Programa de Pós-Graduação em Química - PPGQ
- Missão
- Objetivos
- Diferenciais
- Infraestrutura
- Perfil do Egresso
- Perfil dos Docentes
- Histórico
- Mobilidade e Pesquisa
- Internacionalização
- Avaliação Capes
- Informações Gerais
- Processo Seletivo
- Contato
A missão do programa está em plena consonância com a missão da UFG, que é produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e saberes, formando profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade.
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O programa tem como objetivos específicos:
- Formar mestres e doutores com grande competência técnico-científica e visão multidisciplinar para atuarem no magistério superior, institutos de pesquisa e empresas;
- Formar profissionais altamente qualificados por meio do ensino a pesquisa, despertando a capacidades investigativas dos discentes, instigando-os terem iniciativa e criatividade na solução de problemas no desenvolvimento de projeto de pesquisa;
- Oferecer uma oportunidade regional de realizar mestrado e doutorado para os graduados dos cursos de química e áreas afins;
- Suprir a demanda de mestres e doutores em química no âmbito regional;
- Estimular o empreendedorismo e inovação através da aproximação do meio acadêmico com o meio industrial;
- Estimular a transferência de conhecimento ente o meio acadêmico, sociedade e setor industrial.
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- O PPGQ estabelece colaborações com um vasto número de instituições no país, como, por exemplo, os Institutos de Química da USP (campus São Paulo), USP-São Carlos, UNESP-Araraquara, UNICAMP, UnB, UCB, UCG, UFU, UFMS, UFRJ, UFBA, UFV, UNIFAL-MG, UFPR, UEM, UFSCar, UFPB, UFLA, UFC, UFT, UFF, UFTM, UFMT, UFMG, IFG, IFGO, IFSP, UFSC, UEG, UFRGS, UTFPR e UFES, entre outras. Os pesquisadores do IQ-UFG também possuem trabalhos de pesquisa com o PPG em Engenharia Química do IQ/UFG e com outras unidades da UFG tais como o Instituto de Física, o Instituto de Ciências Biológicas, o Instituto de Patologia Tropical e Saúde, a Faculdade de Educação, Faculdade de Nutrição, Faculdade de Odontologia, a Escola de Agronomia, Escola de Veterinária e Zootecnia, Faculdade de Medicina e a Faculdade de Farmácia.
- Além das Instituições de Ensino Superior, é importante destacar a cooperação com empresas, as quais têm financiado projetos e concedido bolsas para formação de recursos humanos. Dentre elas, cita-se a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Petrobras, a Agência Nacional de Energia Elétrica e a empresa responsável pelo Saneamento de Goiás (SANEAGO). Além dessas colaborações pontuais, destaca-se o estabelecimento de duas redes de pesquisa vinculadas às Ciências Forenses, as quais estão vinculadas a diferentes unidades da Superintendência da Polícia Federal, onde vários peritos são integrantes das equipes. Destaca-se também a participação dos docentes em vários Institutos Nacionais de Ciência e
Tecnologia (INCT ́s).
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A infraestrutura que o PPGQ apresenta é um dos pontos mais fortes do programa, permitindo o desenvolvimento exitoso das atividades das sete linhas de pesquisa. O parque instrumental do programa está distribuído nas duas edificações do Instituto de Química (Blocos IQ1 e IQ2) e nos laboratórios coordenados por docentes do programa anexos ao Instituto de Química (LAMES, Laboratório de Microfluídica, NUPEC), além dos laboratórios multi-usuários da UFG alocados em outras unidades (LabMIC, CRTi, Laboratórios de Ótica, Fotônica, Magnetismo, Cristalografia) e na Embrapa-Agroenergia. Além disso, três equipamentos de grande porte (FT-ICR MS, CE-MS e FLIM) foram instalados. Também é possível citar os seguintes equipamentos: CG-FID, Analisador de Carbono Orgânico Total, vários sistemas de espectrometria de massas, a saber, Orbitrap QExactive (Thermo Scientific), microTOF ( Brucker Daltonics), LCQ Fleet Ion trap 3D ( Thermo Scientific); 7T FT-ICR MS (SolariX 2xR – Bruker Daltonics); Cromatógrafo líquido HPLC (Accela, Thermo Scientific), Cromatógrafo líquido HPLC (Nexera, Shimadzu); Calorimetria diferencial (DSC); Ressonância Magnética Nuclear Bruker Avance 500 MHz, com sonda para sólidos; difratômetro de raios X em monocristal APEX II QUAZAR Bruker AXSTM com detector de ponta CMOS, entre outros. Também são disponibilizadas as seguintes técnicas instrumentais: Difratometria de Raios-X em pó, Espectroscopia Óptica (UV-Vis e Infravermelho), Fluorescência de Raios-X, Microscopia Eletrônica de Varredura, Microscopia Eletrônica de Varredura por emissão de campo (MEV-FEG), Microscopia Óptica Confocal, Microanálise Eletrônica, Análise Térmica Diferencial e Termogravimétrica (DTA/TG), Espectrometria de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-MS), Espectrometria de Emissão Óptica com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-OES), entre outras.
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O perfil do egresso do PPGQ consiste em mestres e doutores com grande competência técnico científica e visão multidisciplinar, dotados de iniciativa e criatividade para proposição e desenvolvimento de projetos de pesquisa e solução de problemas técnico-científicos em química e áreas afins, aptos a atuarem no magistério superior, institutos de pesquisa e empresas.
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O corpo docente do PPGQ é altamente qualificado, fato que pode ser observado, por exemplo, em relação à origem do corpo docente permanente, uma vez que ao final de 2020, 75,9% obtiveram doutorado em PPGs conceito 7 das instituições USP, UNICAMP, UFSCar, UFMG, UFRJ e UFSM, 13,8% doutoraram em PPGs conceitos 6 ou 5 de USP, UnB e UEM, e 6,9% em renomadas universidades do exterior (University of Oxford e University of Kansas). Entre os 37 docentes permanentes que estiveram ao menos um ano do quadriênio com este status, 31 são químicos, 3 são físicos, 2 são engenheiros químicos e um é farmacêutico, aspecto este positivo para a formação desejada dos pós-graduandos do programa, centrada em química com oportunidades multidisciplinares, tanto em relação às disciplinas ofertadas quanto em linhas e projetos de pesquisa.
Quanto ao aperfeiçoamento e internacionalização do corpo docente permanente ao final de 2020, 75,9% realizou pós-doutorado em instituições diferentes da de doutoramento, 31,4% realizou pós- doutorado no exterior e 86,2% tem experiência no exterior (pós-doutorado, doutorado pleno, doutorado sanduíche ou programa de colaboração internacional). Todo o corpo docente do programa apresenta perfil de projeção internacional, desenvolvendo pelo menos uma ou mais atividades tais como publicação em revistas editadas no exterior, publicações com parcerias internacionais, participação em periódicos internacionais como consultor ad hoc, ministraram palestras ou organizaram eventos internacionais. Além disso, todos os docentes atuam em parceria em atividades acadêmicas com instituições de todo o Brasil, sendo que uma parcela expressiva (40%) apresenta projeção nacional, pois estão inseridos em organismos e associações científicas, exercendo funções diretoras.
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O curso de graduação em química da UFG teve início em 1979, sendo inicialmente conduzido por farmacêuticos e químicos que possuíam apenas a graduação ou o mestrado em química. No início da década de 90 os primeiros doutores - formados principalmente na UNICAMP e na USP – foram contratados. Atualmente o corpo docente do Instituto de Química é composto por 56 docentes doutores em Química ou áreas afins (Ciências Ambientais, Engenharia Química, etc.). Os docentes ministram aula para os cursos de graduação em Química (Bacharelado, Licenciatura e Atribuições Tecnológicas) e graduação em Engenharia Química, além de atenderem também aos cursos de outras unidades da UFG nos cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Farmácia e Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Física, Farmácia, Biologia. Com o início da contratação de diversos doutores, o Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da UFG foi criado em 1999. A partir de um esforço conjunto deste grupo de Professores Doutores é que em 1999, em nível de mestrado, que o PPGQ-IQ/UFG iniciou suas atividades. Desde então, o Programa formou cerca de 320 mestres e completou 20 anos em 2019.
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Entre as ações empreendidas pelo programa se destaca a cooperação com empresas, as quais têm financiado projetos e concedido bolsas para formação de recursos humanos. Dentre elas, cita-se a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Petrobras, a Agência Nacional de Energia Elétrica e a empresa responsável pelo Saneamento de Goiás (SANEAGO). Além dessas colaborações pontuais, destaca-se o estabelecimento de duas redes de pesquisa vinculadas às Ciências Forenses, as quais estão vinculadas a diferentes unidades da Superintendência da Polícia Federal, onde vários peritos são integrantes das equipes. Destaca-se também a participação dos docentes em vários Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT ́s).
A respeito dos INCT ́s, se destaca também a participação de vários docentes nos INCT ́s em andamento no quadriênio, o que contribuiu para novos intercâmbios dos alunos e professores. Como exemplos de interação com Universidades no Brasil, podemos citar algumas colaborações que se consolidaram e têm fortalecido não apenas o intercâmbio dos alunos, mas também de professores:
- Rede Pró-Centro Oeste de Bioprospecção de novos produtos biotecnológicos e alvos em patógenos humanos com foco na fauna e flora do Cerrado (UFG/UnB/UFMS);
- Rede de Planejamento e Desenvolvimento de Novos Candidatos a Protótipos de Fármacos e Medicamentos para Doenças Negligenciáveis;
- Rede Goiana em prospecção Bioquímico-Genética de Plantas Medicinais;
- Rede de Cooperação entre UFG/UNICAMP/UFMG para o Desenvolvimento de Materiais Multifuncionais com Aplicação em Células Solares, Dispositivos e Sensores - PROCAD/Casadinho;
- Cooperação entre os programas de pós-graduação DQ/UEM e IQ/UFG em atividade de formação de recursos humanos e pesquisa em plantas medicinais, com financiamento da CAPES via PROCAD;
- Materiais Óxidos Fotorrefrativos e Luminescentes envolvendo UFG/UNICAMP/USP-SC, com financiamento da CAPES via PROCAD;
- Colaboração do grupo de pesquisa em Produtos Naturais do IQ/UFG com Laboratório de Farmacognosia, Departamento de Produção de Matéria-Prima, Faculdade de Farmácia, UFRGS, Porto Alegre;
- Fortalecimento da interação científico-acadêmica em Química da Rede de cooperação UFMG-UFV-UFAL-UFG, financiamento via PROCAD/CAPES;
- Análise estrutural de antibióticos peptídicos através da Ressonância Magnética Nuclear. Colaboração: UnB/UFG, financiamento via Rede Pró- Centro Oeste.
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O PPGQ possui projetos de colaboração internacional com a França (CAPES-COFECUB), Espanha e Suécia (KTH-convênio para doutorado em cotutela). Além disso, o programa tem apresentado a maior demanda institucional pelas cotas de bolsas nos editais PDSE, procura por candidatos estrangeiros para pós-doutoramentos e em editais internacionais para ingresso no PPG.
Os projetos de cooperação internacional constituem um dos pontos de destaque do programa. Entre os docentes credenciados no PPGQ, três projetos oficiais de cooperação internacional estavam em andamento no quadriênio, são eles:
- Avanços na caracterização do potencial antimicrobiano de compostos naturais. Coordenador do Projeto: Dr. Luís Cláudio Nascimento da Silva, Docente da Universidade CEUMA (UNICEUMA). Instituição Executora no Brasil: Universidade CEUMA (UNICEUMA), São Luís, Maranhão, Brasil. Instituições Executoras no Exterior: Universidade de Copenhague (KU), Copenhague, Dinamarca; Statens Serum Institut (SSI) Copenhague, Dinamarca. Instituições Colaboradoras: UFRGS e UFG.
- Dispositivos microfluídicos inovadores para ciências da saúde e da vida Finaciamento: CAPES-COFECUB. Coordenador do Projeto: Dr. Wendell Karlos Tomazelli Coltro. Instituição Executora no Brasil: UFG. Instituições Executoras no Exterior: Chimie ParisTech, PSL Research University Unité de Technologies Chimiques et Biologiques pour la Santé, Paris, France. Instituições Colaboradoras: Unicamp.
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2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
Conceito 4 | Conceito 4 | Conceito 4 | Conceito 6 |
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Nível | Mestrado e doutorado |
Áreas de Concentração | Química |
Linhas de pesquisa |
|
Estrutura Curricular |
O discente regularmente matriculado no curso de Mestrado deverá completar, no mínimo, dezesseis (16) créditos em disciplinas, sendo no mínimo quatro (4) créditos em disciplinas obrigatórias [oito (8) a partir dos ingressantes no 1° semestre de 2020, sendo 4 créditos na área primária de pesquisa do aluno e 4 em outra área distinta], dois (2) créditos na disciplina Seminários durante o primeiro semestre do curso, dois (2) créditos em atividades complementares de Pós-Graduação, e dezesseis (16) créditos relativos à defesa e aprovação da Dissertação, os quais não têm equivalência em carga horária. O aluno regularmente matriculado no curso de Doutorado deve completar, no mínimo, vinte e quatro (24) créditos em disciplinas, sendo no mínimo oito (8) créditos em disciplinas obrigatórias [dezesseis (16) a partir dos ingressantes no 1° semestre de 2020, sendo 8 créditos na área primária de pesquisa do aluno e 8 em outra(s) área(s) distinta(s)], dois (2) créditos na disciplina Seminários durante o primeiro semestre do curso, quatro (4) créditos em atividades complementares de pós-graduação e vinte e quatro (24) créditos relativos à defesa e aprovação da Tese, os quais não têm equivalência em carga horária. |
Disciplinas |
Disciplinas obrigatórias: Química Orgânica Avançada A e B (64h), Química Analítica Avançada I e II (64h), Físico-Química Avançada A e B (64h), Química Inorgânica Avançada (64h) e Química Inorgânica Avançada – Estado Sólido (64h), Ensino de Química Avançado (64h) - apenas para alunos que desenvolvem projetos na linha de pesquisa “Ensino de Química”).. Disciplinas LP1: Fundamentos dos processos de Adsorção e Troca Iônica (64h); Métodos de Extração e Separação (64h); Processos Fotoquímicos e Fotofísicos (64h); Processos Oxidativos Avançados (64h); Química Ambiental (64h). Disciplinas LP2: Cinética Homogênea e Heterogênea (64h); Eletroquímica (64h); Fundamentos e aplicações da Terapia Fotodinâmica (64h); Introdução à Ciência de Materiais (64h); Métodos Físicos de caracterização de sólidos (64h); Princípios da Energia Fotovoltaica (32h); Processamento de Materiais Cerâmicos (64h); Química de Superfície (64h). Disciplinas LP3: Análise Estrutural de Compostos Orgânicos por RMN de 1H e 13C, em 1D e 2 D (64h); Ecologia Química de Plantas (64h); Métodos Avançados de Elucidação Estrutural por RMN (64h); Química de Produtos Naturais (64h); Quimiometria em Produtos Naturais e Ecologia Química (64h). Disciplinas LP4: Análise Térmica (64h); Cristalografia Aplicada à determinação de estruturas moleculares (64h); Espectrometria de Massas Fundamentos e Aplicações (64h); Fundamentos de Ressonância Magnética Nuclear I (64h); Fundamentos de Ressonância Magnética Nuclear II (64h); Introdução aos sensores químicos e biossensores (64h); Microfluídica (64h); Tópicos em Cromatografia Líquida Moderna (64h); Validação Analítica (32h). Disciplinas LP5: Aplicação de Métodos Quimiométricos em Química - Quimiometria I - Análise Multivariada (64h); Planejamento e Otimização de Experimentos Quimiometria II (64h); Quimiometria Aplicada a Ressonância Magnética Nuclear (32h). Disciplinas LP6: Magnetoquímica (32h); Métodos de Elucidação de Estruturas (64h); Química dos Organometálicos (48h); Síntese, caracterização e propriedades de polímeros (64h); Síntese Orgânica (32h). Disciplinas LP7: A formação do professor de Ciências no Contexto Educacional (64h); Metodologia de Pesquisa em Educação em Ciências (64h); A Pesquisa no Ensino de Química no Brasil: histórico e perspectivas teórico-metodológicas (64h); Epistemologia Genética de Jean Piaget aplicada ao Ensino de Química (64h); O laboratório didático no ensino de Ciências (64h). Disciplinas que abrangem todas as linhas de pesquisa: Elaboração e Produção de Textos Científicos (32h); Fundamentos da Propriedade Industrial: valoração, busca e redação de patentes (64h); Inovação e Empreendedorismo na Química (32h). |
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Número de vagas ofertadas no ano para Mestrado: 59
Número de vagas ofertadas no ano para Doutorado: 62
Último edital: clique aqui e confira.
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Coordenadora: Profª. Drª. Lucília Kato
Vice-coordenador: Prof. Dr. Rafael Pavão das Chagas
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