ic

XXI Seminário de Iniciação Científica

- Mapa de apresentação de trabalhos no X CONPEEX

O XXI Seminário de Iniciação Científica (XXI SIC) acontecerá durante as atividades do X Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, no período de 14 a 16 de outubro de 2013.

Os estudantes vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica, nas modalidades PIBIC, PIVIC, PIBIC-AF, IC-BALCÃO e PICME, devem participar com apresentação do Trabalho Final.

OBJETIVOS

l      Promover a avaliação dos trabalhos finais vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica da UFG nas modalidades PIBIC, PIVIC, PIBIC-AF, IC-BALCÃO e PICME.

l      Divulgar os resultados dos projetos de iniciação científica desenvolvidos de agosto de 2012 a julho de 2013;

l      Promover o intercâmbio entre os estudantes de graduação que participam do programa de iniciação científica ou que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa na UFG.

DATA E LOCAL

O XXI SIC da UFGrealizar-se-á nos dias 14 e 16 de outubro de 2013 no Campus Samambaia/UFG, em Goiânia.

PERIODO DE INSCRIÇÃO E ENVIO DE TRABALHOS

Os estudantes vinculados ao PIICT que concluíram o trabalho final em 31 de julho de 2013 deverão participar do XXI Seminário de Iniciação Científica. Estes estudantes serão inscritos automaticamente pela Coordenação no X CONPEEX.

ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

Os estudantes das modalidades PIBIC, PIBIC-AF, IC/CNPq, PICME e os estudantes PIVIC, devem apresentar os trabalhos finais referente ao período 01 de agosto de 2012 a 31 de julho de 2013 no XXI SIC da UFG,acompanhados pelos respectivos orientadores, conforme descrito no Termo de Compromisso firmado por ambos.

A Sessão de Apresentações Orais de trabalhos das modalidades PIBIC, PIBIC-AF e IC/CNPq, acontecerá nos dias 14 e 15 de outubro das 14h15min às 18h30min e das 08h30min às 12h30min, respectivamente, no Centro de Aulas Aroeira – A.

Os estudantes PIVIC e PICME apresentarão os resultados de seus trabalhos na Sessão de Pôsteres, no dia 14 no período das 10h30min às 12h30min, no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal.

PUBLICAÇÃO DO TRABALHO

Os trabalhos finais de IC que comporão os Anais do XXI Seminário de Iniciação Científica da UFG/ X CONPEEX serão aqueles revisados e aprovados até o dia 20 de setembro de 2013, pelo Comitê Institucional de IC - UFG/CNPq, nas modalidades PIBIC, PIBIC-AF, IC - CNPq e PIVIC.

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

Sessão de Apresentações Orais

A apresentação oral de trabalhos será organizada em sessões envolvendo áreas afins, coordenadas pelos docentes do Comitê Institucional de IC. O tempo previsto é de 10 minutos para a apresentação, seguida de 5 minutos para debate.

O estudante que se ausentar da sala de apresentação antes do final de sessão, perderá o direito ao certificado de apresentação.

Para as apresentações orais estará disponível para utilização um aparelho multimídia - data show e CPU. O arquivo a ser utilizado nesta apresentação tem que ser necessariamente em Portable Document Format (pdf). Outros formatos não serão aceitos. Para converter sua apresentação para o formato pdf veja instruções no final deste texto.

O aluno em estágio curricular fora de Goiânia, à época do Seminário, deverá justificar, por escrito e com anuência do orientador, à Coordenação do Programa Institucional de IC da UFG/CNPq a não participação até dia 31 de agosto do corrente ano.

Sessão de pôsteres

Os pôsteres serão afixados, em lugar previamente definido, no dia 14 as 10h00min, o estudante deverá ficar à disposição juntamente com seu/sua orientador (a) no local em que o pôster estiver afixado.  A retirada deste deverá acontecer ao término da sessão.

Programação

O acesso a Programação do Seminário estará disponível no sítio do evento no item APRESENTAÇÃO DE TRABALHO.

Formatação do pôster

O pôster deverá obedecer às dimensões de 90 centímetros de largura e de 1 metro de altura.

Deverá conter as logomarcas da UFG e CNPq, próximo ao título do trabalho. As logomarcas estão disponíveis no Portal da UFG e do CNPq. Abaixo do título deverão constar os nomes dos autores – identificando orientando e orientador, a Unidade Acadêmica e o endereço eletrônico.

Os trabalhos serão distribuídos de acordo com a área temática e receberão um número de identificação que será divulgado no sítio do X CONPEEX.

O texto deverá conter as mesmas informações do Trabalho Final. Recomenda-se utilizar fotografias no trabalho, gráficos e figuras. Deverão ser utilizadas letras adequadas que permitam a leitura a uma distância razoável.

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

O XXI SIC é um instrumento de avaliação e acompanhamento dos trabalhos dos orientados de Iniciação Científica da UFG. Todos os trabalhos serão avaliados por membros do Comitê Institucional de Iniciação Científica – Interno e Externo.

Importante ressaltar que em conformidade com as normas relativas a Iniciação Científica da UFG/CNPq e termo de compromisso firmado, o/a orientador (a) deve acompanhar a apresentação do seu/sua orientado (a).

Goiânia, 16 de agosto de 2013.

Fonte: pibic prppg