O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
logo isso é pós circo

Egresso do PPGAC, Jonathan Sena é reconhecido com o Troféu Buritis por contribuição à arte circense

A premiação destaca a relevância da pesquisa voltada às múltiplas expressões do circo nas artes da cena

O pesquisador, artista e professor Jonathan Sena, egresso do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC/UFG), foi agraciado com o Troféu Buritis — premiação concedida pelo Conselho Municipal de Cultura do Estado de Goiás, que reconhece sua significativa atuação na cena circense e sua contribuição acadêmica com a pesquisa "O que (não) é circo? Circ/uns/grafia nas Artes da Cena".

Apaixonado pelo circo desde a infância, Jonathan fez da arte circense sua trajetória de vida. “Sou pesquisador e professor de Artes Circenses. O circo permeia a minha vida desde a infância e foi uma paixão que foi se consolidando e virou profissão”, contou. Com mais de uma década de atuação como docente, sua pesquisa no mestrado buscou inserir o circo no centro do debate acadêmico e artístico. “Meu intuito foi justamente trazer o circo para dentro da realidade das artes da cena, para dentro da academia”, explicou.

A dissertação, orientada pela professora Dra. Natássia Duarte, tensiona os conceitos tradicionalmente associados ao circo. Jonathan propõe uma reflexão profunda sobre as classificações que tentam enquadrar essa arte em rótulos como “tradicional” ou “contemporâneo”. “Esses numerosos conceitos não dão conta do próprio campo”, afirmou. Para ele, a pergunta que dá nome à pesquisa — “O que (não) é circo?” — não busca uma resposta fechada, mas sim provocar o debate e evidenciar as lacunas nas definições existentes.

Jonathan defende que o circo ocupa um “entre-lugar”, marcado por resistências e pela ausência de uma graduação específica na área. “Não dá mais para o circo, e a sua linguagem, ficarem tão à margem. A gente percebe que, por mais que esteja evoluindo muito em quesito de pesquisa, ainda estamos atrás de outras artes como o teatro e a dança”, pontuou.

A formação acadêmica, tanto na graduação quanto no mestrado, foi fundamental na construção de sua identidade como artista-pesquisador. “A academia é fundamental, no meu ponto de vista, para eu conseguir organizar esse pensamento, para eu conseguir entender esse espaço”, disse. Na graduação em Artes Cênicas, ele percebeu que não havia trabalhos sobre circo e encarou isso como um gesto político: “Vi nesse momento como um fator de ocupação desse espaço”.

Sobre a premiação, Jonathan expressa gratidão e surpresa. “Eu não me inscrevi para o Prêmio Buritis... Foi uma feliz surpresa de poder estar lá, ter esse reconhecimento. Foi uma noite memorável”, contou. Receber o troféu na categoria Circo reforçou seu sentimento de estar no caminho certo e destacou a importância de dar visibilidade a essa linguagem artística no cenário cultural.

Além da prática e da pesquisa, a interdisciplinaridade marca a atuação de Jonathan. “Assim como o circo, eu sou um inconformado. Além de pesquisar o campo, eu sinto essa grande necessidade de estar vivendo também no campo”, explicou. Sua vivência como artista itinerante e aluno de escola de circo precedeu a entrada na universidade — uma trajetória que fortalece sua práxis.

O pesquisador vê sua premiação como um estímulo coletivo e um recado para os jovens artistas e pesquisadores. A premiação de Jonathan Sena celebra não apenas um artista comprometido, mas também um movimento de inserção crítica e afetiva do circo nas artes da cena e na universidade.

Clique aqui para saber mais sobre o PPGAC.

Conheça a Pós UFG!

Fonte: PRPG UFG

Categorias: Notícias Noticias

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.