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Governança e Gestão de Sistemas e Tecnologia da Informação

Atualizado em 20/08/18 15:42.

Informações Gerais

 

Período Turma 3: 09/2018 – 03/2020 

Telefone: (0**62) 3521-1505

Coordenador: Prof. Dr. Eliomar Araújo de Lima

 

Período Turma 2 (EAD): 08/2017 a 12/2018 ​

Informações/Coordenação/Secretaria:

Telefone: (0**62) 3521- 1505

Coordenador: Prof. Nivaldo Pereira de Morais Júnior

E-mail: nivaldo@inf.ufg.br

 

Período Turma 1: 03/2017 a 09/2018

Informações/Coordenação/Secretaria:

Telefone: (0**62) 3521-1181 / 1182

Coordenador(a): Prof. Edison Andrade Martins Morais

E-mails: edison@inf.ufg.br; carlene@inf.ufg.br

 

Regional: Goiânia

Unidade Acadêmica: Instituto de Informática

Site: www.inf.ufg.br

Endereço: INF – Instituto de Informática, Campus II – Samambaia, CEP: 74690-900 Goiânia-GO.

 

Objetivos do Curso

Propiciar a formação de profissionais especialistas nas áreas de governança, gestão e gerenciamento de sistemas e serviços de tecnologia da informação, preparados para atuar em suas diversas dimensões, desenvolvendo habilidades de articulação da TI com o negócio, gestão do negócio por processos, gestão de projetos e visão da arquitetura corporativa de TI, suporte à decisão, bem como, apropriação de metodologias, modelos e tecnologias da informação e de gestão.

O curso visa tornar os profissionais aptos a assumir funções de planejamento e controle, coordenação, gestão, direção ou supervisão de Sistemas e Tecnologias da Informação (STI). Também é objetivo do curso proporcionar um ambiente estimulante, que proporcione a possibilidade do encontro de profissionais de diversas áreas, gerando relacionamentos, trocas de experiência e novas oportunidades, tanto profissionais quanto acadêmicas. Espera-se, portanto, conferir habilidades técnicas específicas para os processos de condução e de tomada de decisão em STI, com componentes curriculares nas mais diversas áreas de concentração, propiciando uma formação ampla e integral. Além disso, o curso dispõe de um corpo docente com doutores e mestres das áreas de computação, administração e engenharias. Conta também com professores doutores externos à UFG, especialistas e consultores renomados em suas respectivas áreas de atuação.

 

Conteúdos Temáticos

Conteúdo Temático

CH

Teórica

CH 

Prática

Ementa
Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação

 15

 05

Modelos de desenvolvimento de Sistemas e Tecnologias da Informação (STI). Arquitetura e engenharia de STI. Escolas modernas: TQM (Total Quality Management), 6- Sigma, BPR (Business Process Reengineering), BPM (Business Process Management). Estruturas, Processos e Mecanismos de Governança de TI. Estratégia de STI em ação: desenvolvimento e análise de opções estratégicas de TI, modelos baseados em eventos, plano estratégico de TI, plano diretor de TI, planos de ação em STI. Padrões e modelos de melhores práticas (frameworks) de governança e gestão de TI.
Fundamentos e Práticas de Gerenciamento Estratégico

 10

 10

Pensamento e prática estratégica. Tecnologia da informação na empresa moderna. Posicionamento da TI na organização. Gestão de TI na organização. Planejamento e Gestão estratégica de TI.
Governança, Riscos e Conformidade

 05

 05

Entendendo os requisitos para a estruturação de Governança, Riscos e Compliance (GRC). Princípios e fundamentos de governança: abordagens paradigmáticas de governança, teorias da agência, das restrições e institucional. Governança corporativa & Governança corporativa de TI. Gestão de risco empresarial. Gestão de controles e conformidade: processos e estruturas de controles interno e externo. Como aplicar GRC em uma organização. Padrões e frameworks de GRC.
Design Estratégico  de Inovação

 05

 05

Fundamentos de gameficação. Jogos corporativos para mudar, inovar e quebrar regras. Gameficiação como ferramenta motivacional. Resolução de problemas em ambiente simulado. Gameficação dos processos de trabalho. Avaliação de cenários com jogos de gameficação. Aplicações práticas com jogos de gameficação.
Método de Desenvolvimento de Arquitetura

 10

 10

Modelagem de arquitetura corporativa. Modelo de arquitetura de SI (Zachman). Framework de arquitetura corporativa (TOGAF). Lógica dominante de estrutura. Modelo de arquitetura corporativa (FEA), Modelo de arquitetura de negócio, Domínios de arquitetura. Modelagem de Arquitetura orientada a serviços: lógica dominante de serviços; modelagem, comunicação e análise; modelo de componentes de negócio; arquiteturas orientadas a serviços (SOA, SOMA, SONA). Modelagem de arquiteturas orientadas a processos: lógica dominante de processos; governança e gestão de processos de negócio; Modelo de terceirização de processos de negócio (BPO); Modelos de maturidade. Abordagens orientadas a processos: CBPO, OMG. Modelo de motivação de negócio. 
Frameworks de Governança e de Gestão de TI

 20

 20

Fundamentos de modelagem e gerenciamento do ciclo de vida de serviços de TI: conjunto de melhores práticas em gerenciamento de serviços de TI, ITIL. Fundamentos do framework COBIT 5: estrutura, princípios, habilitadores, modelo de implementação e de capacidade do processo. Prática estratégia, desenho, transição, operação e melhoria contínua de serviços de TI. Práticas baseadas nos principais modelos (frameworks) de referência em gerenciamento de serviços de TI; Integração com framework COBIT 5. 
Fundamentos e Práticas de Gerenciamento de Processo de Negócio

 10

 10

Introdução à Gestão de Processos de Negócios – BPM. Fundamentos em gestão de processos de negócio. Planejamento Estratégico e BPM. BPMN: notação para modelagem de 18 processos de negócio. Modelagem de processos. Análise de processos. Desempenho de processos. Gerenciamento corporativo. Práticas e tecnologias de gerenciamento de processos. Transformação de Processos, Automatização de Processos de Negócio e Escritório de Processos. Gerenciamento de Mudança.
Fundamentos e Práticas de Gerenciamento de Projeto

 10

 10

Tecnologias e metodologias de gerenciamento de projetos de TI. Princípios da metodologia Prince2®. Práticas e processos de Gerenciamento de Projetos (GP). Arquitetura de referência para projetos e aquisições de TI. Orientações sobre gerenciamento de projetos - ABNT NBR ISO 21500:2012. Diretrizes para a qualidade no GP (NBR ISO 10.006); Compatibilização de GP com Metodologia de Desenvolvimento de Software (MDS); Técnicas e ferramentas do PMI/PMBoK®.
Tecnologias de Sistemas da Informação

 10

 10

Tipificação de Sistemas de Informação (SI). EIS/SIE (Enterprise Information Systems/Sistemas de Informação Empresarial). SI estratégicos. SI Executivos: MIS/SIG, DSS/SAD, PS/SPT (SIO, SI de Operações), GIS (Geographical Information Systems). Primeira onda de sistemas de informação de negócio e corporativos: ERP, CRM, SCM, DWDM, EDM/GED. Segunda onda de sistemas de informação de negócio e corporativos: ECM (Enterprise Content Management), BAM, BPM, SOA, BI. Terceira onda de sistemas de informação de negócio e corporativos: IoT (Internet of Things), Third Platform, Social technology, Mobile devices, Analytics (big data), Cloud services, Tecnologias emergentes & disruptivas. 
Gestão de sistemas de produção e operações de TI

 10

 10

Ciclo de Governança e Gestão de TI. O ciclo da governança de TI: alinhamento estratégico e compliance; decisão, compromisso, priorização e alocação de recursos; Estrutura, processos, operações e gestão; Gestão do valor e do desempenho. Sistema de governança de TI: propósito, ambiente, componentes, estrutura, produção. O ciclo de gestão de TI: ciclo avaliativo de TI, gestão de TI inteligente, ciclo de produção e operações de TI. 
Fundamentos  de Gerenciamento de Serviços de TI

 10

 10

Fundamentos de modelagem e gerenciamento do ciclo de vida de serviços de TI: conjunto de melhores práticas em gerenciamento de serviços de TI, ITIL. Fundamentos do framework COBIT 5: estrutura, princípios, habilitadores, modelo de implementação e de capacidade do processo. Prática estratégia, desenho, transição, operação e melhoria contínua de serviços de TI. Práticas baseadas nos principais modelos (frameworks) de referência em gerenciamento de serviços de TI; Integração com framework COBIT 5.
Arquitetura e Projetos de Cloud Computing

 10

 10

Fundamentos e modelos de arquitetura de computação em nuvem (cloud computing). Tipificação de serviços e soluções de cloud computing. Projetos de migração e implantação de cloud computing: aspectos de funcionalidade, desempenho e segurança. Soluções para negócios de pequeno e médio porte. 
Governança e Gestão de Serviços de Software

 05

 05

Governança de software (GS); princípios da GS; alinhamento dos serviços de software ao negócio; normas, frameworks, padrões, modelos de qualidade e de maturidade de GS; planejamento e controle estratégico de software; software como um serviço; ciclo de vida de serviços de software
Arquiteturas e Projetos de Computação Móvel e Ubíqua

05 

 05

Tipificação de Sistemas de Informação (SI). EIS/SIE (Enterprise Information Systems/Sistemas de Informação Empresarial). SI estratégicos. SI Executivos: MIS/SIG, DSS/SAD, PS/SPT (SIO, SI de Operações), GIS (Geographical Information Systems). Primeira onda de sistemas de informação de negócio e corporativos: ERP, CRM, SCM, DWDM, EDM/GED. Segunda onda de sistemas de informação de negócio e corporativos: ECM (Enterprise Content Management), BAM, BPM, SOA, BI. Terceira onda de sistemas de informação de negócio e corporativos: IoT (Internet of Things), Third Platform, Social technology, Mobile devices, Analytics (big data), Cloud services, Tecnologias emergentes & disruptivas.
Sistemas Inteligentes de Apoio à Decisão

 05

 05

Fundamentos, técnicas e métodos de sistemas de apoio à decisão. Processo de decisão em cenários complexos. Métodos de análise de decisão multicritério. Representação do conhecimento e raciocínio. Técnicas de inteligência artificial para desenvolvimento de Sistemas inteligentes de apoio à decisão. Tomada de Decisão em Sistemas Multiagentes(SMA)
Gestão da Informação e do Conhecimento

05

05

Gestão da Informação e do Conhecimento: Abordagem Histórico-Conceitual. Informação, Conhecimento, Inovação e Produtividade. Informação, Conhecimento e Processos de Tomada de Decisão. Redes de Conhecimento. Conhecimento Tácito, Explícito e Cultural. Gestão de Redes de Conhecimento.
Processos de Gestão de Segurança da Informação

 10

 10

Sistema de Gestão de Segurança da Informação - Normas ABNT NBR ISO 27000. Gerenciamento de Riscos de TI. Política de Segurança da Informação. Política de Gestão de Riscos de TI. Plano estratégico de segurança da informação. Plano de continuidade de negócio. Plano de contingência de TI. Estratégias de implementação de segurança da informação em organizações públicas e privadas; Processo de desenvolvimento de sistemas seguro.
Modelagem e Arquitetura de Soluções Orientadas a Dados

 10

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Modelagem estatística de dados. Tomada de Decisão nas Organizações. Metodologia e Modelagem de projeto de Inteligência de Negócios (BI). Mineração de dados (data mining). Aplicações Emergentes de BI: Análise de sentimentos, Processamento de linguagem natural. 
Modelo de Gestão Integrada de Sistemas e Tecnologias da Informação

 10

 20

Gestão Integrada da informação e do conhecimento corporativo. Ponto de equilíbrio entre TI, gestão e estratégia de negócios. Projetos e processos de mudança em STI. Modelo de viabilidade de STI. Teatro de operações em STI. 
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