renato avila ufg4

Dicas para ter sua tese premiada

Coordenadores, professores e pesquisadores dão algumas dicas para conseguir um prêmio ou menção honrosa

O Prêmio CAPES de Tese 2019 teve seu resultado divulgado no último dia 06 e um dos premiados foi o aluno de doutorado da Faculdade de Odontologia da UFG, Túlio Eduardo Nogueira. Outras quatro teses receberam menções honrosas da fundação, nas áreas de Química, Educação, Ciências da Saúde e Ecologia e Evolução da UFG. Para conquistar o tão sonhado prêmio ou menção honrosa, é de fato preciso muito estudo e disciplina. Listamos aqui algumas dicas valiosas de coordenadores, professores e doutorandos para conseguir o prêmio almejado em uma tese.

01.“Dedicação, comprometimento e muito foco naquilo que se propõe” - Prof. Boniek Gontijo Vaz, PPGQ-Pós-Graduação em Química

02.“Fazer o seu melhor e se dedicar ao máximo durante o doutorado”;

03.“Estar atento ao que a área define como importante”

04.“A tese tem que ser coerente em termos de área e tema de estudo”

05.“Mostrar que teve uma boa formação sólida como pesquisador”

06. “Liderar e/ou participar de estudos que tenham sido publicados em bons periódicos em nível internacional” - Prof. José Alexandre Felizola, coordenador de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução (PPGECOEVOL)

07. “Buscar algo que goste e se motive”

08. “Buscar estratégias de organização pessoal, a fim de evitar a procrastinação ou os excessos”

09. “Manter a saúde e buscar ajuda quando necessário” - Lilian Sales, pesquisadora Pós-Graduação em Ecologia e Evolução (PPGECOEVOL), recebeu menção honrosa no prêmio CAPES de Tese 2019.

Lilian Sales ufg

Lilian Sales, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução, recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES 2019

10. “Formação é primordial”

11. “Escolher bem o curso e o orientador”

12.“Muita dedicação e domínio da área de pesquisa”

13. “Troca de experiências. Ouvir diferentes pontos de vista”

14. “Aprender a dialogar e conciliar discursos”

15.“Divirta-se! O doutorado em particular pode ser muito desafiador e solitário, mas não precisa ser. Faça amigos, tenha prazer em aprender com eles e leve uma vida leve. Por mais importante que seja, o doutorado é apenas mais uma etapa da carreira. Aproveite cada momento da Pós-Graduação, no final, com ou sem menção honrosa, certamente terá muito do que se orgulhar.” - Prof. Rafael Loyola, Pós-Graduação em Ecologia e Evolução (PPGECOEVOL)

16. “Curiosidade e desejo de aprender”

17. “Humildade para escutar e aprender com quem está na estrada a mais tempo”;

18. “Ser organizado, estabelecer metas e criar um cronograma para não perder o foco”;

19. “Atualizar-se através de palestras, congressos e conferências online”;

20. “Twitter e Linkedin são uma forma interessante de obter novidades e se atualizar na área”;

21. “Aplicar para diferentes premiações e bolsas de estudos”;

22. “Saber encarar um “não” e levar como experiência”;

23. “Gostar de ler e escrever”;

24.“Estudar inglês como segunda língua”;

25. “Aproveitar as oportunidades, se debruçar nas metas e fazer um bom trabalho” - Renato Ivan de Ávila – Pesquisador, Pós-Graduação em Ciências da Saúde, recebeu menção honrosa no prêmio CAPES de Tese 2019.

lush prize renato ivan ufg

Renato Ávila, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e premiado no  Lush Prize 2017

26. Identificar-se com o tema de estudo”;

27. “Pensar fora da caixa”;

28.“Questionar a si mesmo: “o que ainda não foi estudado e pode preencher lacunas no conhecimento específico ou gerar conhecimento novo?” e “de que forma posso aplicar este conhecimento existente, gerar uma nova tecnologia/produto para solucionar um problema da sociedade?””;

29.“Conhecer muito o tema do trabalho e estar alinhado com o que acontece ao seu redor e no mundo”;

30. “Reavaliar continuamente a sua pergunta “hipótese” durante o desenvolvimento do trabalho”;

31. “Observar e estudar o que os pesquisadores renomados no mundo na sua área estão estudando”

32.“Participar de eventos científicos e ter muita dedicação e persistência”. - Profa. Marize Campos Valadares, Pós-Graduação em Ciências da Saúde

33. “Ter esforço coletivo”;

34. “Se abster de coisas que possam te tirar o foco além de muita dedicação"; Renata Carvalho, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), recebeu menção honrosa no prêmio CAPES de Tese 2019

renata ramos ufg
Renata Ramos, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação, recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES 2019

Categorias: notícias Noticias NOTICIA Notícia