Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas - PPGGMP
- Missão
- Objetivos
- Diferenciais
- Perfil dos Docentes
- Histórico
- Internacionalização
- Avaliação Capes
- Informações Gerais
- Processo Seletivo
- Contato
Formar geneticistas e melhoristas de plantas altamente qualificados para atuarem em ensino, pesquisa e/ou extensão; e gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico que proporcionem soluções e serviços para a sociedade.
Voltar para o início da página.
O programa tem como objetivo principal formar Geneticistas e Melhoristas de Plantas, oferecendo aos pós-graduandos formação científica de qualidade. Para atingir esses objetivos, o Programa aborda metodologias clássicas e modernas, visando à capacitação dos pós-graduandos para atuarem em pesquisa, ensino e extensão, nas diversas áreas relacionadas à Genética e ao Melhoramento de Plantas.
Voltar para o início da página.
- Em 2020, o SimGeM (Simpósio de Genética, Melhoramento e Conservação de Plantas), na sua segunda edição, foi incluído como membro do Corteva Agriscience Plant Sciences Symposia Series, uma rede global de simpósios científicos organizados e dirigidos por estudantes das principais instituições acadêmicas e de pesquisa do mundo.
- Interação com empresas privadas e instituições públicas, que possibilitam o desenvolvimento de pesquisas com elevado potencial de aplicação aos sistemas regionais de cultivo.
- A participação sistemática em congressos internacionais na área de Nematologia permite constante interação com os principais pesquisadores da área o que abre um leque de opções como oportunidade para estágios de doutorado sanduíche para os alunos e possibilidade de trazer os pesquisadores ao Brasil.
Voltar para o início da página.
O programa conta com 13 docentes entre permanentes e colaboradores possuem vínculo em tempo integral com a instituição. São 6 docentes entre permanentes e colaboradores que são externos à UFG, sendo pesquisadores da Embrapa (Claudio Brondani, Helton Santos Pereira e Thiago Lívio Pessoa Oliveira de Souza como docentes permanentes e Cristiane Aparecida Fioravante Reis, colaboradora), Universidade Federal de Jataí (Edésio Fialho dos Reis, permanente) e da Universidade Federal de Lavras (Evandro Novaes, permanente).
Voltar para o início da página.
Em 1985, foi criado, na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG), o primeiro curso de pós-graduação da área de Ciências Agrárias no Estado de Goiás, o Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas da UFG. Este curso de mestrado deu origem, em 1993, ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA/UFG), que teve início com os cursos de Mestrado e Doutorado. Assim, “Genética e Melhoramento de Plantas” passou a ser uma das Áreas de Concentração do PPGA/UFG. Até 2001, este constituía-se como o único curso de doutorado na área de Agronomia reconhecido pela Capes, nos estados federativos da região Centro-Oeste do Brasil.
Em 2009, em função do programa de expansão das universidades federais, mais docentes foram contratados, o que viabilizou a submissão de nova proposta de curso para a Capes, desta vez centrada no desmembramento da área de concentração em “Genética e Melhoramento de Plantas” do PPGA/UFG. Assim, em 2010, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PPGGMP).
Voltar para o início da página.
O programa participa dos Editais para professor visitante e faz ampla divulgação do processo seletivo para atração de estudantes estrangeiros. Também incentiva a participação de pesquisadores estrangeiros nas bancas de defesa de dissertação e tese do Programa, especialmente com a possibilidade de realização de bancas em formato remoto, e também como participantes em disciplinas, aulas especiais e convidados para palestras em eventos científicos, como o SimGeM (Simpósio em Conservação, Genética e Melhoramento de Plantas).
No último quadriênio, o destaque se dá nas parcerias firmadas com as seguintes instituições internacionais: United States Department of Agriculture - Agricultural Research Service (USDA-ARS/USA); Research Institute of Tropical Forestry - Chinese Academy of Forestry (CAF/China); Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique Pour le Développement (CIRAD/ França); The International Center for Tropical Agriculture (CIAT/ Colombia); University of Florida (EUA); Bioversity International c/o KU Leuven. Essas parcerias envolvem a condução de projetos de pesquisa com professores e discentes do PPGGMP, intercâmbio de discentes e publicação de artigos em periódicos de impacto internacional. Como parte das atividades da parceria entre a Rede Bambu Goiás e o Research Institute of Tropical Forestry - Chinese Academy of Forestry, de 18 a 21/11/2018 a UFG recebeu três pesquisadores chineses: Dr. Zhang Wei, Dr. Fu Wansi e o Dr. Bai Ruihua.
Voltar para o início da página.
2010 | 2013 | 2017 | 2021 |
- | Conceito 4 | Conceito 4 | Conceito 5 |
Voltar para o início da página.
Nível |
Mestrado e doutorado. |
Áreas de Concentração |
Genética e Melhoramentos de Plantas.
|
Linhas de pesquisa |
|
Voltar para o início da página.
Número de vagas ofertadas no ano para Mestrado: 10
Número de vagas ofertadas no ano para Doutorado: 10
Último edital: clique aqui e confira.
Voltar para o início da página.
Coordenadora: Prof.a Marcela Pedroso Mendes Resende
Vice-coordenadora: Prof.ª Patrícia Guimarães Santos Melo
Site: https://ppggmp.agro.ufg.br/
Instagram: https://www.instagram.com/ppggmp.ufg/