estatística Aplicada à Nutrição (obrigatória) - (48h), Fundamentos da Investigação Científica (obrigatória para mestrado) - (32h), Seminário de Pesquisa 1 (obrigatória) - (32h), - Seminários de Projetos (obrigatória) - (48h), Estatística Avançada (optativa) - (48h), Prática de Redação de Manuscrito Científico II (optativa) - (48h), Princípios e Práticas de Redação de Manuscrito Científico (optativa) - (48h). |
Voltar para o início da página.
Número de vagas ofertadas no ano para Mestrado: 14
Número de vagas ofertadas no ano para Doutorado: 10
Último edital: clique aqui e confira.
Voltar para o início da página.
Coordenadora: Nara Aline Costa
Vice-coordenador: Gustavo Duarte Pimentel
Site: ppgnut.fanut.ufg.br/
Instagram: ppgnut.ufg