Tecnologias para a Gestão de Negócios

 

Objetivo do Curso

UFG/EMC visa formar profissionais para atuar como gestores nas áreas de administração, engenharia e informática, agregando conhecimentos (estado da arte) para gestão de negócios, inseridos num contexto multidisciplinar, cada vez mais convergente e sinérgico, entre os setores de administração, engenharia, comunicação e de tecnologia da informação. Assim, tem como objetivos proporcionar conhecimentos atualizados, apresentando as melhores normas, ferramentas e técnicas alinhadas à prática necessária, apresentar e exercitar processos de negócio, fornecendo uma visão orientada do mercado de trabalho e formar e capacitar novos especialistas em gestão de negócios.

 

Voltar para o início da página.

Metodologia

Aulas presenciais expositivas dos aspectos técnicos, calcados numa base científica, agregados de exemplos práticos, exercícios e discussão dirigida, além de apresentações de estudos de casos e dinâmicas em grupo.

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais


Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Etapas: o processo de seleção, inscrição e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do curso e aprovado pela Unidade Acadêmica responsável.

Prazo de inscrição: 06/04/2022 a 15/12/2022.

Previsão de próximas turmas: 

Turma 1: 01/03/2022 a 31/08/2023;
Turma 2: 01/05/2023 a 31/10/2024;
Turma 3: 01/07/2024 a 31/12/2025;
Turma 4: 01/09/2025 a 28/02/2027.

 

Voltar para o início da página.

 

Disciplinas

Introdução à Gestão de Negócios (5h) Ementa: Conceitos relacionados à atual Gestão de Negócios Estratégicos.
Análise de Conjuntura Econômica (15h) Ementa: Compreender as variáveis macroeconômicas fundamentais, assim como as políticas econômicas que influenciam a gestão de negócios. O processo inflacionário brasileiro; A discussão de análise de cenários econômicos que definem as expectativas de negócios; As diversas estruturas de mercado; A evolução institucional e o papel da moeda e do crédito; A economia brasileira (ponto de vista teórico e histórico recente).
Análise de Riscos Corporativos (15h)  Ementa: Conceito de risco. Tipos de Risco. Risco de um projeto. Mensuração do risco corporativo. Avaliação do risco corporativo. Gerenciamento do risco corporativo.
Aplicações e Negócios em IoT (15h) Ementa: Conceitos básicos. Cadeia de valor. Aplicações variadas de IoT. Modelo de informação em IoT. Framework de modelo de negócio para IoT. Ferramentas de análise de dados em IoT. Plataformas LPWAN (Low Power Wide Area Network). Kits de desenvolvimento. Estudos de caso. Workshop de projetos em IoT.
Business Intelligence (15h) Ementa: A empresa inteligente. Conceitos básicos de gestão do conhecimento. O processo de gestão do conhecimento. Tecnologias de informação de suporte à inteligência empresarial. Análise de fontes de Informações: sistemas legados, ERP, CRM e outros. Análise e exploração de dados. Tecnologias OLAP e Data Mining. Análise de dados na web. Projetos de desenvolvimento de aplicações em BI.
Liderança – Papéis, Competências e Desafios Atuais (15h)  Ementa: O fenômeno da liderança no ambiente corporativo. Liderança e equipes de alta performance. Os atuais e principais desafios, papéis e competências desejados pelas organizações e por liderados.
Compliance e Governança Corporativa (15h) Ementa: Conceitos, valores, missão, objetivos e metas da Governança Corporativa. Códigos de Governança Corporativa. Fiscalização no processo de governança. Compliance. Governança em Tecnologia da Informação.
Custos e Formação de Preços (15h)

Ementa: gestão de custos e da formação de preços de venda com o intuito de condicionar o processo de reflexão sobre a importância dos custos na gestão de negócios. Para tanto, serão abordadas aspectos da terminologia dos custos, do comportamento dos custos, da relação custo- volume-lucro, dos custos fixos, do lucro e da margem de contribuição, da análise do ponto de equilíbrio, das diferentes modalidades de custeio, da formação do preço de venda e da análise dos
custos e preços dos concorrentes.

Design Estratégico de Produtos (15h) Ementa: Inovação: para além da Buzzword; Origem do Design Thinking; Fundamentos do Design Thinking: Empatia, Colaboração e Experimentação; Modelo mental e processo do Design Thinking: Entender, Definir, Criar, Lançar e Iterar; Ferramentas base: quais são, como usá-las e como não depender delas; Passo a passo: Inovação dirigida pelo design. Aplicação.
Diagnóstico Organizacional e Consultoria (15h) Ementa: Fundamentos, ferramentas e processos de diagnóstico organizacional. Histórico e conceitos gerais gestão e consultoria, perfil do consultor (CHA), Janela de Johari, processo de mudança e pessoas, consultor interno e consultor externo – diferenças e similaridades, o processo de consultoria suas fases e etapas, ferramentas e técnicas de consultoria, e aprendizado e atualização do consultor.
Engenharia Econômica e Financeira (15h) Ementa: Juro simples. Juros compostos. Taxas de juros (reais, efetivas e equivalentes). Descontos simples e compostos. Amortização de empréstimos. Conceitos de equivalência e fluxo de caixa. Valor presente líquido. Taxa interna de retorno. Payback (simples e descontado). Taxa de atratividade (custo de oportunidade). Montagem de fluxo de caixa de projetos. Avaliação de fluxo de caixa pelos métodos do valor presente líquido. Análise de sensibilidade.
Gerenciamento de Projetos (15h) Ementa: Introdução à Iniciação de Projetos: Contextualização e Conceito. Processos de Planejamento, Execução, Monitoramento/Controle e Encerramento de Projetos. As áreas do conhecimento: Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Aquisição e Integração. Conceitos e entendimento da necessidade do uso de ferramentas de apoio. Conhecimento e prática em projetos reais com MS Project Pro 2016.
Gestão do Tempo e Ferramentas da Produtividade (15h) Ementa: Conceitos e definições; produtividade; pirâmide da produtividade; estabelecimento de prioridades; planejamento e organização x demandas de tempo; matriz do tempo; papéis que exercemos na vida e o uso do tempo; ferramentas de gestão do tempo e produtividade: matriz GUT; 5W2H, Método GTD – Get Things Done; variáveis que afetam nossa produtividade.
Gestão e Controladoria no Excel (15h) Ementa: Excel e planilhas eletrônicas aplicadas a gestão: como criar do zero uma planilha para tomada de decisão. Organização dos Dados: como montar uma planilha funcional e apta para apresentações de resultados. Gráficos de gestão (Pareto, Espinha de peixe e Cascata). Criação de Painel e Telas: Gráficos em Dashboard com Excel. Principais funções. Painel de indicadores (utilizando Mini-Gráficos, Hyperlink e Tabela Dinâmica). Criação de DRE com Excel. Gerenciamento de dados externos: manipulando planilhas e conexões).
Gestão Estratégica de Negócios (15h) Ementa: Conceitos de planejamento estratégico. Ambiente de mudança e suas forças. A importância do planejamento. Definição e posicionamento competitivo. O processo estratégico. Implementação de estratégias. Modelo SWOT. Modelos de porter – análise estrutural de indústria. Cadeia e sistema de valor. Estratégias competitivas genéricas. Fatores críticos de sucesso. Vetores estratégicos. Balanced Scorecard (BSC). Enterprise Resource Planning (ERP). 
Imersão Prática Externa (15h)  Ementa: Ciclo de palestras remotas com profissionais e professores renomados das áreas profissionais ligadas ao conteúdo do curso.
Inovação e Empreendedorismo (15h) Ementa: Inovação, Criatividade, Conceito de Empreendedorismo, Identificação e avaliação de oportunidades, Comportamento empreendedor, Design Thinking e Lean Startup, Plano de negócios, Canvas, Trabalho prático com o Pitch e Encerramento.
Inteligência Competitiva em Negócios (15h) Ementa: Inteligência competitiva: fundamentos conceituais. Panorama atual. Ciclo da inteligência competitiva. A inteligência competitiva no desenvolvimento estratégico de negócios. Implementação da Inteligência Competitiva.
Inteligência da Execução (15h) Ementa: Os desafios de unir pessoas, estratégias e operações. Procurar identificar e posicionar as pessoas certas nos lugares certos, implementando a estratégia; ligando-as ações e processos operacionais. 
Jogos de Empresas e Negócios (15h) Ementa: Desenvolver junto às equipes de alunos, desafios empresariais que provoquem o aprendizado para tomada de decisão e espírito de grupo. Proporcionar aos alunos a compreensão dos conceitos de base de estratégia empresarial (conceitual e prático). Proporcionar a compreensão gerencial para a identificação e seleção de métodos, técnicas e ferramentas necessárias ao marketing, produto, finanças e recursos humanos contemporâneo.
Microeconomia Aplicada a Negócios (15h) Ementa: Introdução à Teoria da Empresa. Apresentar os principais conceitos e fundamentos econômicos de produção. Apresentar os fundamentos econômicos de custos de produção. Apresentar os fundamentos econômicos da combinação de insumos que minimiza custos. Apresentação de um modelo de maximização de lucros em estruturas de mercados competitivos. Apresentação do conceito de poder de mercado e combinações de insumos que maximizam lucros.
Modelagem de Processos Estratégicos (15h) Ementa: Administração empresarial por processos. Conceitos gerais de gestão de processos. Histórico, definição e funcionalidades. Classificações e exemplos. Workflow nas organizações, mostrando os benefícios, os desafios e a reengenharia de processos de negócios. As tendências de mercado. Business Process Management (BPM).
Negócios em Mídias Digitais (15h)

Ementa: O uso da internet como mecanismo de marketing. Como fazer marketing na internet. O uso das mídias sociais. Aplicações de negócios eletrônicos. Fatores geradores de negócios na Web. Tecnologias disponíveis. Modelos de Negócios on-line. Portais e Parcerias. Propaganda na Internet. Segurança de transações. A Internet apoiando o Marketing Direto. Tendências futuras.

Metodologia Científica (15h)

Ementa: Natureza da ciência e da pesquisa científica. Papel da teoria na pesquisa científica. Etapas de uma pesquisa científica. Diferentes tipos de pesquisa científica: pesquisa bibliográfica, pesquisa quantitativa (levantamento e pesquisa experimental), pesquisa qualitativa (estudo de caso, etnografia, pesquisa-ação). Formas mais usual de coleta de dados: dados secundários, documentos, questionários, escalas, entrevistas, observação.

Reestruturação e Recuperação de Negócios (15h)

Ementa: diagnóstico e formulação de planos de reestruturação financeira de empresas; prováveis causas das crises; sugerir propostas viáveis para ajudar a solucionar os problemas. Dificuldades financeiras, origens de falhas; metodologia para a elaboração de planos de reestruturação financeira de empresas; renegociações de passivos; alternativas para reverter o mau desempenho.


Voltar para o início da página.

 

Contato

Coordenador: Prof. Dr. Adriano César Santana

Subcoordenador: Prof. Dr. Marcelo Stehling de Castro

Secretária: Renata Rodrigues Alves

E-mail: renata_rodrigues@ufg.br   /// secretaria.emc@ufg.br 

Telefone: (62) 3209-6292

Site: clique e acesse.

 

botão cadastre-se

 

Voltar para o início da página.