Weby shortcut

Assessoria de Comunicação e Marketing

Atualizado em 17/08/18 13:09.

Informações Gerais

Período Turma 1: 03/2017 - 08/2018

Período Turma 2: 03/2018 – 08/2019

Regional: Goiânia

Unidade Acadêmica: Faculdade de Informação e Comunicação

Site da Unidade Acadêmica responsável: https://www.fic.ufg.br/ 

 

Coordenadora: Profa. Simone Antoniaci Tuzzo

Telefone: (62) 3636-8821

E-mail: simonetuzzo@hotmail.com

 Sub-Coordenador(a)Profª  Drª Ana Carolina Rocha Pessôa Temer

Telefone: (62) 3521-1514

E-mail: anacarolina.temer@gmail.com

 

Objetivos do Curso

Propiciar a discussão e reflexão sobre as relações entre os processos comunicacionais e de marketing de maneira a permitir o aperfeiçoamento teórico-técnico de profissionais das áreas de Comunicação Social (Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas, Propaganda e Publicidade), Biblioteconomia, Administração e áreas afins, interessados em atuar ou que já estejam atuando na área de assessoria de comunicação de organizações públicas, privadas oudo terceiro setor, ou que estejam assessorando Profissionais Liberais.

 

Conteúdos Temáticos 

Conteúdos

Temáticos

CH

Teórica

CH

Prática

Ementa
Assessoria de Comunicação e formação da Opinião Pública 20 10 Trabalhar os aspectos de formação de desenvolvimento das Assessorias de Comunicação de Organizações de pequeno, médio e grande porte, ligadas ao primeiro, segundo ou terceiro setor, suas tendências e funções. Qual é o papel e como se define a ação do lobby e do lobista são questões a serem analisadas, principalmente destacando a ética na atuação do profissional que desempenha a função. O trabalho de construção da opinião pública como ação das assessorias de comunicação e o trabalho de criação de uma imagem pública para profissionais liberais, destacando o papel das assessorias de comunicação para este objetivo.
Abordagens Teóricas da Comunicação
Contemporânea
30 0  O processo da comunicação e suas correntes teóricas. Comunicação, globalização e novas tecnologias. A estetização do cotidiano e a construção dos fatos pela mídia O real versus virtual. Organizações sociais, mídia e opinião pública
Empreendedorismo em comunicação organizacional: os alicerces para a excelência da marca e da mídia eficaz 15 15   O contexto da Comunicação Organizacional na perspectiva do empreendedorismo: filosofia, princípios, conceitos fundantes e histórico. As diferentes facetas da comunicação organizacional em busca da excelência da marca. O contexto da comunicação organizacional diante das novas mídias: perspectivas e análises diante da evolução dos meios de comunicação tradicionais na sociedade midiatizada. Interfaces entre cultura organizacional, imagem institucional, identidade corporativa e marca.
Oficinas de Media Training e Texto para Web 15 15 A elaboração discursiva e a produção social de sentidos. O Media training como ferramenta de fortalecimento da comunicação organizacional e institucional. Simulações de entrevistas para veículos impressos, radiofônicos, televisivos e multimidiáticos. A produção do texto para web.
A Internet e os processos
comunicacionais: Dos sites às mídias sociais
10 20 É relevante para o profissional da comunicação a compreensão de que a maturação da internet ocasiona transformações no modo de pensar e executar suas práticas, por isso, instala-se uma demanda que exige o entendimento das possibilidades de interação disponíveis na rede e das características desta realidade que engloba públicos com capacidade não apenas para receber informações, mas sim, agir de forma ativa, dinâmica, diversificada e onipresente, num contexto em que a mídia deixa de ser apenas o canal mediador entre emissor e receptor e passa a ser uma ambiência na qual todos podem gerar informações. Nesse contexto, a disciplina propõe a abordagem da nova configuração midiática e suas potencialidades para o uso das estratégias adequadas às organizações na atualidade. Através do entendimento teórico e prático da estrutura dos dispositivos (portais, sites, blogs e redessociais) busca analisar as formas dos novos processos de comunicação e estimular o uso das mídias em rede nas rotinas da comunicação estratégica contemporânea.
Comunicação Integrada: imprensa, marketing e relações públicas 30 0 As transformações sócio-econômicas e culturais e sua influência nos processos comunicacionais das organizações. O papel das assessorias de comunicação, sua função produtiva e social. Relacionamento entre os profissionais de assessoria, de veículos de comunicação e as fontes. Os princípios e fundamentos do marketing e sua utilização em organizações com ou sem fins lucrativos. A segmentação de mercados e de públicos.
Comportamento do Consumidor 30 0 Modelos de comportamento do consumidor. Consumidor como indivíduo. Principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor: motivação, percepção, atitudes,
personalidades, família, classe social, grupos de referência, cultura. Processo de tomada de decisão do consumidor. Estágios envolvidos em processo de compra: características, interrelações e implicações. Comportamento do consumidor e sociedade.
Planejamento em Comunicação 30 0 Comunicação organizacional: conceitos e evolução. Mix de comunicação integrada e as dimensões da comunicação organizacional. Planejamento da comunicação integrada. Gestão estratégica da comunicação nas organizações. Avaliação e mensuração da comunicaçãoorganizacional.
Gestão de Processos Comunicacionais 30 0 Cultura organizacional, políticas de comunicação e a construção de uma imagem pública. Formulação e implementação de estratégias de comunicação. Controle e avaliação. Estrutura organizacional e de comunicação. Gestão de setores de comunicação. Exercícios práticos de gestão comunicacional.
Comunicação e Marketing 20 10 As possibilidades de utilização do instrumental de marketing para diferentes tipos de organizações e sua interface com a promoção cultural, mobilização social e mudanças de comportamento. Os novos movimentos sociais e a utilização das estratégias do marketing cultural e social
Teoria e Método de Pesquisa 15 15 Perspectivas do conhecimento científico e do senso comum e sua inter-relação com a produção científica e acadêmica a partir das possibilidades metodológicas qualitativas e quantitativas e multimetodológicas. A normatização da produção de conhecimento como forma de uniformizar a praxis (ABNT e APA) e suas possibilidades de elaboração (monografias, artigos, dissertações e teses)
Produção de Trabalho de Conclusão de Curso 0 30 Perspectivas da aplicação do processo teórico do curso. O campo da comunicação, a importância do conhecimento, as diferenças entre ciência e ciência comum, a construção de uma pesquisa na área de comunicação, hipóteses válidas e hipóteses auto comprovadas. O conhecimento científico aplicado à Assessoria de Comunicação e Marketing. Aspectos específicos da relação teoria e prática.
Listar Todas Voltar