Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual - PPGACV
- Missão
- Objetivos
- Diferenciais
- Infraestrutura
- Perfil dos Docentes
- Histórico
- Internacionalização
- Avaliação Capes
- Informações Gerais
- Processo Seletivo
- Contato
O programa tem por missão a formação de profissionais que atuem nos campos das artes e da cultura visual: pesquisadores, artistas, docentes qualificados para o ensino superior e outros campos de produção e sistematização do conhecimento, bem como os fundamentos das artes e poéticas artísticas na contemporaneidade.
Voltar para o início da página.
O objetivo geral do programa é qualificar e capacitar a formação inicial e avançada para a pesquisa acadêmica na área de Artes e Cultura Visual. Tal formação deverá garantir que mestrandos e doutorandos desenvolvam e aprofundem suas práticas e processos de investigação, articulando matrizes teóricas, abordagens metodológicas, conceitos, práticas e referenciais artísticos de acordo com a natureza de seu projeto de pesquisa e em consonância com a linha de pesquisa à qual está vinculado destacando-se o perfil inter e/ou transdisciplinar de formação desses profissionais.
Voltar para o início da página.
- O corpo docente do PPGACV tem realizado diversos movimentos de qualificação, além de afastamentos para pós doutoramentos, tem-se registrado a realização de docentes que têm procurado realizar cursos de curta ou longa duração, especialmente, no ano de 2020, quando a oferta de cursos desta natureza se tornou mais intensa.
- O total da produção artística no quadriênio (2017 - 2020) é de 299 produtos, sendo que no conjunto destaca-se a produção do pesquisador Edgar Silveira Franco na área de HQtrônicas, performances multimídias, zines, animação, seguido da produção da pesquisadora Rosa Maria Berardo na área de cinema de ficção e documentários e animação e do professor José César nas pesquisas de gravuras, meios e materiais alternativos.
- O PPG tem gerado pesquisas que tratam de histórias em quadrinhos, cinema, artefatos etnográficos, artesanais, práticas de comunidades, práticas de musealização e patrimonialização, gravuras, performances. Desse modo, tem contribuído para a permeabilização de fronteiras entre práticas artísticas e não-artísticas, hegemônicas e contra hegemônicas, buscando se nortear em torno a experiências decoloniais.
Voltar para o início da página.
O PPG utiliza as salas de aula da Faculdade de Artes Visuais e o Laboratório de Audiovisual e Informática - LAI. Vale destacar os espaços específicos para o ensino e a pesquisa de processos artísticos tais como: Salas: 15, 17 e 19 – Sala de aula com capacidade para 30 alunos/turma, janelas amplas, com boa iluminação, aparelhos de ar condicionado, mesas 1 computador, 1 projetor multimídia, para realização de aulas presenciais. Sala 09 - auditório com 220 lugares, para realização de eventos e bancas examinadoras presenciais. O espaço físico destinado à pesquisa inclui: Ateliê de Desenho e Pintura; Ateliê de tridimensional; Ateliê de cerâmica; Ateliê de Desenho; Ateliê de Gravura e a Galeria da FAV, espaço vinculado à Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, caracterizando-se como um espaço de natureza artística, cultural e educacional.
Voltar para o início da página.
A formação do Corpo Docente situa-se predominantemente na área de Artes Visuais, abrangendo formação em Artes Plásticas, Licenciatura/Bacharelado/ Mestrado e História da Arte, licenciatura. A outra parcela tem formação heterogênea nos campos de Comunicação Social, História, Filosofia, Ciências Políticas e Arquitetura. Na titulação de doutoramento há uma maior uniformidade na área de artes, educação, cultura, tecnologias da imagem e história atendendo assim à finalidade do PPG e seus objetivos, bem como às especificidades de cada linha. Os doutoramentos foram realizados em importantes IES nacionais tais como USP, UNICAMP, UFBA, UFRJ, UNB e UFG, localizadas predominantemente no Centro Oeste e Sudeste, e em IES internacionais (Espanha, França, Inglaterra, Canadá e EUA).
Voltar para o início da página.
O Programa teve início em 2003 com o nome Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual, com a oferta do nível Mestrado. Sua estrutura, então, contava com duas áreas de concentração: 1. Processos e sistemas visuais; 2. Educação e visualidade. Em 2010 foi aprovada a abertura do doutorado, implementado a partir de 2011, o que implicou numa reformulação ampla do regulamento. Passou a se chamar Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV), com a primeira turma ingressante em 2011. Na nova estrutura, o Programa passou a se organizar em torno de apenas uma área de concentração: Cultura e Visualidades.
Entre 2012 e 2014 o PPG ofertou um MINTER entre a UFG e a UNIMONTES. Com as atividades regularmente iniciadas no segundo semestre de 2012, os professores que formaram o MINTER em Arte e Cultura Visual no convênio estabelecido entre a UFG e a UNIMONTES concluíram suas dissertações de Mestrado até agosto de 2014.
Voltar para o início da página.
O PPGACV mantém parcerias com universidades e centros de pesquisa de outros países, com os quais já foram estabelecidos convênios e tem sido desenvolvidas atividades bilaterais. Entre estes se destacam a Red de Estudios de la Cultura Visual Abya Yala; Rede Internacional de Pesquisa em Educação, Arte e Humanidades (REdArtH); Universidad Complutense de Madrid; a Universidad de Guanajuato, no México; Universidade Livre de Bruxelas (ULB); Universidad de la República (UdelaR), Montevidéu; Universidad Antonio Nariño- Bogotá – Colômbia; Universidade do Porto – Portugal; Universidad de Caldas, Colômbia.
Voltar para o início da página.
2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
Conceito 4 | Conceito 4 | Conceito 4 | Conceito 4 |
Voltar para o início da página.
Nível | Mestrado e doutorado. |
Áreas de Concentração | Artes, Cultura e Visualidades. |
Linhas de pesquisa |
|
Estrutura Curricular | Os estudantes de mestrado devem cumprir cinco disciplinas com 04 créditos cada, sendo: duas disciplinas obrigatórias e um mínimo de três eletivas, totalizando 20 créditos. Estudantes de doutorado devem cumprir três disciplinas obrigatórias e um mínimo de três eletivas, totalizando 24 créditos. |
Disciplinas |
I. Disciplinas organizadas no eixo Área de concentração: Seminário Avançado de Pesquisa em Arte e Cultura (obrigatória, 64h).
Linha A: Imagem, cultura e produção artística (64h); Tópicos especiais (64h). Linha B: Processos de Criação em Artes, Cultura e Visualidades (64h); Tópicos Especiais (64h). Linha C: Pedagogias Culturais e Visualidades (64h); Tópicos Especiais (64h); Estágio Docência (64h). |
Voltar para o início da página.
Número de vagas ofertadas no ano para Mestrado: 18
Número de vagas ofertadas no ano para Doutorado: 09
Último edital: clique aqui e confira.
Voltar para o início da página.
Coordenador: Prof. Dr. Samuel José Gilbert de Jesus.
Vice-coordenador: Prof. Dr. Flávio Gomes de Oliveira.
Site: https://culturavisual.fav.ufg.br/
Instagram: https://www.instagram.com/ppgacv_ufg/