Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos e Líquidos (CERSOL)

 

Objetivo do Curso

O curso tem por objetivo capacitar profissionais para atuar no projeto, operação e monitoração dos sistemas de tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos e industriais; esgoto sanitário; efluentes líquidos industriais; e lodos de estações de tratamento da água e esgoto, de forma que possam contribuir efetivamente com a solução dos problemas que o país enfrenta. O conteúdo abordado também irá propiciar análise crítica e avaliação comparativa das diversas tecnologias de tratamento e disposição final existentes para esses resíduos.

 

Voltar para o início da página.

Metodologia

O curso irá consistir basicamente em uma série de aulas expositivas, teóricas, práticas, vídeos e debates, complementados com visitas técnicas (lixões, aterros sanitários e controlados, estações de tratamento de esgoto e de água e lagoas de estabilização). Os temas expostos nas aulas teóricas procuraram abordar, além de aspectos técnicos (projeto e dimensionamento), outros aspectos ligados à parte epidemiológica, legal, administrativa, econômica financeira e educacional. Para realização do curso contamos com a colaboração de diversos professores, não só desta universidade, como também de outras, além de consultores que trabalham em firmas particulares. O curso será dividido em dois módulos: o primeiro irá abordar o tratamento e disposição final de resíduos líquidos (esgoto e efluentes industriais), enquanto o segundo irá abordar o tratamento e disposição final de resíduos sólidos (lixo).

 

Voltar para o início da página.

 

Informações Gerais

Público-Alvo Engenharia, Agronomia, Geologia, Arquitetura, Química, Biologia, e áreas afins
Carga Horária Total 360 horas
Tipo de Ensino Presencial
Período do Curso

31/01/2022 a 06/03/2027

Turno Às sextas-feiras das 18:30h às 22:00h e aos sábados das 8:00h às 13:00h
Quantidade de turmas previstas Quatro


Voltar para o início da página.

 

Processo seletivo

Etapas: o processo de inscrição, seleção e matrícula será executado de acordo com o Edital de seleção elaborado pela Coordenação do Curso. A seleção constará de: avaliações do Curriculum vitae e do histórico escolar.

Edital: clique aqui e confira.

Prazo de inscrição: 02/05/2022 a 06/06/2022.

Previsão de próximas turmas:

Turma 1: 11/03/2022 a 10/03/2024;
Turma 2: 03/03/2023 a 02/03/2025;
Turma 3: 01/03/2024 a 28/02/2026;
Turma 4: 07/03/2025 a 06/03/2027.

 

Voltar para o início da página.

 

Disciplinas

Introdução ao Tratamento e Disposição Final de Resíduos Líquidos (10h) Ementa: Apresentação do corpo discente. Apresentação do Regulamento Interno do Curso. Carteira de estudante. Utilização das bibliotecas da UFG. Previsão de Visitas Técnicas. Dinâmica das aulas. Sistema de avaliação. Apresentação e discussão das ementas das disciplinas. Monografia /Artigo. Apresentação da EEC/UFG. Outros assuntos.
Caracterização, Coleta e Minimização de Resíduos Líquidos (20h)  Ementa: Componentes da vazão. Previsão de população. Contribuição per capita. Coeficientes de variação de vazão. Métodos de medição de vazão. Amostragem. Características físicas. Características químicas. Características biológicas. Composição do Esgoto Sanitário – Estudo de Caso. Composição de Efluentes Líquidos Industriais – Estudos de Caso.
Estudo de Concepção e Grau de Tratamento (10h) Ementa: Classificação dos métodos de tratamento. Seleção dos métodos de tratamento. Definição do grau (ou nível) de tratamento. Etapas do estudo de concepção.
Tratamento Físico dos Resíduos Líquidos (30h) Ementa: Gradeamento. Desarenação. Decantação. Equalização. Flotação.
Tratamento Químico dos Resíduos Líquidos (10h) Ementa: Coagulação/floculação. Precipitação química. Adsorção com carvão ativado. Tecnologias de membranas. Processos eletrolíticos. Desinfecção
Tratamento Biológico dos Resíduos Líquidos (70h) Ementa: Fossas Sépticas e Filtros Anaeróbios. Sistema de Lodos Ativados. Lagoas de Estabilização. Reatores Anaeróbios de Manta de Lodo com Fluxo Ascendente (UASB). Gerenciamento de resíduos líquidos industriais.
Tratamento e Disposição Final de Resíduos Líquidos no Solo (10h) Ementa: Bases conceituais da disposição no solo. Métodos de aplicação no solo. Infiltração rápida. Irrigação. Escoamento superficial.
Caracterização, Manejo e Minimização de Resíduos Sólidos (30h) Ementa: Caracterização de Resíduos Sólidos. Manejo de Resíduos Sólidos. Minimização de Resíduos Sólidos.
A Problemática dos Lixões (10h) Ementa: Conceituação. Impactos ambientais. Aspectos epidemiológicos. Gerenciamento de áreas contaminadas. Recuperação/readequação de lixões.
Métodos de Tratamento de Resíduos Sólidos (20h) Ementa: Incineração. Compostagem. 
Tratamento e Disposição Final de Resíduos de Estações de Tratamento de Água (10h) Ementa: Problemática dos resíduos de ETAs. Aspectos quantitativos e qualitativos. Métodos de tratamento. Métodos de disposição final.
Tratamento e Disposição Final de Resíduos de Estações de Tratamento de Esgoto (10h) Ementa: Problemática dos lodos de ETEs. Tipos e origem. Aspectos quantitativos e qualitativos. Condicionamento. Adensamento. Estabilização biológica. Estabilização química. Desidratação. Desinfecção. Reaproveitamento e Co-processamento. Disposição final.
Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde (10h) Ementa: Aspectos legais. Classificação. Segregação/Minimização. Acondicionamento, coleta e transporte. Tratamento e disposição final.
Formação Didático-Pedagógica (60h) Ementa: Estrutura da monografia. Apresentação gráfica da Monografia. Metodologia de pesquisa. Recursos Instrucionais. Planejamento do Ensino
Métodos de Disposição Final de Resíduos Sólidos (30h) Ementa: Métodos de aterramento. Tipos de sistemas e estruturas componentes de um Aterro Sanitário. Área e vida útil. Células sanitárias. Sistemas de drenagem de percolado, gás e águas pluviais. Sistemas de impermeabilização. Alternativas de tratamento de percolado. Plano de implantação, operação, encerramento e uso futuro da área. Monitoração.
Resíduos Sólidos Industriais (10h) Ementa: Métodos de aterramento. Tipos de sistemas e estruturas componentes de um Aterro Sanitário. Área e vida útil. Células sanitárias. Sistemas de drenagem de percolado, gás e águas pluviais. Sistemas de impermeabilização. Alternativas de tratamento de percolado. Plano de implantação, operação, encerramento e uso futuro da área. Monitoração.


Voltar para o início da página.

 

Contato

Coordenador: Prof. Dr. Eraldo Henriques de Carvalho

Subcoordenador: Prof.a Dra. Simone Costa Pfeiffer

Secretária: Eliane Ataide de Oliveira

E-mail: eliane_oliveira@ufg.com

Telefones: (62) 3209-6093 / 6541

Site: clique e acesse.

 

 

botão cadastre-se

 

Voltar para o início da página.