Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO

Missão 

O programa atende a missão da UFG que é gerar, sistematizar e socializar o conhecimento e o saber, formando profissionais e indivíduos capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade.

 

Voltar para o início da página.

 

Objetivos

O programa tem como objetivo geral formar recursos humanos altamente qualificados para atuarem na docência, pesquisa e/ou outros segmentos da odontologia com postura humanística, crítica e reflexiva, capazes de transformar positivamente a realidade em que atuam para o benefício da sociedade.

 

Voltar para o início da página.

 

Diferenciais

- Atualmente o PPGO/FO/UFG é o único Programa nota 5 do Centro-Oeste, com níveis mestrado e doutorado.

- Além das disciplinas ofertadas pelo programa, o aluno do PPGO tem a possibilidade de cursar disciplinas em outros PPGs da UFG, para atender a requisitos de sua formação específica. Assim, os pós-graduandos têm frequentado disciplinas nos Programas de Ciências da Saúde, Medicina Tropical e Saúde Pública, Enfermagem, Nutrição, Química, Educação, dentre outros. Isso fortalece também o envolvimento interdisciplinar entre docentes e discentes.

- Em 2019, o PPGO criou o Programa de Monitoria de Disciplinas, o qual visa: ampliar a participação dos pós-graduandos nas atividades de ensino e de aprendizagem do programa; contribuir para a melhoria das disciplinas; desenvolver capacidade de análise e crítica, incentivando o pós-graduando monitor a adquirir hábitos de estudo, interesse e habilidades para a docência; aprofundar conhecimentos teóricos e práticos na disciplina que estiver atuando como monitor; incentivar a cooperação do monitor com o corpo docente e discente nas atividades de ensino e aprendizagem.

Voltar para o início da página.

 

Infraestrutura 

O programa possui duas salas de aula exclusivas, estruturadas com equipamento didático adequado (quadro branco, projetor multimídia interativo com tecnologia 3LCD, acesso à internet por meio de rede sem fio). Atualmente, uma nova sala de aula interativa e adequada para teleconferência, com capacidade para 70 pessoas, está sendo estruturada. Há ainda uma sala de estudos exclusiva para os alunos de Pós-Graduação. Ainda, a FO/UFG conta com: uma sala de reuniões onde são realizadas as reuniões de Coordenadoria, um mini-auditório para 45 pessoas e um auditório moderno, para 250 pessoas, onde podem ser desenvolvidas atividades diversas, inclusive defesas e palestras; três salas pequenas para reuniões de estudo em grupo e tutorias.

O Centro de Pesquisa do PPGO conta com estrutura voltada às linhas de pesquisa do programa, sendo que este conta com uma série de laboratórios, tais como o Laboratório de Patologia Bucal, o Laboratório de Imunoistoquímica e Análise de Saliva, Laboratório de Patologia Oral e Biologia Molecular, Laboratório de Ciência Endodôntica, Laboratório de Microbiologia Oral, Laboratório de Biomecânica e o Núcleo de Pesquisa em Prótese e Implantes. A Faculdade de Odontologia conta também com o Laboratório Multifuncional de Informática, em sala que contém 30 computadores. Esse laboratório viabiliza o ensino de disciplinas relacionadas à metodologia científica, de análise de dados, diagnóstico por imagens, atividades na modalidade a distância.

 

Voltar para o início da página.

 

Perfil do egresso

O egresso do curso de mestrado deverá ter habilidades para a atuar no ensino da graduação e técnico, na pesquisa científica e atividade profissional em serviço público ou privado, vinculadas a linhas de pesquisa do programa. Para o curso de doutorado, além das habilidades desenvolvidas no nível de mestrado, o perfil do egresso se caracteriza por uma maior independência no desenvolvimento de pesquisas com enfoque na geração de conhecimento, inovação e com impacto educacional, social e/ou tecnológico/econômico. O pensamento crítico, ético e responsável, com postura humanística e atitude científica, também compõe o perfil.

 

Voltar para o início da página.

 

Perfil dos docentes

Em 2020, o corpo docente do PPGO contabilizava 17 docentes permanentes (DP) e 5 docentes colaboradores (DC). Em relação a distribuição dentro das linhas de pesquisa do Programa, 10 DP atuam na linha de pesquisa Perspectivas em Odontologia Clínica, 7 na linha de pesquisa Alterações do Sistema Estomatognático, 6 na linha Desempenho de Materiais Odontológicos, 4 na linha Saúde Bucal Coletiva.

 

Voltar para o início da página.

 

Histórico

O programa foi recomendado pela CAPES em 2002 e iniciou suas atividades em nível de mestrado em 01/01/2003, em março de 2003 foi matriculada a primeira turma de mestrado acadêmico, com 15 discentes. O PPGO foi o primeiro programa de pós-graduação das regiões Centro-Oeste e Norte. Essas regiões contam hoje com 6 programas, mas apenas o PPGO/UFG possui mestrado e doutorado com nota 5. Posteriormente, o destaque como primeiro programa de pós-graduação na área de Odontologia da região centro-oeste do país se repetiu: no ano de 2012 o programa de doutorado foi reconhecido, se tornando novamente pioneiro na região.

 

Voltar para o início da página.

 

Mobilidade e Pesquisa

O PPGO desenvolve uma série de esforços em prol de fortalecer a mobilidade no programa, entre este podem ser observados o Projeto de extensão Comitê Internacional (ComInt) da Faculdade de Odontologia da UFG, o qual promove ações como a elaboração de material informativo para intercambistas, apoio logístico na recepção de alunos e professores visitantes e a realização de painel de discussão sobre mobilidade estudantil, e a cooperação internacional com a Aarhus University - Projeto de mobilidade outorgado pelo Governo da Dinamarca, em 2018.

 

Voltar para o início da página.

 

Internacionalização

O programa tem se preocupado e investido tanto no processo passivo quanto no ativo da internacionalização. O PPGO possui diversos projetos com parcerias internacionais em andamento, tais como o Projeto “MechAGE – In vivo single-cell mechanomics of bone adaptation and regeneration in the aging mouse”, com financiamento de 2,5 milhões de euros financiado pelo European Research Council e o Projeto “One-piece TiZr mini implants with miniaturized carbon-based coating prosthetic connection for mandibular overdentures: a factorial, randomized clinical trial testing the outcomes of immediate/delayed loading and flapped/flapless surgery” comtemplado na modalidade Large Grant da International Team for Implantology (Fundação Suíça). Além disso, possui parcerias de cooperação internacional com vários programas, como por exemplo: CEDACORE (Children Experiencing Dental Anxiety: Collaboration On Research and Education), ICAPS (International Committee for the Advancement of Dental Sedation), e, Queen’s University Belfast.

 

Voltar para o início da página.

 

Avaliação Capes

2010 2013 2017 2021
Conceito 4 Conceito 4 Conceito 5 Conceito 5

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Nível Mestrado e doutorado.
Áreas de Concentração  Clínica Odontológica.
Linhas de pesquisa
  • Perspectivas em Odontologia Clínica;
  • Desempenho de Materiais Odontológicos;
  • Alterações do Sistema Estomatognático;
  • Saúde Bucal Coletiva.
 Estrutura Curricular  O estudante de mestrado deverá cumprir o mínimo de 20 créditos, sendo 10 em disciplinas obrigatórias, no mínimo 6 em disciplinas optativas e 4 créditos em atividades complementares. Quanto ao estudante de doutorado, este deverá cumprir 26 créditos, sendo 12 em disciplinas obrigatórias, no mínimo 6 em disciplinas optativas e 8 em atividades complementares.
Disciplinas

I- Disciplinas organizadas no eixo Área de Concentração: Bioestatística I (obrigatória, 32 h); Bioestatística II (obrigatória, 32 h); Educação no Ensino Superior (obrigatória, 32h); Integridade Acadêmica (obrigatória,  (32h); Metodologia Científica (obrigatória,32h); Seminários de Projetos de Pesquisa I (obrigatória, 32h); Seminários de Projetos de Pesquisa II (obrigatória, 32h).

II- Disciplinas organizadas no eixo Linhas de Pesquisa no quadriênio:

1. Perspectivas em odontologia clínica: Estágio clínico (optativa, 32h); Seminários avançados em clínica odontológica (optativa, 32h); Dor, Ansiedade e Estresse em Odontopediatria, (optativa, 32h); Odontopediatria (optativa, 32h); Reabilitação Bucal com Implantes Osseointegrados (optativa, 32h).

2. Desempenho de materiais odontológicos: Métodos Experimentais Biomecânicos (optativa, 32h); Biomateriais (optativa, 32h).

3. Alterações do sistema estomatognático: Biologia oral (optativa, 32 horas); Seminários avançados em diagnóstico por imagem (32h); Cytokines and Bone Resorption (optativa, 32h); Recursos de Imagem Aplicados à Pesquisa Científica (optativa, 32h); Diagnóstico Clínico e por Imagem das Lesões da Região Bucomaxilofacial (optativa, 32h);

4. Saúde bucal coletiva: Pesquisa epidemiológica em saúde bucal (optativa, 32h).


II- Disciplinas de formação para pesquisa: Bioestatística I (obrigatória, 32h); Bioestatística II (obrigatória, 32h); Bioestatística aplicada (optativa, 32h); Integridade Acadêmica (obrigatória, 32h); Metodologia Científica (obrigatória, 32h); Seminários de Projetos de Pesquisa I (obrigatória, 32h); Seminários de Projetos de Pesquisa II (obrigatória, 32h); Redigindo um artigo científico (optativa, 32h); Análise crítica de artigos científicos (optativa, 32h); Pesquisa epidemiológica em saúde bucal (optativa, 32h); Seminários avançados em clínica odontológica (32h); Seminários avançados em diagnóstico por imagem (32h).

III- Disciplinas de formação pedagógica: Educação no Ensino Superior (obrigatória, 32h); Oratória e sala de aula (optativa, 32h); Estágio clínico (optativa, 32h); Estágio docência (obrigatória, 32h).


IV- Disciplinas transitórias:

Tópicos em Métodos e Técnicas de Pesquisa: Fundamentos de Revisão Sistemática; Revisão Sistemática Aplicada; Seminários de Pesquisa em Odontologia e Pesquisa Clínica; Recursos de Imagem Aplicados à Pesquisa Científica; Métodos de Pesquisa em Odontologia; Responsabilidade em Pesquisa (Research Responsibility); Comunicação científica; Métodos Experimentais Biomecânicos; Cytokines and Bone Resorption.

Tópicos em clínica odontológica: Dor, Ansiedade e Estresse em Odontopediatria; Odontopediatria; Biomateriais; Diagnóstico Clínico e por Imagem das Lesões da Região Bucomaxilofacial; e Reabilitação Bucal com Implantes Osseointegrados.

 

Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Número de vagas ofertadas no ano para Mestrado: 20

Número de vagas ofertadas no ano para Doutorado: 12

Último edital: clique aqui e confira.

 

Voltar para o início da página.

 

Contato 

Coordenador: Prof. Dr. Brunno Santos de Freitas Silva.

Vice-coordenadora: Profª. Drª. Nádia do Lago Costa.

E-mail : strictosensu.odonto@ufg.br; 
Telefone: 3209-6065

Site: https://posgraduacao.odonto.ufg.br/ 

Instagram: https://www.instagram.com/ppgoufg/ 

 

botão cadastre-se

Voltar para o início da página.