Weby shortcut

Gestão e Qualidade Ambiental

Atualizado em 20/08/18 15:09.

Informações Gerais

Período: 08/2018 – 05/2020

Regional: Goiânia

Unidade Acadêmica responsável: Instituto de Química

Site Unidade Acadêmica responsável: https://www.quimica.ufg.br/

Telefone: (0**62) 3521- 1094 – ramal: 219

 

Coordenador: Prof. Dr. Paulo Sérgio de Souza

Telefone: (0**62) 3521- 1094 – ramal: 219

E-mail: paulo@quimica.ufg.br

Sub-Coordenador: Prof. Dr. Guilherme Roberto de Oliveira

Telefone:(62) 3521-1094 – R. 258

E-mail: groberto@quimica.ufg.br

Objetivos do Curso

Desenvolver nos participantes competências e habilidades, a fim de que possam elaborar instrumentos para identificar a gênese e a evolução dos problemas ambientais e posterior solução.

Conteúdos Temáticos

Conteúdos Temáticos CH Teórica CH Prática Ementa
Planejamento Urbano e Meio Ambiente 20   História do Planejamento Urbano, O meio ambiente urbano, Planejamento urbano X, Planejamento Ambiental, Instrumentos do Planejamento Urbano / Ambiental, Questões Ambientais Urbanas.
Tratamento de Águas para Abastecimento 15 5 Descrição básica dos principais processos utilizados para tratamento de água de abastecimento. Conceitos gerais, instalações a introdução aos sistemas de tratamento de água.
Legislação sobre os sistemas de tratamentos de água.
Captação de águas subterrâneas a águas superficiais: gradeamento, remoção de areia, casa de
bombas, adução, reservatórios a redes de distribuição.
Coagulação química a floculação.
Flotação a sedimentação.
Filtração.
Casa de química.
Métodos de desinfecção.
Fluoretação
Análises Instrumentais em Amostras Ambientais 10 10 Introdução à Espectrofotometria UV/visível, abertura de amostras ambientais, preparo de soluções padrão, análises de amostras ambientais (compostos nitrogenados – amônia, nitrato e nitrito), análise de cromo em efluente, Técnica de Análise por Injeção em Fluxo (FIA), curva de calibração, método de adição de padrão, tratamento estatístico de dados.
Processos Oxidativos Avançados 15 5 Estudos teóricos a exemplos práticos dos Processos Oxidativos Avançados através de Processos Químicos (por ozônio, reagente de Fenton, peróxido de hidrogênio); Processos Fotocatalíticos heterogêneos a homogêneos aplicados a descontaminação ambiental.
Poluição do Ar 15 5 Poluição atmosférica. Fontes a inventários de emissões. Principais poluentes atmosféricos. Monitoramento a modelagem da qualidade do ar. Avaliação dos impactos na saúde a avaliação econômica. Padrões de qualidade do ar.Políticas a estratégias de controle. Controle de indústrias. Controle do setor de transportes. Planos de ação integrados de redução a prevenção da contaminação do ar.
Resíduos Agroindustriais 5 5 Tratamento de águas residuais pela tecnologia dos reatores anaeróbios de fluxo ascendente com manta de lodo (UASB) em dois estágios no tratamento de águas residuárias. Sistemas de lodos ativados.
Química Ambiental 15 5 A disciplina de Química Ambiental para o curso de Gestão a Química em Meio Ambiente, visa fornecer elementos teóricos fundamentais sobre: Introdução a Química Ambiental: históricas a inter relações com outras ciências. Recursos Hídricos: Conceitos sobre gestão de recursos hídricos. Política Nacional dos Recursos
Hídricos. Programas de Manejo de Bacias Hidrográficas. Impacto do uso de lodo de esgoto no solo. Águas de reuso. Gerenciamento a monitoramento de recursos hídricos na agricultura a indústria. Análise a avaliação de dados ambientais
Gestão para Educação Ambiental 15 5 Ecologia a Poluição Ambiental: conceito a princípios do desenvolvimento sustentável, focando a importância da Educação Ambiental. Estudos de Impactos Ambientais (EIA) a Relatório de
Impacto do Meio Ambiente (RIMA): o surgimento das normas ambientais a sua interferência no mundo dos negócios. Sistema de gestão ambiental a de manejo dos recursos naturais, a a
utilização da educação ambiental como instrumento mitigatório para as ações negativas ao meio ambiente.
Gestão de Resíduos Sólidos 20 10 Resíduos urbanos a industriais, coleta seletiva, redução, reciclagem a reuso de resíduos, compostagem de resíduos orgânicos, resíduo de serviço de saúde, resíduo de construção civil, química básica aplicada a gestão de resíduos, segurança química, realidade ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, coleta de amostras ambientais, abertura de amostras, análise de determinação a quantificação, tratamento químico a disposição final.
Metodologia de Pesquisa Científica 10   Ciência a conhecimento científico. Métodos científicos. Diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão a documentação de textos a elaboração de seminários, artigo científico, resenha a
monografia. Processos a técnicas de elaboração do trabalho científico. Pesquisa – tipos; documentação – didática pessoal projeta a relatório de pesquisa – etapas; monografia –
elaboração.
Saúde Pública e Meio Ambiente 20   Vigilância Ambiental em Saúde; Doenças transmissíveis a não transmissíveis a suas relações com o Meio Ambiente; Metodologias de Pesquisa em Saúde a Ambiente.
Avaliação da Qualidade da Água 10 10 Discussão das principais categorias de poluentes que determinam a Qualidade da água: Metais Tóxicos, Compostos Orgânicos polares a não polares, Derivados nitrogenados a Derivados sulfonados. Avaliação a Identificação da Toxicidade a os principais meios de contaminação de lagos a rios. Discussão de parâmetros físico-químicos a biológicos de interesses ambientais para avaliação da qualidade da água. Estudo das principais técnicas de amostragem. Apresentação da Portaria 518 do Ministério da Saúde a Resolução CONAMA N° 357.
Administração Ambiental 20   Investimentos, gastos, pesquisas voltadas para o meio ambiente dentro de uma empresa, multas e indenizações, empréstimo bancário, credito de carbono.
Processo de Tratamento de Efluentes 15 5 Caracterização de esgotos domésticos. Parâmetros de qualidade e as necessidades de tratamento. Princípios da remoção da matéria orgânica. Processo e grau de tratamento. Métodos e instalações para tratamento do lodo.
Energia e Meio Ambiente 20    
Perícia Ambiental 20   Introdução a perícia judicial; Atribuição Profissional e Legislação; Perito; Assistente técnico; Juiz; Quesitos e laudo pericial; Ação civil pública e demanda por perícias ambientais; Ministério Público e Ação civil pública; Perícia ambiental; Estimativa das consequências ambientais; Modelo de valoração; Métodos e técnicas aplicáveis a analise e avaliação de impactos, danos e passiveis ambientais; Prova pericial; Coleta de Dados; Confecção de Laudo de Perícia Ambiental.
Estatística Aplicada a Gestão Ambiental 20   Medidas de posição, Medidas de dispersão; Intervalos de confiança, Testes de Hipóteses, Regressão Linear simples; Análise de variância; Planejamento de experimentos.
Legislação Ambiental 20   Política a Legislação Ambiental. Política Nacional de Meio Ambiente a o funcionamento do SISNAMA. Legislação Ambiental na Constituição Federal a Estadual. Diretrizes internacionais de meio ambiente. Legislação específica: Instrumentos de Licenciamento Ambiental. Audiências Públicas; Termos de Compromisso Ambiental; Legislação de controle de poluição estadual a
nacional; Legislação referente à movimentação de produtos perigosos; Análise laboratorial objetiva a apuração de responsabilidades. Resoluções do CONAMA a Normas da ABNT aplicáveis
Docência em Nível Superior 10   Metodologia do ensino superior a as principais técnicas didático-pedagógica. Reflexões sobre o papel do ensino, as funções da docência de nível superior. Análise do conceito da didática, modelo a planejamento de ensino, a estratégias de ensino a aprendizagem.

 

Listar Todas Voltar