
Isso É Pós na UFG: jogo desenvolvido durante mestrado no PPGACV concorre ao Desafio Led
O trabalho foi desenvolvido pela diretora de publicidade institucional da UFG, Juliana Queiroz
Atual doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, Juliana Barbosa e Queiroz desenvolveu o jogo de tabuleiro intitulado "Empoderadas" como produto do seu mestrado. O game, uma ferramenta de pedagogias culturais feministas e antirracistas, está concorrendo ao Prêmio do Movimento LED.
A premiação é uma iniciativa da Globo e Fundação Roberto Marinho que visa iluminar práticas inovadoras na educação brasileira e reconhecer quem atua em prol do futuro da educação no Brasil. A chamada destina-se a educadores, estudantes, organizações, empreendedores e criadores.
O trabalho inovador foi aprovado na primeira etapa e recebeu certificado de Honra ao Mérito. Segue agora para a segunda fase da premiação.
Em entrevista à Secom, Juliana contou que o jogo foi pensado para adolescentes com mais de 12 anos de idade e surgiu a partir da perspectiva da autora Bell Hooks de que para mudar o mundo a melhor forma é iniciar com crianças e adolescentes com meios de comunicação inseridos ao cotidiano deles.
Esta é a 2ª edição do Prêmio Led, a qual tem como eixos temáticos: Educação Básica; Educação profissional ou técnica e Educação não formal.
O valor total da premiação será de R$ 1,5 milhão, sendo R$ 1,2 milhão dividido entre os seis vencedores finalistas. Além dessa oportunidade, o jogo se tornou um projeto de extensão, com previsão de ser levado às escolas da rede pública em 2023 e 2024.
Isso é que é pós na UFG!
Quer acessar o jogo? Clique aqui.
Para conferir a dissertação, clique aqui.
Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Artes e Cultura Visual, clicando aqui.
Conheça a pós na UFG: diversas especializações, residências e programas de mestrado e doutorado.
Interessado em fazer pós na UFG? Acesse os processos seletivos com inscrições abertas.