Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - PPGAC
- Objetivos
- Diferenciais
- Infraestrutura
- Perfil dos Docentes
- Histórico
- Internacionalização
- Avaliação Capes
- Informações Gerais
- Processo Seletivo
- Contato
O objetivos e a missão do programa podem ser sintetizados na intenção de proporcionar investigações, reflexões, contestações e revisões dos paradigmas das Artes da Cena, no que se refere aos processos de criação, formação e teorizações sobre o estatuto cênico, qualificando artistas, arte-educadores e pesquisadores para atuação em diversos contextos sociais e pedagógicos, como forma de ampliar o acesso e o direito cultural às Artes da Cena.
Voltar para o início da página.
- O PPG Artes da Cena, apesar de criado recentemente, possui um lastro histórico que se relaciona com a trajetória de criação e funcionamento dos cursos de graduação (e as pesquisas a eles relacionadas) em Teatro, Dança e Direção de Arte na Universidade Federal de Goiás, relação que se tem investido na manutenção, através de diversas ações e programas de pesquisas integradas, como a universalização do estágio docente, a integração entre discentes de graduação e pós-graduação em atividades de ensino-aprendizagem e a dinâmica dos grupos de pesquisa e suas articulações com a iniciação científica.
- Em seus primeiros anos de funcionamento, o PPG Artes da Cena conseguiu organizar atividades de grande importância para o desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação em Artes, no contexto da Universidade Federal de Goiás em intercâmbio com profissionais e instituições nacionais e internacionais.
Voltar para o início da página.
O programa conta com vasta infraestrutura laboratorial, a qual congrega 10 laboratórios, sendo 9 deles sediados no prédio da Escola de Música e Artes Cênicas, onde o programa também está abrigado, e um na Faculdade de Educação Física e Dança, onde quatro dos docentes do programa se encontram lotados administrativamente. O Teatro Belkiss Spenciere possui estrutura de palco italiano, com capacidade para 280 espectadores, atendendo bem a experimentações espetaculares que preveem maior quantidade de público. Mais aberto a experimentações contemporâneas, com versatilidade entre as relações palco-plateia, o LACENA constitui-se de teatro laboratório, equipado com ótima infraestrutura de iluminação, sonoplastia, projeções e efeitos. Conectado ao LACENA, funciona o Museu da Luz, no qual o programa conta com importante acervo de lâmpadas, projetores, mixers e câmeras que cobrem amplo espectro histórico das tecnologias de iluminação e imagem.
O Laboratório Experimental de Direção de Arte – LEDA, está voltado a estudos relacionados às materialidades cênicas e suas conexões com o audiovisual: pesquisas espaço-visuais, de desenho da performance e relações híbridas da direção de arte. Em sintonia conceitual com o LEDA, está o Laboratório de Criação de Figurinos, Acervo de Indumentárias e Ateliê de Costura – LABCRIAA, no qual o campo das poéticas da direção de arte conecta-se com a corporeidade do ator, dispondo para isso de espaço amplo para a prática de corte e costura e conservação de acervo. Também estabelecendo importante diálogo com a espetacularidade e suas materialidades, o Laboratório de Teatro
de Formas Animadas – LATA, conta com boa infraestrutura para a construção de objetos de cena e teatro de objetos (formas animadas), e acervo de produções em constante renovação.
Três outros laboratórios se relacionam mais fortemente com o campo processual e formativo. O Laboratório de Montagens Teatrais – LAB1 estrutura-se como espaço aberto para investigações de encenação e performatização. De modo similar, mas englobando aspectos relacionados ao ensino de teatro, o MonTE – Laboratório de Montagem Teatral e Teatro-Educação objetiva investigações relativas à complexidade da linguagem cênica, incluindo manifestações populares e suas relações com a formação de artistas e o teatro para infância e juventude. Também na linha dos processos educativos e criativos, entretanto com foco mais preciso nas artes do corpo e dança, o LAPIAC – Laboratório Interdisciplinar em Artes da Cena, sediado na Faculdade de Educação Física e Dança. Fechando a dimensão de infraestrutura laboratorial, o Laboratório de Representações Gráficas & Arte Digital – LAGAR conta com 23 computadores conectados à internet e impressora 3D.
Voltar para o início da página.
O corpo docente é composto por 12 membros, dos quais 10 são permanentes e 2 colaboradores. Dos 10 permanentes, 8 são atuantes nos cursos de Teatro, Dança e Direção de Arte da Universidade Federal de Goiás, uma é professora da área de Dança na Universidade Estadual de Goiás e um outro é da Faculdade de Filosofia da UFG, com investigações nos campos da ética, estética e política. Uma destes membros permanentes da UFG, com vínculo ao curso de licenciatura em Teatro, no âmbito da graduação, possui formação na área das artes visuais, com pesquisas que se relaciona ao campo da arte-educação, enquanto os demais se concentram especialmente nas poéticas do teatro, da dança e da direção de arte, com formação no âmbito das artes da cena. Uma das professoras do corpo permanente realizou no ano de 2020 estágio pós-doutoral vinculado à Universidade Federal da Bahia - UFBA, com investigações relacionadas à cultura afro-brasileira. Quanto aos dois membros colaboradores, um deles contribui com o contexto do programa no fortalecimento dos estudos relacionados à imagem, no contexto da direção de arte e das relações entre as artes da cena, a fotografia e o audiovisual. A outra, possui formação no campo da semiótica da cena, com pesquisas atualmente relacionadas à prática como pesquisa, temática que escolheu como foco de aprofundamento na pesquisa pós-doutoral que também realizou entre 2019 e 2020, com vínculo à Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Voltar para o início da página.
O PPG Artes da Cena teve seu APCN aprovado pela CAPES no final do ano de 2018. No primeiro semestre de 2019, seu funcionamento se deu apenas do ponto de vista administrativo, com a publicação das portarias de coordenação e comissões internas, aprovação interna do regulamento de funcionamento, estabelecimento de reuniões regulares da equipe de docentes, estruturação de suas demais disposições legais e institucionais e a criação do primeiro edital de seleção, o qual foi publicado em 16 de abril de 2019. Entre os meses de abril e julho daquele ano ocorreu o primeiro processo seletivo.
Voltar para o início da página.
Já em seu projeto de criação, o programa apresentou vastos indicadores relativos a sua inserção, em nível local, regional, nacional e internacional, através da presença em projetos de cooperação interinstitucional, incluindo ações de internacionalização e no cenário cultural. Como resultado desse trabalho pode ser visto o projeto de pesquisa "A Criação da Rede Brasil-Reino Unido em Medicina e Ciência da Dança como um Lugar Potencial de Relações Profissionais e Pesquisas", coordenado pela professora Valéria Maria Chaves de Figueiredo e que, em 2020, consolidou parte significativa dos trabalhos que vêm sendo realizados, em cooperações de investigação junto a pesquisadores vinculados a universidades do Brasil e Reino Unido. Também no âmbito da continuidade e desdobramentos dos trabalhos que vêm sendo realizados pelo programa, pode-se citar dois convênios internacionais, um com a Universidad Nacional de Jujuy (UNJu - Argentina) e outro com a Universidad Academia de Humanismo Cristiano (UHC - Chile).
Voltar para o início da página.
2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
- | - | A | Conceito 3 |
Voltar para o início da página.
Nível | Mestrado |
Áreas de Concentração | Teatro, Dança e Direção de Arte |
Linhas de pesquisa |
|
Disciplinas |
I. Estéticas de Poéticas das Artes da Cena: Processos Contemporâneos de Montagem Cênica; Dramaturgias da Cena Contemporânea; Educação Somática e Dramaturgia do Corpo Cênico; Teatro, Imagem e Memória; Artes da Cena e Diáspora Africana; Experiências Educacionais e Poéticas Populares; Corpo e Jogo: Estudos e Práticas Pedagógicas em Artes do Corpo. II. Estudos Transversais em Teatro, Dança e Direção de Arte: Cultura(s) do Campo Artístico; O Trágico da Ação: Estética, Ética e Política; Corpografia e Simbologia das Danças Tradicionais dos Povos; Mito e Imaginário nas Artes da Cena; Performances Arte/Educativas; Visualidades da Cena: Corpo, Fotografia e Espaço Cênico |
Voltar para o início da página.
Número de vagas ofertadas no ano para Mestrado: 24
Último edital: clique aqui e confira.
Voltar para o início da página.
Coordenador: Prof. Dr. Alexandre Silva Nunes
Vice-coordenadora: Profa. Dra. Marlini Dorneles de Lima
Site: https://artesdacenappg.emac.ufg.br/